quinta-feira, 16 de abril de 2015

Enigma: quando é o aniversário de Cheryl?


Albert e Bernard acabaram de se tornar amigos de Cheryl, e desejam descobrir qual é o dia do aniversário dela. Cheryl, então, fornece a eles uma lista com dez datas possíveis:
15 de maio, 16 de maio, 19 de maio,
17 de junho, 18 de junho,
14 de julho, 16 de julho,
14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto.

Cheryl, então, diz a Albert e a Bernard, separadamente, o mês e o dia do seu aniversário, respectivamente.

Após receber a informação do mês, Albert afirma: "Eu não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas eu sei que Bernard não sabe também".

Bernard, então, diz: "No começo eu não sabia quando é o aniversário de Cheryl, mas agora eu sei".

Albert, enfim, conclui: "Então eu também sei quando é o aniversário de Cheryl".

Afinal, você consegue descobrir quando é o aniversário de Cheryl?

****

Esta é a tradução de um problema de lógica, publicado como uma questão em uma recente Olimpíada de Conhecimento para crianças de cerca de 10 anos, em Cingapura.

De acordo com o último ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, Cingapura está em 2º lugar em Matemática, atrás apenas de Xangai (China). Nosso Brasil ocupa a vergonhosa 58ª colocação.

PCFilho

7 comentários:

  1. 16 de julho.
    Se Albert sabe que Bernard não sabe, então o aniversário não pode ser nem maio, nem em junho, pois se o aniversário de Cherril fosse 18 ou 19 Bernard saberia.
    Como Bernard sabe agora, então só pode ser os dias 15 de agosto, 16 de julho ou 17 de agosto.
    Como Albert sabe agora, não pode ser em agosto, pois senão ele teria dúvida entre os dias 15 e 17.
    Portanto sobra o dia 16 de julho.
    ST

    ResponderExcluir
  2. Pcfilho meu prezado. Prossiga em seus estudos do Metodo Inteligente -Loteca, pois acredito que alcacarah muito exito e multiplicarah seus seguidores milhares de vezes apos o lancamento e resultados magnificos que se DEUS quiser serao alcancados. DEUS LHE ILUMINE e nao se esqueca de contato comigo. SUCESSO...

    ResponderExcluir
  3. Caros PC e Marcelo, eu também cheguei a essa conclusão, mas por aproximação dos princípios do raciocínio lógico. Quando A sabe que B não sabe, só existe, na verdade a exclusão dos dias 18 e 19, mas não dos meses, porque o dia poderia ser 15 (maio ou agosto). Neste caso sobrariam 8 datas. Se a questão excluísse a fala de B, sobraria 17 de junho, pois seria o único mês com um só dia, e essa seria a única forma de A descobrir a data sabendo o mês.
    A questão não foi linguisticamente bem preparada. Creio que a educação asiática é muito centrada no raciocínio lógico e matemático, desde os três anos de idade, assim, uma criança de dez anos está apta a resolver com facilidade essa questão, já que aos nove ou dez anos, com bom treino, a mente humana já possui capacidade cognitiva de desmembrar um raciocínio como este. Todavia, uma educação mais generalista, como a finlandesa, holandesa ou britânica, permite ao estudante uma visão mais ampla de mundo, com questões que não privilegiem, quase exclusivamente esse tipo de raciocínio, mas também de outros que terão aplicação em outras áreas, inclusive, de ciências exatas, como a física, que requer bem mais que raciocínio puramente algorítimico ou matemático. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Frederico,

      Creio que a questão está bem formulada, sim. O raciocínio lógico elimina, sim, todas as nove datas, com exceção do 16 de julho.

      Quando Albert, de posse apenas das 10 datas e do mês, deduz que Bernard não sabe a data exata, é porque Albert tem certeza absoluta de que não é nem 19/05, nem 18/06, e a única maneira de Albert ter esta certeza é o mês não ser nem maio, nem junho.

      Bernard, então, está de posse:
      - da lista das 10 datas;
      - do dia do aniversário;
      - da informação de que Albert não sabe a data exata;
      - da informação de que Albert sabe que ele (Bernard) não sabe.

      Então, Bernard aplica o mesmo raciocínio aplicado por Albert, e exclui todas as datas de maio e junho.

      Bernard, sabendo então que o mês é julho ou agosto, olha para sua informação inicial do dia, e declara que descobriu a data exata. Isto não seria possível se o dia fosse 14, já que julho e agosto ainda eram opções.

      Albert, então, de posse da nova informação, exclui 14/07 e 14/08, restando apenas 16/07, 15/08 e 17/08. Ele então olha para sua informação inicial (o mês), e descobre a data exata, o que só é possível porque o mês é julho (se fosse agosto, ele ainda estaria em dúvida, entre os dias 15 e 17).

      Assim, 16 de julho é, de fato, a única solução possível.

      Excluir
    2. Olá PC, é isso aí, eu não prestei atenção no fato de que houve uma declaração e não um "conhecimento no escuro".
      A SABE que B não sabe, a única possibilidade de saber seria ter a informação dos dias 18 ou 19, B declara que Sabe e, só poderia saber com a ÚNICA DATA que não se repete nos meses de julho e agosto, ou seja 16, que só poderia ser de Julho. Faço uma ressalva, para que não houvesse dúvidas e, partindo da premissa de que trata-se de "jogo aberto", deveria haver uma declaração de B afirmando que não teria como saber.

      Obrigado pela atenção e forte abraço.
      PS. NOS ENCONTRAMOS NA FINAL RSRS

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.