sábado, 5 de junho de 2010

Frases de Nelson Rodrigues

Amigos, peço que leiam os trechos a seguir, de textos famosos sobre o Fluminense:

1) "A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma que ganhamos. As nossas vitórias são cardíacas, e nos levam da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico, tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos."

2) "Se o Fluminense jogasse no céu, eu morreria para vê-lo jogar."

3) "O Fluminense é o único tricolor do mundo. Os outros são times de três cores."

4) " 'Você é químico?' Não, sou Fluminense, respondi de pronto ao ser abordado por um vizinho que me viu brincando com alguns líquidos de diversas cores. Eu tinha apenas três anos de idade, mas com uma convicção clubística anterior ao meu nascimento, e, quem sabe, anterior ao útero materno."

5) "Eu já fiz um apelo aos tricolores, vivos ou mortos. Ninguém pode faltar ao Maracanã domingo. Incluí os fantasmas na convocação, e explico: a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos."

Pergunto: quem são os autores?

Provavelmente, o leitor responderá, com uma certeza irremediável: "são todas do Nelson Rodrigues!". Será?

Sabemos que Nelson Rodrigues escreveu muito sobre o Fluminense, seu clube do coração. Por isso e pelo mito que o Profeta se tornou para a torcida tricolor, algumas pessoas atribuem a ele a autoria de algumas frases que, na verdade, não são dele. Nada disso ocorre de propósito: uma pessoa supõe que a frase é de Nelson, e a idéia acaba se espalhando.

O trecho 1, por exemplo, é de autoria de Mauro Jácome. Nesta semana, eu mesmo cometi o engano de atribuir a autoria a Nelson Rodrigues, na minha resenha sobre a vitória de quarta-feira. Ainda bem que fui alertado a tempo por um grande amigo, e pude corrigir o engano. Engano esse que orgulha o próprio Mauro, que considera uma honra ter um texto confundido com as pérolas eternas de Nelson Rodrigues.

Os trechos 2 e 3 são outros clássicos. Já li e reli centenas de crônicas de Nelson Rodrigues, e nunca me deparei com as famosas frases. Não sei dizer quem são os autores, tem gente que jura de pé junto que são mesmo do Nelson. Mas eu não apostaria nisso.

O trecho 4 é de Nelson Rodrigues Filho, mas muita gente acaba atribuindo a frase a seu pai.

O trecho 5... bom, o trecho 5 é, de fato, do Nelson Rodrigues. É parte da crônica "Semana de Fla-Flu", publicada em O Globo de 13/12/1963, que você pode ler aqui na íntegra.

O leitor está surpreso? Ou tem dúvida sobre a autoria de algum trecho atribuído ao Profeta Tricolor? Poste nos comentários, que tentaremos desvendar o mistério...

PC

3 comentários:

  1. É o time dos intelectos privilegiados.

    ResponderExcluir
  2. É que na dúvida, a frase genial vai pro Nelson Rodrigues.

    Que nem os árbitros neste campeonato, na dúvida marca contra o Fluminense ou a favor do Corinthians, Flamengo, São Paulo....

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, PC!

    Não é só a torcida do Fluminense. Já vi a torcida do Flamengo postar frase do Ruy Castro como sendo do Nelson.

    Admito que a terceira frase eu achava que era do Nelson mesmo. Foi uma surpresa agora pra mim.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.