terça-feira, 18 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 18 de julho


1915: em Campos Sales, o Fluminense vencia o America por 2 a 1, quando o árbitro W. Tulk anulou o gol de empate do America. No que foi provavelmente a primeira invasão de campo da história do futebol carioca, a torcida anfitriã cercou o árbitro e o coagiu a validar o gol anulado. A partida terminou 2 a 2, mas acabaria anulada devido à interferência externa (bons tempos em que as regras eram cumpridas). Foi uma das várias polêmicas de um Campeonato Carioca em que o Fluminense terminaria vice-campeão, dois pontos atrás do Flamengo.

1920: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Botafogo. Os gols tricolores no clássico foram de Welfare (dois, o primeiro e o terceiro, ambos com assistência de Bacchi) e Machado (o segundo, com assistência de Laís). O goleiro tricolor Ayrton, irmão de Bacchi, também teve boa atuação. O jornal "O Paiz" destacou a presença das mulheres na arquibancada: "Perante uma colossal assistência, onde imperava o elemento feminino, representado pela fina flor da culta, elegante e distinta sociedade carioca, teve lugar no majestoso estádio do tricampeão da cidade, o esperado match entre as fortes equipes do glorioso Botafogo e do clube local".

1926: em jogo bastante movimentado, válido pelo returno do Campeonato Carioca, com bom público no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 4 a 3. Os gols da vitória tricolor no clássico foram de Coelho (2), Moura Costa e Fortes.

1952: em um dia sem jogos no Campeonato Mundial de Clubes, foi realizado no salão nobre da sede do Fluminense um banquete, como parte dos festejos do cinquentenário. Na confraternização, que reuniu tricolores de todas as épocas, o clube recebeu homenagens de nações amigas, através de seus representantes diplomáticos, e também de clubes rivais e de outras entidades do esporte. O Presidente da República, Getúlio Vargas, foi representado por Geraldo Mascarenhas da Silva.

1954: em amistoso interestadual, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Athletic Club de São João Del Rei, no Estádio Joaquim Portugal, na cidade mineira, gols de Robson, Esquerdinha, Didi e Villalobos (observação: algumas fontes apontam dois gols de Waldo nesta partida).

1971: no Maracanã, a Seleção Brasileira empatou em 2 a 2 com a Iugoslávia, na partida de despedida de Pelé da Seleção. Dois atletas do Fluminense entraram em campo: Félix foi o goleiro titular, e Marco Antônio substituiu Everaldo durante o jogo. Os gols da Seleção foram de Rivellino e Gérson, dois atletas que vestiriam a camisa tricolor nos anos seguintes.

1974: encerrando sua participação no Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou a Portuguesa de São Paulo por 3 a 1, no Estádio do Maracanã. Os gols do triunfo tricolor foram de Paulo Nani, Arenghi (contra) e Ivair.

1976: em partida tensa, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, Fluminense e Flamengo empatavam em 1 a 1, até o jogo ser interrompido, aos 35 do 2º tempo, após o árbitro Aírton Vieira de Moraes expulsar três jogadores do Fluminense (Carlos Alberto Torres, Pintinho e Paulo Cezar Caju). Rivellino marcara o gol tricolor. O Flamengo conquistaria os dois pontos do jogo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas a Máquina Tricolor é que terminaria campeã, no fim das contas...

2007: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, o Fluminense venceu o São Paulo por 1 a 0, com gol do centroavante Somália, aos 8 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti.

2010: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, o Fluminense derrotou o Santos por 1 a 0, com gol de Alan, após assistência de Mariano, aos 32 minutos do segundo tempo. O Santos tinha a reputação de melhor time do país, tendo acabado de conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista com impressionantes goleadas, construídas pela poderosa linha de ataque formada por Paulo Henrique Ganso, Robinho, Neymar e André. O treinador Muricy escalou três zagueiros, conseguiu parar o ataque "santástico", e venceu a partida em um contra-ataque fatal. O Fluminense terminaria conquistando aquele Campeonato Brasileiro.

****

Aniversariantes do dia:

Arthur Friedenreich (1892), autor do primeiro gol do Estádio de Laranjeiras, na partida Brasil 6 x 0 Chile, em 11 de maio de 1919. Também marcou o gol do título daquele Sul-Americano, na partida Brasil 1 x 0 Uruguai, em 29 de maio. Embora tenha atuado por diversos clubes brasileiros, Friedenreich, o grande craque da era amadora do futebol brasileiro, não chegou a jogar pelo Fluminense.

Augusto Barreto Jambo, o Jambo (1921), centro-médio que disputou algumas partidas pelo Fluminense entre 1942 e 1945. Marcou um gol, de pênalti, num 6 a 1 contra o Bonsucesso, pelo Carioca de 1944.

Jorge Silva Vieira (1934), treinador com curta passagem no comando técnico do Fluminense, durante parte da temporada de 1996.

Friedrich Wilhelm Braun, o Fritz (1941), histórico jogador do basquete brasileiro, que atuava como pivô. Com o Fluminense, foi Campeão Carioca em 1961; com a Seleção Brasileira, conquistou o Campeonato Mundial de 1963, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1963, e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964.

Dulce Thompson de Carvalho (1963), jogadora de vôlei do Fluminense entre 1977 e 1981, bicampeã sul-americana (em 1979 e 1980) e campeã brasileira (em 1981).

Denilson Pereira Júnior (1995), meia-atacante com duas atuações pelo time profissional do Fluminense, ambas no Campeonato Brasileiro de 2013. Na sua estreia, marcou o gol da vitória por 2 a 1 contra o Goiás, aos 41 do segundo tempo.

PCFilho

11 comentários:

  1. Eu era fan declarado da Dulce, que tinha uma elegância ímpar entre as jogadores de vôlei.
    De vez em quando ia aos jogos de vôlei feminino na época dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Época boa, em que o Fluminense valorizava mais os "esportes olímpicos". Fomos tetracampeões sul-americanos de vôlei feminino, entre 1977 e 1980. A Dulce, ainda bem jovem, participou das duas últimas conquistas, e também do Brasileiro de 1980 (precursor da atual Superliga).

      Aqui nas efemérides tenho colocado também alguns feitos e personagens olímpicos do Fluminense, que é um clube de futebol, mas não só de futebol. :)

      Excluir
    2. O Fluminense já teve times muito fortes em vários esportes olímpicos, tiro, basquete, vôlei, polo aquático.

      Feliz aniversário, Dulce!

      Excluir
  2. Foi isso mesmo PC? O Flamengo conquistou os dois pontos no tapetão? Curiosamente, eles sempre acusaram o Fluminense de ser o time do tapetão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Felippe, foi isso mesmo. O STJD deu os pontos desse jogo empatado de 1976 ao Flamengo. Vale dizer que, hoje em dia, o próprio Flamengo considera essa partida como empate nos seus registros.

      A fama de "tapetão" do Fluminense é uma das coisas mais injustas do nosso futebol. O Fluminense, desde sempre, é um clube que preza pelo cumprimento estrito das regras. Em 1921, fez questão de disputar o playoff para definir se permaneceria na primeira divisão, ainda que os outros clubes tenham proposto que o clube fosse mantido, por causa de sua importância histórica. Em 1927, devolveu voluntariamente o troféu do Torneio Início, após perceber uma pequena irregularidade própria, que os outros clubes não notaram. Em 1996, mesmo brigando contra o rebaixamento, se recusou a ir ao tribunal para ganhar os pontos de uma partida perdida para o Santos, que escalara o colombiano Usuriaga de maneira irregular.

      Chamar o Fluminense de "time do tapetão" deveria causar vergonha para qualquer torcedor do futebol brasileiro.

      Excluir
    2. O Fluminense só vence no "tapetão" quando tem MUITA razão. Essa fama é mesmo muito injusta.

      Vide o que aconteceu no Fla-Flu da interferência externa, em 2016... que o caso não foi nem julgado pelo STJD... mesmo o Fluminense estando coberto de razão...

      Excluir
  3. Interessante esse relato do jogo de 1920. Pelo visto o Fluminense foi pioneiro até na presença feminina nas arquibancadas. :)

    Não conhecia esse goleiro Ayrton, irmão do Bacchi. Achava que os goleiros dessa época eram só o Marcos Carneiro de Mendonça e o Gerdal Gonzaga de Bôscoli (que você homenageou nas efemérides do dia 14 de julho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O goleiro Ayrton Bacchi de Araújo atuou em 6 partidas pelo time principal do Fluminense, todas no Campeonato Carioca de 1920:
      25/04/1920 - São Cristóvão 2 x 3 Fluminense - Figueira de Melo (Rio de Janeiro)
      02/05/1920 - Fluminense 2 x 1 Andarahy - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
      09/05/1920 - Palmeiras RJ 1 x 7 Fluminense - Campos Sales (Rio de Janeiro)
      23/05/1920 - Flamengo 2 x 1 Fluminense - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
      18/07/1920 - Fluminense 3 x 1 Botafogo - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
      08/08/1920 - America 2 x 3 Fluminense - Campos Sales (Rio de Janeiro)

      Ele era irmão do ponta-esquerda César Bacchi de Araújo, conhecido como Bacchi, um dos heróis do Fla-Flu de 1919. Chegou a ser convocado para a seleção carioca.

      Talvez pelo peso da concorrência de Marcos Carneiro de Mendonça (goleiro da própria Seleção Brasileira) e Gerdal Gonzaga de Bôscoli, Ayrton acabou se transferindo para o futebol paulista.

      Excluir
    2. (Ayrton foi convocado até para a Seleção Brasileira em 1920, tendo sido o goleiro reserva no Sul-Americano, disputado no Chile.)

      Excluir
  4. O jogo de 2007 foi o fim de um longo jejum do Fluminense, que não ganhava do São Paulo no Morumbi desde 1984 (quando venceu por 2 a 0, gols de Washington e Rogério).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. O Fluminense passou 23 anos sem conseguir derrotar o São Paulo no Morumbi. O tabu foi quebrado nesse dia 18 de julho de 2007, há exatamente 10 anos...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.