sexta-feira, 11 de junho de 2010

Recordar é viver - O milagre de Belo Horizonte

O herói Joe Gaetjens carregado pelo povo mineiro (crédito da foto: Associated Press)

Beagá, 29 de junho de 1950.

As casas de apostas em Londres pagavam 500 dólares para cada dólar apostado na vitória dos Estados Unidos. Amigos, a vitória inglesa era tão certa quanto o nascer do sol no dia seguinte.

Os times entraram no Independência assim: americanos de camisas brancas, com uma faixa transversal vermelha; ingleses de camisas azul-marinho. Seria a última partida do English Team com esse uniforme. (a segunda camisa da seleção inglesa passaria a ser vermelha)

Começa o jogo, e também o esperado massacre. A Inglaterra é só ataque, bombardeando constantemente a meta do arqueiro Frank Borghi. Além de praticar intervenções dificílimas, o goleiro americano tinha sorte: dois chutes acertaram a trave. O tento inglês parecia iminente, mas...

Aos 37 minutos do primeiro tempo, um improvável gol de peixinho de Joe Gaetjens, haitiano naturalizado americano, abriu o placar para os Estados Unidos. O artilheiro jogava futebol por diversão - seu verdadeiro emprego era de lavador de pratos na Universidade de Columbia, onde ele também estudava.

No segundo tempo, apesar da insistência, a Inglaterra não conseguiu marcar. Os americanos se entregavam com um ímpeto comovente, como se a cada bola estivessem em jogo suas próprias vidas. Aos 37 minutos do segundo tempo, a estrela inglesa Stan Mortensen realizou grande jogada, e a oportunidade do empate apareceu, bem clara. O gol parecia inevitável, mas o americano Charlie Colombo, com garra inexcedível, conseguiu um desarme espetacular.

O placar final parecia uma miragem: Inglaterra 0, Estados Unidos 1. Reza a lenda que um jornal inglês, após receber por telegrama o resultado da partida, teria considerado o zero como dez, estampando em sua manchete a goleada inglesa por 10 a 1. Alguns questionam: aconteceu mesmo essa manchete errada? Respondo com outra pergunta: isso importa? Às vezes, a lenda torna-se mais importante que a realidade. E como a lenda aumenta ainda mais o feito dos onze guerreiros dos Estados Unidos, ela é totalmente válida, e mais real que a própria realidade!

Assim que terminou a partida, o público mineiro invadiu o gramado e carregou Joe Gaetjens, o herói maior daquele dia que entrou para a história. Davi superou Golias. A colônia derrotou o colonizador (num estádio chamado Independência). Os Estados Unidos venceram a Inglaterra (no esporte inventado pelos britânicos). Eis o milagre de Belo Horizonte.

PC

Ficha Técnica
29/06/1950 - Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra.
Primeira Fase da Copa do Mundo de 1950.
Local: Independência (Belo Horizonte, Brasil).
Público: 10.151.
Árbitro: Generoso Dattilo (Itália).
Auxiliares: Charles de la Salle (França) e Giovanni Galeati (Itália).
Estados Unidos: Frank Borghi; Harry Keough e Joseph Maca; Ed McIlvenny, Charlie Colombo e Walter Bahr; Frank Wallace, John Souza, Joe Gaetjens, Gino Pariani e Ed Souza. Técnico: Bill Jeffrey.
Inglaterra: Bert Williams; Alf Ramsey e John Aston; Billy Wright, Laurie Hughes e Jimmy Dickinson; Tom Finney, Stan Mortensen, Roy Bentley, Wilf Mannion e Jimmy Mullen. Técnico: Walter Winterbottom.
Gol: Joe Gaetjens, aos 37' do primeiro tempo.


Mais fotos:
Joe Gaetjens e Bert Williams. Não é o lance do gol! (crédito da foto: Popperfoto/Getty Images)

O time dos Estados Unidos naquele dia. (crédito da foto: National Soccer Hall of Fame)
Em pé: Jack Lyons, Joe Maca, Charlie Colombo, Frank Borghi, Harry Keough, Walter Bahr e Bill Jeffrey.
Agachados: Frank Wallace, Ed McIlvenny, Gino Pariani, Joe Gaetjens, John "Clarkie" Souza e Ed Souza.

Os capitães Billy Wright e Ed McIlvenny trocam presentes antes do início da partida.
(crédito da foto: Keystone/Getty Images)

3 comentários:

  1. Tem um filme que conta essa história... Foi gravado Nas Laranjeiras por ser um estádio quase sem modificações com o tempo... Não lembro o nome. Lembro de ter visto que o time dos EUA era formado todo por padeiros, leiteiros...

    Belo Horizonte parece um lugar milagroso mesmo. Os gols de Fred ano passado que o digam.

    ResponderExcluir
  2. A capital mineira, por si só, já é um milagre! haha

    ResponderExcluir
  3. O nome do filme baseado no jogo é "Duelos de Campeões" ("The Games of Their Lives") com o Gerard Butler.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.