sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 22 de dezembro


1918: já matematicamente campeão, o Fluminense não compareceu à rua Paysandu para enfrentar o Carioca, pela última rodada do Campeonato Carioca. O Tricolor comunicou à Liga Metropolitana de Desportos Terrestres a entrega dos pontos, decisão tomada para não agravar a epidemia de gripe espanhola, que ainda assolava o Rio de Janeiro. Nas 17 partidas disputadas na competição, o Fluminense garantiu o bicampeonato com 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota, 52 gols-pró e 17 gols-contra. Este foi o primeiro dos três W.O.'s da história tricolor.

1929: no segundo jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Parque Antártica, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 3 a 3 com a Seleção Paulista. Os três gols do escrete do Distrito Federal foram marcados por Russinho (dois, um de pênalti) e Theóphilo. A escalação dos cariocas foi a seguinte: Amado [Flamengo]; Sylvio [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Tinoco [Vasco], Fausto [Vasco] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Doca [São Cristóvão], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. A prorrogação chegou a ser iniciada, mas não prosseguiu, devido à falta de iluminação. O terceiro jogo da final aconteceria uma semana depois, em São Januário (vide 29 de dezembro).

1935: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio da Ponte Grande, em São Paulo, a Seleção Carioca conquistou o título, ao ganhar por 3 a 2 da Seleção Paulista. A escalação do escrete campeão brasileiro era baseada no Fluminense, contando com sete atletas tricolores: Batatais [Fluminense]; Marin [Flamengo] e Machado [Fluminense]; Marcial [Fluminense], Brant [Fluminense] (Otto [Flamengo]) e Orozimbo [Fluminense]; [Flamengo], Russo [Fluminense], Plácido [America], Mamede [America] e Hércules [Fluminense]. Os gols da vitória carioca foram anotados por Russo, Plácido e Hércules. O triunfo desta "Sele-Flu" no Campeonato Brasileiro era um prenúncio dos anos gloriosos que estavam por vir: o Fluminense conquistaria cinco dos seis Campeonatos Cariocas seguintes, estabelecendo a maior hegemonia da história do futebol do Rio de Janeiro.
Foto: a "Sele-Flu", campeã brasileira de 1935 (foto do jornal "O Imparcial").

1937: em partida válida pela quarta rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Andarahy, gols de Romeu Pellicciari (de cabeça), Alfredinho (dois) e Machado (de pênalti). O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti cobrado pelo meia-atacante alviverde Astor. Acumulando uma campanha de treze vitórias, um empate e uma derrota, o time do Fluminense seguia firme na liderança, rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1940: o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, ao derrotar o São Cristóvão por 5 a 3, na rodada final da competição. Os gols do triunfo tricolor foram anotados por Luis María Rongo (três, dos quais um de falta e um de pênalti), Carreiro e Adílson. Em 24 jogos na competição, o Fluminense somou 17 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, 62 gols-pró e 31 gols-contra, e assim retomou a coroa de campeão do Rio de Janeiro, após o título do Flamengo no ano anterior.
Foto: o elenco campeão carioca de 1940.

1946: em partida válida pela sexta e última rodada do Supercampeonato Carioca, diante de 27.094 pagantes em São Januário, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, e conquistou o título máximo da cidade! O gol do triunfo tricolor foi marcado por Ademir Menezes, aos 36 minutos do primeiro tempo, após assistência de Pedro Amorim. No início da temporada, ao pedir a contratação de Ademir Menezes, o treinador Gentil Cardoso prometera: "deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". A profecia de Gentil estava cumprida: Fluminense, supercampeão Carioca de 1946!
Ademir e Gentil: supercampeões cariocas em 1946!

1957: na última rodada do Campeonato Carioca, diante de 99.465 presentes (89.100 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 6 a 2 para o Botafogo, terminando como vice-campeão. Os gols foram de Paulinho Valentim (cinco) e Garrincha para os alvinegros, e de Escurinho e Waldo para os tricolores. O Fluminense liderava e tinha a vantagem do empate, mas não resistiu a uma atuação espetacular do ataque alvinegro. Em 1963, João Saldanha, treinador do Botafogo na partida, admitiria que, à exceção de Nilton Santos, Garrincha e Servílio, todos os jogadores alvinegros atuaram dopados, sobretudo Paulinho Valentim. O Fluminense não perdia para o Botafogo havia mais de 3 anos, em um tabu que já durava 11 partidas. A derrota dolorosa adiou o sonho tricolor de voltar a levantar o Campeonato Carioca, feito que só seria alcançado dois anos depois (vide 12 de dezembro).
Trecho do jornal "Última Hora", de 04/10/1963: João Saldanha admitindo o doping.

****

Aniversariantes do dia:

Darcy Rodrigues Silva (1921), goleiro gaúcho, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1947.

Charles Natali de Mendonça Ayres, o Charles Guerreiro (1963), meio-campista paraense, que atuou no Fluminense em 39 partidas, no ano de 1996.
Charles Guerreiro com a camisa tricolor.

Juliana Veloso (1980), atleta dos Saltos Ornamentais, que representou o Fluminense em diversas competições. Ganhou três medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata na plataforma de 10 metros em Santo Domingo (2003), bronze no trampolim de 3 metros em Santo Domingo (2003) e bronze na plataforma de 10 metros no Rio de Janeiro (2007). Participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016).

PCFilho

2 comentários:

  1. Acrescentada uma aniversariante especial:

    Juliana Veloso (1980), atleta dos Saltos Ornamentais, que representou o Fluminense em diversas competições. Ganhou três medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata na plataforma de 10 metros em Santo Domingo (2003), bronze no trampolim de 3 metros em Santo Domingo (2003) e bronze na plataforma de 10 metros no Rio de Janeiro (2007). Participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrança merecida. Juliana é um ícone do Fluminense.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.