segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Santos 3 x 1 Fluminense

Foto: Miguel Schincariol (LANCE!Press).

Com dez minutos de jogo na Vila Belmiro, o Fluminense já perdia por 2 a 0. A derrota neste jogo era provável, sem dúvida, devido aos desfalques do Fluminense e à ótima fase do Santos. Entretanto, amigos, o Fluminense não pode perder sem lutar. Nunca, em nenhuma circunstância - a pesada camisa tricolor simplesmente não foi feita para isso. Por isso, os noventa minutos do jogo de Santos foram tão angustiantes. Ver o Fluminense, o Fluminense!, perdendo sem lutar é desanimador para qualquer pó-de-arroz.

Nossa única boa lembrança do triste domingo em Santos será o belo gol do menino Robert, dezenove anos recém-completados. Infelizmente, o jogo já estava definido, com os três gols dos anfitriões. Mas Robert mostrou muita categoria, e acertou um chute de rara precisão, de fora da área. Talento em potencial, o rapaz possui de sobra, como demonstrou durante seus anos nas categorias de base. Que nos próximos anos consiga se tornar o craque que pode ser.

Vale lembrar que ainda não estamos de férias no Campeonato Brasileiro: o risco de rebaixamento, embora pequeno, ainda existe, devido à péssima campanha do segundo turno (uma vitória, um empate e oito derrotas - a pior dentre os vinte clubes). Felizmente, temos a gordura acumulada na boa campanha do primeiro turno (dez vitórias, três empates e seis derrotas - a quarta melhor dentre os vinte times). Mas, repito, ainda não acabou: precisamos de pelo menos três vitórias nos nove jogos restantes, para enfim respirarmos aliviados.

Na semifinal da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, faremos o primeiro jogo no Maracanã, na quarta-feira 21, e a volta no Allianz Parque, em São Paulo, na quarta-feira 28. Com o critério de desempate do gol fora de casa valendo, eu particularmente prefiro esta ordem: jogar a primeira em casa, e a segunda fora. (Em 2012, escrevi sobre isso e compilei estatísticas interessantes. Para quem se interessar, vide meu post Decidir em casa é mesmo melhor?).

Agora, teremos dez dias de intervalo, para a realização dos primeiros jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 (até que enfim, a CBF conseguiu parar o Campeonato para os jogos da Seleção!). Que o período de treinos seja bem aproveitado pelo técnico Eduardo Baptista. Teremos, se tudo der certo, treze jogos até dezembro: nove pelo Campeonato Brasileiro (seis no Maracanã e três longe do Rio), e quatro pela Copa do Brasil (os dois da semifinal e, se tudo der certo, os dois da decisão). Dois meses e treze jogos que definirão como a história de 2015 será escrita, nas enciclopédias e nos dicionários tricolores. Pés à obra, pessoal!

PCFilho

2 comentários:

  1. Pois é...e que mole do Cavalieri.
    O bom é que o Flu fez gol e tirou SG da defesa do Santos no Cartola rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quem apostou na defesa do Santos deve ter ficado chateado com o gol do Robert. Rsrsrs.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.