1918: já matematicamente campeão, o Fluminense não compareceu à rua Paysandu para enfrentar o Carioca, pela última rodada do Campeonato Carioca. O Tricolor comunicou à Liga Metropolitana de Desportos Terrestres a entrega dos pontos, decisão tomada para não agravar a epidemia de gripe espanhola, que ainda assolava o Rio de Janeiro. Nas 17 partidas disputadas na competição, o Fluminense garantiu o bicampeonato com 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota, 52 gols-pró e 17 gols-contra. Este foi o primeiro dos três W.O.'s da história tricolor.
1929: no segundo jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Parque Antártica, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 3 a 3 com a Seleção Paulista. Os três gols do escrete do Distrito Federal foram marcados por Russinho (dois, um de pênalti) e Theóphilo. A escalação dos cariocas foi a seguinte: Amado [Flamengo]; Sylvio [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Tinoco [Vasco], Fausto [Vasco] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Doca [São Cristóvão], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. A prorrogação chegou a ser iniciada, mas não prosseguiu, devido à falta de iluminação. O terceiro jogo da final aconteceria uma semana depois, em São Januário (vide 29 de dezembro).
1935: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio da Ponte Grande, em São Paulo, a Seleção Carioca conquistou o título, ao ganhar por 3 a 2 da Seleção Paulista. A escalação do escrete campeão brasileiro era baseada no Fluminense, contando com sete atletas tricolores:
Batatais [Fluminense];
Marin [Flamengo] e
Machado [Fluminense];
Marcial [Fluminense],
Brant [Fluminense] (
Otto [Flamengo]) e
Orozimbo [Fluminense];
Sá [Flamengo],
Russo [Fluminense],
Plácido [America],
Mamede [America] e
Hércules [Fluminense]. Os gols da vitória carioca foram anotados por Russo, Plácido e Hércules. O triunfo desta "Sele-Flu" no Campeonato Brasileiro era um prenúncio dos anos gloriosos que estavam por vir: o Fluminense conquistaria cinco dos seis Campeonatos Cariocas seguintes, estabelecendo a maior hegemonia da história do futebol do Rio de Janeiro.
|
Foto: a "Sele-Flu", campeã brasileira de 1935 (foto do jornal "O Imparcial"). |
1937: em partida válida pela quarta rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Andarahy, gols de Romeu Pellicciari (de cabeça), Alfredinho (dois) e Machado (de pênalti). O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti cobrado pelo meia-atacante alviverde Astor. Acumulando uma campanha de treze vitórias, um empate e uma derrota, o time do Fluminense seguia firme na liderança, rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1940: o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, ao derrotar o São Cristóvão por 5 a 3, na rodada final da competição. Os gols do triunfo tricolor foram anotados por
Luis María Rongo (três, dos quais um de falta e um de pênalti),
Carreiro e
Adílson. Em 24 jogos na competição, o Fluminense somou 17 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, 62 gols-pró e 31 gols-contra, e assim retomou a coroa de campeão do Rio de Janeiro, após o título do Flamengo no ano anterior.
|
Foto: o elenco campeão carioca de 1940. |
1946: em partida válida pela sexta e última rodada do Supercampeonato Carioca, diante de 27.094 pagantes em São Januário,
o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, e conquistou o título máximo da cidade! O gol do triunfo tricolor foi marcado por
Ademir Menezes, aos 36 minutos do primeiro tempo, após assistência de
Pedro Amorim. No início da temporada, ao pedir a contratação de Ademir Menezes, o treinador
Gentil Cardoso prometera:
"deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". A profecia de Gentil estava cumprida: Fluminense, supercampeão Carioca de 1946!
|
Ademir e Gentil: supercampeões cariocas em 1946! |
1957: na última rodada do Campeonato Carioca, diante de 99.465 presentes (89.100 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 6 a 2 para o Botafogo, terminando como vice-campeão. Os gols foram de
Paulinho Valentim (cinco) e
Garrincha para os alvinegros, e de
Escurinho e
Waldo para os tricolores. O Fluminense liderava e tinha a vantagem do empate, mas não resistiu a uma atuação espetacular do ataque alvinegro. Em 1963,
João Saldanha, treinador do Botafogo na partida, admitiria que, à exceção de
Nilton Santos, Garrincha e
Servílio, todos os jogadores alvinegros atuaram dopados, sobretudo Paulinho Valentim. O Fluminense não perdia para o Botafogo havia mais de 3 anos, em um tabu que já durava 11 partidas. A derrota dolorosa adiou o sonho tricolor de voltar a levantar o Campeonato Carioca, feito que só seria alcançado dois anos depois (vide
12 de dezembro).
|
Trecho do jornal "Última Hora", de 04/10/1963: João Saldanha admitindo o doping. |
****
Aniversariantes do dia:
Darcy Rodrigues Silva (1921), goleiro gaúcho, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1947.
Charles Natali de Mendonça Ayres, o
Charles Guerreiro (1963), meio-campista paraense, que atuou no Fluminense em 39 partidas, no ano de 1996.
|
Charles Guerreiro com a camisa tricolor. |
Juliana Veloso (1980), atleta dos Saltos Ornamentais, que representou o Fluminense em diversas competições. Ganhou três medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata na plataforma de 10 metros em Santo Domingo (2003), bronze no trampolim de 3 metros em Santo Domingo (2003) e bronze na plataforma de 10 metros no Rio de Janeiro (2007). Participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016).
PCFilho
Acrescentada uma aniversariante especial:
ResponderExcluirJuliana Veloso (1980), atleta dos Saltos Ornamentais, que representou o Fluminense em diversas competições. Ganhou três medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata na plataforma de 10 metros em Santo Domingo (2003), bronze no trampolim de 3 metros em Santo Domingo (2003) e bronze na plataforma de 10 metros no Rio de Janeiro (2007). Participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016).
Lembrança merecida. Juliana é um ícone do Fluminense.
Excluir