quinta-feira, 24 de junho de 2010

A maior partida da história do tênis


Amigos, hoje finalmente terminou a maior partida da história do tênis. Quando o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut pisaram na grama anteontem, na quadra 18 de Wimbledon, jamais poderiam imaginar o que estava por vir...

Após onze horas e cinco minutos de jogo (espalhadas por anteontem, ontem e hoje), Isner saiu vencedor, por 6/4, 3/6, 6/7(7), 7/6(3) e 70/68. Você não leu errado: o placar do quinto set foi 70 a 68 (setenta a sessenta e oito).

Os sets normalmente vão até um tenista alcançar 6 games. Porém, na regra atual de Wimbledon, o quinto set somente se decide se um tenista abrir 2 games de vantagem para o outro. Isner e Mahut se equilibraram tanto que simplesmente não conseguiam desempatar a partida...

Como era de se esperar, praticamente todos os recordes da história do tênis foram quebrados com alguma sobra.

Por exemplo, antes de hoje a partida mais longa da história havia durado 6 horas e 33 minutos (Arnaud Clement x Fabrice Santoro, Roland Garros, 2004), 4 horas e 32 minutos a menos que o novo recorde. O quinto set sozinho durou 8 horas e 11 minutos, mais que o confronto inteiro de 2004.

A partida de simples com maior número de games havia sido disputada entre Pancho González e Charlie Pasarell, em 1969, também em Wimbledon. Na ocasião, foram disputados 112 games. O recorde geral de games disputados pertencia à partida de duplas Smith/Van Dillen (EUA) x Cornejo/Fillol (CHI), na Copa Davis de 1973, quando foram jogados 122 games. As marcas bizarras parecem nanicas, perto dos 183 games disputados por Isner e Mahut.

O maior quinto set anterior havia sido disputado no Australian Open de 2003, entre Andy Roddick e Younes El Aynaoui: 21/19. O maior set antes jogado ocorrera no US Open de 1969, entre John Newcombe e Marty Reissen, 25/23 no quarto set. Não dá nem pra comparar com 70/68, né?

O recorde de aces (pontos conquistados diretamente no saque) é ainda mais assustador. Ao todo, John Isner obteve 112 aces, contra 103 de Nicolas Mahut. A partida anterior com mais aces foi jogada no ano passado, entre Radek Stepanek e Ivo Karlovic: os dois tenistas, juntos, haviam obtido 96 aces. Tanto Isner quanto Mahut superaram a marca com alguma sobra.

Ao todo, foram disputados 980 pontos, outro recorde absoluto e imbatível.

Um número incrivelmente baixo no confronto foi o de quebras de serviço: foram apenas três (duas para Isner e uma para Mahut), em dezessete oportunidades. A marca pequena se justifica pelos bons saques de ambos os tenistas, que davam ao oponente poucas chances de quebras.

Hoje, quando o juiz Mohamed Lahyani anunciou a retomada da partida, disse: "Isner lidera por 60 games a 59". A platéia da quadra 18 caiu em gargalhadas, cena rara no mundo do tênis.

Oficialmente, a partida terminou. Mas daqui a quarenta, cinquenta, sessenta anos, quando Isner ou Mahut forem entrevistados, a primeira pergunta sempre será sobre a lendária partida que não tinha fim.

Porque a batalha acabou, sim, mas foi infinita enquanto durou.

PC

2 comentários:

  1. E na rodada seguinte, o cara perdeu em uma hora e pouco! O tênis desgasta física e metalmente o jogador, PC! É terrível!

    ResponderExcluir
  2. E na rodada seguinte, o cara perdeu em uma hora e pouco! O tênis desgasta física e metalmente o jogador, PC! É terrível!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.