segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dois Fla-Flus em um

Amigos, o Fla-Flu foi um jogão, que valeu o ingresso. Fluminense e Flamengo fizeram uma partida cheia de alternativas, com alternância no placar e oito gols. Todos os ingredientes que fazem do futebol a paixão que é.

O Fluminense começou arrasador, senhor do gramado do Maracanã. O amplo domínio logo se converteu em gol. Diguinho deu passe espetacular, e Alan, em condição legal, finalizou para as redes: Fluminense 1 a 0. Os lançamentos de Diguinho e as arrancadas de Maicon levavam a defesa rubro-negra à loucura. Certa hora, o veloz atacante tricolor tocou de cabeça para Júlio César, que acionou Alan. O príncipe pó-de-arroz driblou Ronaldo Angelim, e foi derrubado: pênalti claro. Tão claro que até mesmo Marcelo de Lima Henrique, o mais flamenguista dos árbitros, teve que assinalar. Com precisão, Darío Conca converteu a cobrança: Fluminense 2 a 0. O Tricolor tinha o total controle da partida, contra um Rubro-Negro atarantado, atordoado, quase nocauteado. Até que Juan, o lateral-esquerdo do Flamengo, invadiu a área e se atirou, como sempre. O juiz flamenguista começou a atuar: marcou um pênalti que absolutamente não aconteceu. E com isso ressuscitou o Flamengo, que converteu a cobrança com Adriano. Fluminense 2 a 1.

O Tricolor não se abalou e, logo depois, conseguiu escanteio em grande jogada do zagueiro Cássio. Darío Conca cobrou o córner, e após o bate-rebate, o próprio Cássio chutou para o gol: Fluminense 3 a 1. Assim terminou o primeiro tempo, e o primeiro Fla-Flu da noite. O Fla-Flu tricolor.

No segundo tempo, era outro Flamengo, sem o cansado Petkovic, com o arisco Vinícius Pacheco em seu lugar. Era outro Fluminense, sem a garra e o ímpeto da primeira etapa. Assim, era outro Fla-Flu que começava. O Fla-Flu rubro-negro. Vinícius Pacheco, em seu primeiro lance, já mandou a bola na trave do Fluminense. Na jogada seguinte, novamente o árbitro favoreceu o Flamengo, ao ignorar empurrão de Adriano em Gum. A bola sobrou para Vágner Love, que mandou para o gol. Fluminense 3 a 2.

Logo depois, Vinícius Pacheco mostrava que entrara para mudar o jogo. Em grande jogada pela direita, cruzou para Kleberson empatar. Agora, era o Flamengo que mandava em campo, e o Fluminense que estava atordoado. 3 a 3.

O Tricolor ainda tentou ressuscitar, em belos passes de Darío Conca, mas os atacantes desperdiçaram as chances de gol. Quando o zagueiro rubro-negro Álvaro foi expulso (corretamente), parecia que o Fluminense voltaria de vez para o jogo. Mas o Fla-Flu é imprevisível, e a cada minuto que passa fica mais eletrizante. Vágner Love passou a Vinícius Pacheco, que deixou Adriano na cara do gol. Era a incrível virada rubro-negra: Flamengo 4 a 3.

No finalzinho, quando o Fluminense lançou-se todo para o ataque, Adriano fez o quinto, após receber a bola em condição duvidosa. Era o gol que daria números finais à peleja: Flamengo 5, Fluminense 3.

Não há motivos para maiores preocupações em Laranjeiras. A equipe sofreu, sim, um apagão, e isso deve ser trabalhado pelo técnico Cuca. Mas vale ressaltar que Fred não jogou, e que o Fluminense sem Fred é outro Fluminense. Além disso, houve a arbitragem tendenciosa (esperadíssima, ao menos para os leitores deste blog). A classificação às semifinais da Taça Guanabara está encaminhada, apesar da derrota. E são os clássicos seguintes, não este, que definirão o campeão. A Taça Guanabara ainda há de repousar em Álvaro Chaves.

PC

PS: pela sexta vez seguida, o Flamengo é nitidamente beneficiado pela arbitragem de Marcelo de Lima Henrique em um clássico. Já são seis vitórias em seis jogos, todas contestáveis. Os dirigentes de Fluminense, Botafogo e Vasco precisam abrir o olho: este juiz simplesmente não pode apitar jogos do Flamengo. Pela lisura do campeonato!

28 comentários:

  1. Caro camarada, perdemos NA BOLA e pra nós mesmos!

    O soprador de apito em questão é "da mulambada", mas nesse Fla x Flu ele não pode ser responsabilizado por nossa derrota!

    Só achei DUVIDOSO o lance do gol do Kléberson, onde vi falta do Adriano no Gum, dentro da área, fora do lance da bola. E, como disse no início, achei duvidoso!

    Enfim, ST!

    ResponderExcluir
  2. eu fui!

    cara, tava tão feliz. tava reclamando pq mesmo ganhando ainda dávamos umas bobeadas, perdemos muitos gols mas ainda sim feliz. no intervalo tava exausta de cantar,pular e torcer. no fim do jogo eu estava morta...de vergonha.

    o time apagou, mas era meio que esperado. o flu abre sempre certa vantagem e depois se esconde do jogo. com time pequeno isso pode até funcionar mas com grandes é difícil, nego vem pra cima. e veio. fiquei puta pq conseguiram reverter tudo em gols, enquanto do nosso lado bolas incríveis não entravam e chutes bisonhos eram dados.

    agora no twitter a mulambada em peso veio me zoar. salvo um ou outro, todos acham que o time deles é incrível e joga muito. pra mim isso é ridículo, ainda não ganhou ninguém convencendo. mas daí eles retrucam que pelos menos tão ganhando jogos e títulos enquanto a gente...

    é foda.

    ;***

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra um excelente resumo do que ocorreu realmente em um jogo fascinante e com fortes emoções. Pena perdermos uma partida que já estava garantida!
    Mas a vida é assim...
    De tropeços é que vamos construindo a nossa história!

    Infelizmente contamos com a falta de seriedade de um "tal aí que anda com apito na boca" e lances mais do que esquisitos...

    Não podemos nos lamentar...quem viver, verá!

    O texto é maravilhoso...isso é saber fazer jornalismo sem barbarizar! Pena que nem todo mundo é igual...

    ST!

    ResponderExcluir
  4. Sei que esse era um jogo que não valia muita coisa. Mas era um Fla x Flu. E sempre é bom demais vencer. Tinha muito tempo que não via o Flu perder, a última derrota por sua vez, tb por 5 gols, foi bem mais fácil de se engolir por fatos que todos nós conhecemos. É claro que sabíamos que mais hora, menos hora, a invencibilidade dos guerreiros seria quebrada, mas de virada, pro nosso arquirrival, com 3 gols do gordo drogado que muitos veneram e chamam de imperador, não dá, né?! Tá muito difícil de descer essa... Tinha tempo que não sentia isso!
    Se o dono do blog me permite discordar, por incrível que pareça, acho q o ladrão não influenciou no resultado. Os penaltis dos 2 lados foram verídicos. Em nenhum dos gols os jogadores estavam impedidos. Até expulsou um jogador do Fla, que ele como torcedor praticamente declarado poderia com seu poder do apito não o fazer.
    Essa derrota mostrou, na minha humilde opinião, que o Flu precisa de mais um atacante para a reserva, pq Kieza já era. Que o Fred é peça indispensável dentro de campo, não só pela sua técnica, mas pela sua liderança. Que o Rafael embora seja um bom goleiro, não me passa a segurança que um time como o do Flu merece (que fique claro: não acho q sua atuação comprometeu. Só acho ele inseguro).
    Serviu tb mais uma vez pra mostrar q a torcida do flamengo sempre copia a do Flu. Nossa linda faixa do "ai Jesus" recebe uma resposta digna de iludidos que esperaram por títulos inventados (1987) e roubados (libertadores) e vários outros. Sempre me fazem rir!
    Já tô ouvindo gente por aí dizendo que o Fred "inventou" contusão... aquela velha história do chinelinho... E se quer saber, acho até bom, pq depois q fizeram isso no ano passado nem preciso dizer o que aconteceu, né?!
    Encerro meu ENORME comentário por aqui dizendo que mesmo triste na noite hj, amooo muito meu TRICOLOR!
    E que o APOIO e UNIÃO da torcida e time continua inabalado por esse apagão de 45 min.
    ST

    ResponderExcluir
  5. time dormiu compleatamente no segundo tempo,atuação ridicula.

    em tempo,pra mim penalti claro do diguinho no juan

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários até agora.

    Só para dar mais base ao meu argumento, cito aqui outro blog, de meu xará botafoguense, que também acha que Adriano fez falta no Gum: http://blogdopcguima.blogspot.com/2010/01/sera-que-algum-tricolor-acreditou-que.html

    O Marcelo de Lima Henrique hoje não inverteu as pequenas faltas, tática que me irritava nos jogos anteriores. Pelo menos nisso ele melhorou. Mas ainda achei a arbitragem pra lá de tendenciosa, e decisiva.

    Sem tirar os méritos do Flamengo, que fez um segundo tempo excelente.

    ResponderExcluir
  7. Dessa vez foi na bola. Pelo menos nos lances dos gols. Tiveram uns 3 ataques nossos devidamente "parados", mas os gols foram legais. Revi diversas vezes os lances

    O lance com o Gum foi aquele agarra-agarra de marcação, tanto que ninguém reclamou. O pênalti a bem da verdade eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha, mas de qualquer modo foi uma baita imprudência do Diguinho.

    Mas a verdade mesmo, nua e crua, é que mesmo sem o Fred nós só perdemos porque o Cuca desmontou o 3-5-2. Não se coloca zagueiros no mano-a-mano com bons atacantes. Foi sair o Cássio e acabar o jogo.

    Agora, se o Alan empurra aquela bola para o gol vazio...(engraçado, eu acho que não é a primeira vez que ele perde gol assim).

    ResponderExcluir
  8. talvez o penalti tenha sido mais imprudencia do diguinho do q erro do juiz, não vi o lance do gum ,mas axo q o juiz teve medo de expulsar um segundo jogador do flamengo. enfim espero q cuca aprenda e reverta seu retrospecto contra o flamengo (axo q deve ser péssimo, se vc PC pudesse levantar esses dados eu gostaria de ver, mas naum sei se seria saudavel isso ser divulgado) no proximo Fla Flu.

    Sempre leio suas cronica, parabens são ótimas.

    ST

    ResponderExcluir
  9. PC.. Permita-me discordar de vossa excelência.
    Perdemos na bola..
    Vi o jogo completo depois em casa..
    Não houve motivo para reclamação alguma..
    O penalti do diguinho foi claríssimo, assim como o gol do adriano foi legítimo (posição legalíssima). O segundo gol talvez seja mais discutido, entretanto não vi falta do adriano, infelizmente.
    Acho que o Cuca mexeu mal, ao tirar um zagueiro e colocar um outro atacante. Nossos volantes não são os melhores do certame e nossa defesa com 3 zagueiros é justamente para suprir esta deficiencia.. Ao tirar nossa base de 3 zagueiros ficamos muito desguarnecidos.
    Foi um lindo jogo, infelizmente nossa zaga bateu muita cabeça. Não me sinto humilhado tal como outros times foram neste mesmo campeonato.
    Alguém tem noticias do Fred? pq nao jogou?
    ST

    ResponderExcluir
  10. Gente, pelamordedeus, eu não estou dizendo que o Fluminense fez uma grande partida e só perdeu por causa da arbitragem...

    sim, o Cuca mexeu mal.

    sim, o segundo tempo foi desastroso, independentemente da arbitragem.

    sim, o Flamengo fez um grande segundo tempo, principalmente o Vinícius Pacheco.

    mas também sim, o juiz errou favoravelmente ao Flamengo.

    o Diguinho não pode dar um carrinho daqueles. Mas que o Juan se atirou, se atirou.

    e o Adriano fez falta, sim. Não me venham com essa de "jogo de corpo". Empurrão é falta.

    ResponderExcluir
  11. Ah qual é PC
    Eu sou Botafoguense e ODEIO o Marcelo de Lima Henrique, mas a arbitragem dessa vez foi perfeita cara. Eu até me surpreendi com a boa arbitragem dele.
    Talvez seja pra poder meter a mão nos jogos decisivos, mas ontem ele foi bem

    ResponderExcluir
  12. Vale fazer uma observação: Embora eu ache que ele tenha ido bem, é absurdo como esse cara é sorteado tantas vezes para apitar clássicos do Fla

    ResponderExcluir
  13. Assinaria esse texto sem tirar nem por uma linha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Foi até válido as denúncias feitas a este árbitro antes do jogo...

    Porém não foi ele quem nos tirou a vitória e sim nós mesmos!

    Porque se perdemos...
    Perdemos para NÓS MESMOS...

    Para o nosso SALTO ALTO,
    de achar que a partida já estava ganha,
    de menosprezar o time do flamengo...

    Pensou que flamengo era time pequeno,
    tomoooooooooooooooooooooooou :/


    PS: perdeu qdo podia perder...
    Agora é corrigir estes erros, pq nas finais é outra história!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que esse cara beneficia o Flamengo sem a galera perceber. No jogo do Brasileiro, foi a mesma coisa, todo mundo dizendo que o Fluminense tinha perdido por causa do Fabinho e etc...

    Fatos: nos últimos 8 Fla-Flus, houve 5 empates e 3 vitórias do Flamengo.

    5 jogos apitados por outros juízes e 3 jogos pelo Marcelo de Lima Henrique.

    O protesto tem que continuar: esse DESGRAÇADO não pode mais apitar os jogos do Flamengo!!!

    ResponderExcluir
  16. Caro PC,

    Dessa vez vou ter que descordar de seus comentários. Não acho que a derrota foi culpa do juiz. O penalti contra nós foi simplesmente consequência de um time que coloca um Diguinho como último homem. Foi completamente desnecessário, mas foi falta sim.

    A apatia do segundo tempo realmente ocorreu, mas o fato prepondersnte foi que quando essa zaga foi pressionada falhou feio. Como já havia dito em comentários anteriores de meu blog Cássio e Leandro Euzébio jamais poderão ser titulares.

    A meu ver, o maior culpado pela derrota foi o Cuca, quando inventou a entrada do Kiesa. Se o Cássio estava mal e estava mesmo, era só ter colocado o Digão, que pelo menos o empate estaria garantido.

    Essa é a tônica de minha postagem sobre o jogo.

    Um forte abraço e Saudações Tricolores.

    Helio (http://blogdotricolorverdadeiro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  17. Acho que faltou malandragem.

    No penalti cometido pelo Diguinho estava claro que o Juan iria fazer aquilo, ele sempre da um tapa na frente e cava o penalti, não é só o juiz ladrão que marca isso, acho que quase todos marcam. Logo, neste lance foi mais falta de malandragem do que erro do juiz.

    No segundo tempo o Fluminense devia ter "furado a bola" e voltado pra casa coma vitória (ta bom que eu acho que o juiz não toleraria este comportamento por parte do time do Flu).

    A vitória do Fla se devem a duas coisas: as boas mexidas do Andrade (ele fechou o lado direito da defesa e ainda colocou o vinicius pacheco nas costas do julio cesar) e as cagadas flamenguistas, os caras não perderam uma chance, todas foram pro fundo da rede.

    []'s

    ResponderExcluir
  18. O lance do Juan achei que foi pênalti sim, pra lá de cavado, mas foi. O Juan se preocupa mais em cavar do que em jogar bola...
    Duas coisas que não tô vendo ninguém falar...teve um lance em que tive a impressão de que o Juan chutou o Maicon (tenho que rever). Outro foi o Willians que deu uma solada no meio de campo e só levou amarelo, os comentaristas flamenguistas do sportv falaram que um vermelho não seria exagero, pra mim é pra cartão roxo.

    O fato é que com o cara no apito o frafraco só vence...

    ResponderExcluir
  19. O Maicon saiu sentindo...não tô vendo nada sobre isso na internet...
    Pode ter sido por causa da hipotética porrada do juan...

    ResponderExcluir
  20. Só ouvi uma parte do primeiro tempo e nada do segundo...
    Mas independente de juiz ladrão, de urubus se atirando, de qualquer outra coisa, é inacreditável um time passar um campeonato inteiro sem levar gols e chegar no clássico e levar logo cinco... é vergonhoso!
    Estou até agora sem saber o que aconteceu com o Fluminense do primeiro tempo...
    É inadimissível um time ficar totalmente dependente de um jogador, como o Fluminense está do Fred... Temos o Conca, o Alan, o Maicon... temos uma boa equipe, não podemos depender somente de um... é hora de rever conceitos em Laranjeiras e dar um jeito nisso, porque senão, byebye qualquer possibilidade de título (mesmo que seja o da taça guanabara...

    Mas previsões, por previsões... Vasco e flamengo na semi-final, fla x FLU na final! Isso se o Vasco não meter o ferro nesse urubus arrogantes.... a minha torcida é pra que isso aconteça...

    Beijos PC...

    ResponderExcluir
  21. Mais um link do blog do meu xará:
    http://blogdopcguima.blogspot.com/2010/02/adriano-imperador-ou-empurrador.html

    Ele é botafoguense, mas concorda comigo: Adriano empurrou Gum; e Juan se jogou.

    ResponderExcluir
  22. Realmente o Juan se jogou, mas otário foi o Diguinho, que é bom mas muito burro, era evidente que ele (o Marcelo de Lima Henrique) iria compensar.
    Perdemos o jogo e eles (o Fla) perderam o Pet, foi demitido. Hahahaha. Resultado do excelente primeiro tempo.

    Acho que o Cuca entregou o jogo, uma dívida referente ao ano passado, pois todos sabem que time que esta ganhando não se mexe.

    ResponderExcluir
  23. Pois é,PC,essa derrota está entalada.A torcida protestou nas comunidades do Flu mas a diretoria se omite perante a escalação desse juiz,por quê?Acho que o Cuca também mexeu mal,é...realmente uma partida "quase" ganha se transformou em pesadelo.Vencer o próximo Fla x Flu é questão de honra!

    ResponderExcluir
  24. caro PC,sinto informa-lhe que voce foi infeliz com o que falou sobre a arbitragem desta partida.Primeiro porque ambos os penaltis foram corretamente marcados.Segundo,TODOS OS GOLS DA PARTIDA ACONTECERAM DE FORMA LEGAL.Voce querendo ou nao o fluminense perdeu de forma limpa,justa.Se tem alguem que deve reclamar da arbitragem é o Flamengo,por que o primeiro cartao que o alvaro recebeu foi duvidoso,e vagner love recebeu um empurrao dentro da área,que nao foi marcado pelo juíz.Infelizmente voce é extremamente clubista,parcial.

    Jogo se ganha no campo,deixe o choro para os botafoguenses
    SRN

    ResponderExcluir
  25. lmc010,

    Eu reclamo de erros a favor do Flamengo, você reclama de erros a favor do Fluminense.

    Engraçado, mas com esse juiz o Flamengo só vence (já são seis vitórias em seis clássicos).

    Quem será que está com a razão?

    Eu que sou clubista, né?

    ResponderExcluir
  26. mas PC vc assistiu o jogo pela tv ou foi ao estadio?poxa vida cara,o jogo foi extremamente limpo,o juiz nao cometeu erros nenhum.Acho q vc deveria torcer pelo botafogo,porque seu choro é sem razão e exagerado.Voces perderam por causa de 2 detalhes:Salto alto e Vinicius Pacheco.Salto alto nao tem muito o q explicar,mas o Vinicius simplismente ganhou o jogo pro flamengo.Repito PC,vc foi extremamente clubista na sua analise,lembre-se q este foi apenas um jogo da fase classificatoria da taça guanabara,e que ainda tem 2 jogos a serem disputados.voces perderam um jogo que qualquer um poderia perder.

    SRN

    ResponderExcluir
  27. lmc010, estou tranquilo, sei que esse Fla-Flu valeu pouco.

    Veja só o encerramento do meu texto: "A classificação às semifinais da Taça Guanabara está encaminhada, apesar da derrota. E são os clássicos seguintes, não este, que definirão o campeão. A Taça Guanabara ainda há de repousar em Álvaro Chaves."

    Viu?

    Sobre ser parcial na análise, sou mesmo, confesso. Mas não me venha dar uma de imparcial: "a imparcialidade não existe. Só acredito na isenção do sujeito que declarar que a própria mãe é vigarista", já dizia meu mestre Nelson Rodrigues. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.