terça-feira, 28 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 28 de novembro


1920: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do São Cristóvão, com dois gols de Welfare, dois de Machado e dois de Zezé. O goleiro tricolor Gerdal Gonzaga de Bôscoli defendeu um pênalti cobrado por Martins, quando o Fluminense vencia por 3 a 0.

1954: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, com dois gols de Javier Ambrois.

1959: na sequência da sensacional campanha no Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 5 a 0, no Maracanã, gols de Waldo (dois) e Telê (três). Sob o comando técnico de Zezé Moreira, o onze tricolor se alinhou assim: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Paulinho Omena, Waldo, Telê e Escurinho. Somando dezesseis vitórias, dois empates e uma derrota, o timaço do Fluminense se aproximava de garantir a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro (vide 12 de dezembro).

1965: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do America, de virada. No primeiro tempo, o quadro rubro abriu o placar com Zezinho, mas os tricolores conseguiram a vitória na etapa complementar, graças aos gols de Amoroso e Antunes, respectivamente aos 25 e aos 41 minutos.

1976: na nona e última rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, diante de 36.433 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, e confirmou sua classificação à semifinal da competição. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante argentino Narciso Doval. Uma semana depois, Fluminense e Corinthians disputariam uma semifinal dramática, perante uma multidão no Maracanã (vide 5 de dezembro).

2010: em partida válida pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Barueri, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 2 a 1, de virada, e manteve a liderança na tabela de classificação. Dinei abriu o placar para o clube paulista, e Carlinhos e Tartá viraram o jogo para o Tricolor. Com 68 pontos ganhos (campanha de 19 vitórias, 11 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava um ponto à frente do Corinthians e dois à frente do Cruzeiro. Na rodada final, o Tricolor venceria o Guarani no Engenhão, e conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história... (vide 5 de dezembro).
A classificação do Brasileirão 2010 após a 37ª rodada.

****

Aniversariante do dia:

Juan Gregorio Arrillaga, o Arrillaga (1908), meia-direita argentino com 6 gols marcados em 25 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1934 e 1935, ano em que conquistou o Torneio Aberto do Rio de Janeiro.

PCFilho

7 comentários:

  1. 2010, bons tempos em que o Fluminense jogava como Fluminense, respeitando sua história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fluminense de 2010 me fazia sofrer, com essas vitórias de 2 a 1 e 1 a 0. Mas como eu era feliz...

      Excluir
    2. Éramos felizes.

      Mesmo enfrentando problemas, como os goleiros instáveis, a ausência do Maracanã, as arbitragens dos jogos com Ceará e Corinthians... os onze de Muricy foram lá e pegaram a taça.

      Como fomos felizes...

      Excluir
    3. Para a minha geração, 2010 foi a confirmação de que ser tricolor valia a pena.

      Essa semana de 28 de novembro a 5 de dezembro foi de muita ansiedade. A espera de vinte e seis anos estava prestes a terminar...

      Excluir
    4. Durante esses 26 anos, teve Série B, Série C, a Libertadores de 2008, o sofrimento de 2009...

      Foi uma longa jornada...

      Excluir
  2. O goleiro Gerdal Gonzaga de Bôscoli, que defendeu esse pênalti no jogo de 1920, era sobrinho-neto da famosa compositora Chiquinha Gonzaga. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.