segunda-feira, 23 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 23 de abril


1911: em amistoso disputado no Velódromo, em São Paulo, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Paulistano. O centroavante Alberto Borgerth marcou os dois gols tricolores na partida, que teve assistência estimada em 5.000 pessoas. Este foi o jogo inaugural da temporada, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca de maneira invicta.

1939: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, com dois gols do atacante Fogueira. A partida, disputada no campo do Botafogo, na rua General Severiano, teve o público recorde de 25.436 pagantes.

1941: em partida amistosa, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, gols de Juan Carlos e Pedro Amorim. Quatro dias depois, em General Severiano, o Tricolor conquistaria o primeiro troféu da temporada, vencendo o Torneio Início do Rio de Janeiro (vide 27 de abril).

1946: em amistoso disputado diante de 18.894 pagantes no Estádio do Pacaembu, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1, graças aos gols de Geraldino e Rodrigues Tatu. Esta partida foi a estreia de Ademir Menezes com a camisa tricolor. A contratação do grande craque do futebol brasileiro fora um pedido do técnico Gentil Cardoso: "deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". A promessa seria cumprida, com o Fluminense conquistando o Campeonato Carioca (vide 22 de dezembro).

1961: em amistoso no Estádio Municipal de João Monlevade, em Minas Gerais, o Fluminense derrotou o seleção local por 4 a 1, com gols de Pinheiro, Oldair e Waldo (dois). Foi a quarta goleada seguida do Fluminense, após as vitórias sobre Portuguesa de São Paulo (7 a 0, vide 9 de abril), Cruzeiro (5 a 0, vide 16 de abril) e America (4 a 0, vide 21 de abril) - nestas quatro partidas, Waldo marcou ao todo onze gols.

1972: na rodada final da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca), o Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Flamengo, em jogo com 137.002 pagantes no Maracanã. Jair Pereira e Mickey marcaram os gols do Fluminense, que terminou como vice-campeão do turno, com campanha de 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

1982: o Fluminense foi um dos 60 grandes clubes homenageados pelo Sevilla Fútbol Club, no espetacular mosaico inaugurado na fachada principal do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla, na Espanha. Do Brasil, somente o Fluminense e o Santos têm suas flâmulas na bela obra do artista andaluz Santiago del Campo. Vale ressaltar que o Fluminense foi lembrado apesar de nunca ter sido adversário do Sevilla FC na história.
A flâmula do Fluminense está na coluna do lado esquerdo, no belo mosaico.

1997: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano, gols de Luís Henrique e Nildo.

2014: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Tupi por 3 a 0, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, classificando-se sem a necessidade da partida de volta. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Fred (dois) e Walter.

****

Aniversariantes do dia:

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897), genial músico brasileiro, cuja carreira foi incentivada pelo presidente tricolor Arnaldo Guinle. Em 1921, o Fluminense patrocinou o grupo de Pixinguinha, promovendo o Festival dos Oito Batutas, no Theatro Lyrico (vide 9 de outubro).

Walter Rodrigues Fortes, o Walter Fortes (1914), ponta-direita que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1933 e 1935. Fez parte do primeiro time profissional da história tricolor. Marcou 12 gols em 49 jogos com a camisa tricolor.

Sílvio Alves (1916), folclórico personagem do Fluminense, que trabalhou como roupeiro do clube entre 1937 e 1942 e de 1945 a 1976. Era um tricolor apaixonado, e grande fã de Tim, que para ele havia sido um jogador melhor que Pelé.
Sílvio Alves conversa com o técnico Zezé Moreira, no Estádio de Laranjeiras.

Mário Pedro, o Marinho (1926), centroavante paulista, natural de Sertãozinho, com 44 gols marcados em 91 partidas pelo Fluminense, entre 1952 e 1954. Sua melhor fase com a camisa tricolor foi na campanha da conquista da Copa Rio, o Mundial de Clubes de 1952, competição na qual marcou 5 gols, dentre os quais 2 nas finais contra o Corinthians. Além da Copa Rio foi campeão também do Torneio José de Paula Júnior em 1952. Teve uma grande atuação contra o Vasco em 1953, marcando três gols na vitória por 4 a 1 (vide 23 de maio).
Marinho com a camisa do Genoa, da Itália.

Adalberto Leite Martins, o Adalberto (1931), goleiro que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1948 e 1955. Nos times amadores, conquistou o tricampeonato carioca juvenil (de 1948 a 1950) e o tricampeonato carioca de aspirantes (de 1951 a 1953). No time profissional, foi titular na conquista do Torneio Início de 1954 (vide 15 de agosto). Somou 54 atuações no time principal tricolor, mesmo sendo contemporâneo dos craques Castilho e Veludo. Pelo Botafogo, conquistou o Campeonato Carioca de 1957, em decisão contra o próprio Fluminense.
O goleiro Adalberto, com a camisa do Flu.
Alexandre Berwanger, Adalberto e eu
(foto tirada em Laranjeiras, em julho de 2017).

Sérgio Alves de Lima, o Sérgio Alves (1970), atacante pernambucano, natural do Recife, com seis atuações pelo Fluminense, no segundo semestre de 1998.

Eduardo Pincelli, o Eduardo (1983), atacante paulista, natural de São José do Rio Preto, com 14 partidas pelo Fluminense, entre 2002 e 2003. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.