segunda-feira, 20 de abril de 2015

Carioca 2015: Vasco teve mais pênaltis a favor que Fluminense, Flamengo e Botafogo somados

A cena mais comum do Campeonato Carioca: pênalti para o Vasco.

Sob a administração do competentíssimo Rubens Lopes, aliado notório do dinossauro presidente do Vasco Eurico Miranda, o Campeonato Carioca naufraga na sua maior crise de credibilidade em mais de 100 anos de história.

Neste domingo 19, na semifinal entre Vasco e Flamengo, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá assinalou um pênalti inexistente para o Vasco, lance que decidiu o confronto, e levou o clube de Eurico à decisão do certame, contra o Botafogo (coincidentemente, o outro clube aliado à Federação do Rio de Janeiro, também beneficiado na semifinal contra o Fluminense).

A marcação de pênaltis suspeitos para o Vasco no Campeonato Carioca virou rotina. Nos 17 jogos até aqui, o Vasco teve 8 penalidades marcadas a seu favor. Para efeito de comparação, o Fluminense teve 3, o Botafogo 2 e o Vasco 2. É isso mesmo: o Vasco teve mais pênaltis marcados a seu favor que Fluminense, Flamengo e Botafogo somados.

Nos 38 jogos da Série B do Brasileirão do ano passado, o Vasco teve os mesmos 8 pênaltis a seu favor. Isto é: com arbitragens isentas, precisou de 21 jogos a mais para ter o mesmo número de penalidades marcadas. Na Série A do Brasileirão 2014, os dois clubes que mais tiveram pênaltis a favor nas 38 rodadas foram Fluminense e São Paulo: tiveram os mesmos 8 pênaltis marcados. Novamente: com 21 jogos a mais que o Vasco no Carioca 2015.



Só contra o Friburguense, na minha Nova Friburgo, o Vasco teve três pênaltis marcados a seu favor, dois deles absolutamente inexistentes (o que aconteceu mesmo foi desperdiçado, no último minuto do jogo, resultando na heroica vitória do tricolor serrano por 5 a 4).

Um dos pênaltis para o Vasco foi assinalado no clássico contra o Fluminense, pelo árbitro Luís Antônio Silva dos Santos: a penalidade foi mal marcada, e decidiu o jogo no apagar das luzes (o Vasco venceu por 1 a 0). Vale lembrar que este Fluminense x Vasco foi tirado do Maracanã para o Engenhão, apesar de o mando de campo pertencer ao Fluminense e este desejar jogar no Maracanã. Na semifinal contra o Fluminense, o Botafogo pediu mudança de local do jogo com seu mando, e a Federação aceitou, a quatro dias da realização do jogo. Por que o tratamento diferente a dois clubes filiados? Será que foi por que o Botafogo é aliado e o Fluminense é inimigo?

Voltando aos pênaltis para o Vasco: a penalidade marcada contra Bonsucesso, aos 47 minutos do segundo tempo, também foi uma invenção da arbitragem. O Vasco converteu, e venceu por 1 a 0.

Contra o Boavista, também já nos acréscimos da etapa final, o menino vascaíno Thalles caiu na área. O lance foi no mínimo discutível, mas o árbitro, claro, não teve dúvida alguma: assinalou o pênalti, que o Vasco converteu. A partida terminou Vasco 2 x 1.

Em suma: dos oito pênaltis marcados para o Vasco, pelo menos seis foram duvidosos ou inexistentes (2 contra o Friburguense, 1 contra o Fluminense, 1 contra o Bonsucesso, 1 contra o Boavista e 1 contra o Flamengo). Exceto os contra o Friburguense, todos eles foram decisivos nas vitórias do Vasco.

O Campeonato em que o tricolor Fred foi ridiculamente suspenso por dar uma opinião, após ser expulso (injustamente) do Fla-Flu, não poderia terminar de maneira mais simbólica, com o confronto dos dois clubes aliados à Federação.

Se me permitem, dou uma sugestão: joguem as finais no medieval São Januário e no inacabado Engenhão. Ou, melhor ainda, a ida em Figueira de Melo e a volta em Moça Bonita. Seriam os palcos ideais para o suspiro final do Campeonato que já foi o mais importante do país, hoje tristemente reduzido a uma piada de necrotério.

Até o fim da redação deste post, não havia sido marcado nenhum outro pênalti para o Vasco.

PCFilho

Um comentário:

  1. Pelo menos desta vez a mulambada finalmente foi roubada, e como dizia o goleiro falastrão filipe: "roubado é mais gostoso".
    Já nem acompanho o futebol brasileiro como acompanhava, tá uma merda só em qualquer lado.
    O fraquíssimo futebol brasileiro de clubes reflete na seleção, que depende muito de Neymar jogar bem ou mal.
    Com exceção do paulistão, onde ainda existe algo parecido com o futebol brasileiro que a gente tava acostumado, o resto tá uma titica só.
    Alianças com a mulambada, ou outro qualquer, nunca deram certo, sou absolutamente contra, e o Fluminense tem que ter uma mentalidade de "contra tudo e contra todos", se quiser ganhar títulos.
    Tem que entrar em campo sabendo ou tendo em mente que praticamente vai jogar contra 11, mas teoricamente vai jogar contra 11, contra a equipe de arbitragem, contra a federação, contra tudo e todos...se assim não fôr, vai ser sempre esta mesma merda...
    É como a historinha do Pelé:
    "Certa vez, num jogo entre Santos e Noroeste, o time da cidade de Bauru precisava da vitória e tratou de arranjar a partida com o árbitro.
    Quando o jogo começou, o Noroeste abriu 1 a 0 em um gol em off-side, que o árbitro, claro, validou. Logo depois, o Santos empatou. O primeiro tempo não terminou enquanto o árbitro não desse um pênalti escandaloso a favor do Noroeste: 2 a 1.
    No segundo tempo, o Santos empatou. Perto do final do jogo, corner para o Santos.
    Pepe bateu e Pelé marcou de cabeça. O árbitro anula e manda voltar o escanteio, afirmando que ainda não havia autorizado a cobrança.
    Pepe bate de novo e Pelé marca outra vez de cabeça. O árbitro anula dizendo que a bola estava fora do lugar na marca de corner.
    Depois de muita confusão, Pepe coloca a bola outra vez na marca, espera o árbitro apitar e cobra. Pelé sobe e… Impressionante, marca de cabeça.
    Aí, o árbitro virou-se em direção ao banco do Noroeste e abriu os braços como quem diz:
    “Não tem jeito!”.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.