1920: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do São Cristóvão, com dois gols de Welfare, dois de Machado e dois de Zezé. O goleiro tricolor Gerdal Gonzaga de Bôscoli defendeu um pênalti cobrado por Martins, quando o Fluminense vencia por 3 a 0.
1954: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, com dois gols de Javier Ambrois.
1959: na sequência da sensacional campanha no Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 5 a 0, no Maracanã, gols de Waldo (dois) e Telê (três). Sob o comando técnico de Zezé Moreira, o onze tricolor se alinhou assim: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Paulinho Omena, Waldo, Telê e Escurinho. Somando dezesseis vitórias, dois empates e uma derrota, o timaço do Fluminense se aproximava de garantir a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro (vide 12 de dezembro).
1965: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do America, de virada. No primeiro tempo, o quadro rubro abriu o placar com Zezinho, mas os tricolores conseguiram a vitória na etapa complementar, graças aos gols de Amoroso e Antunes, respectivamente aos 25 e aos 41 minutos.
1976: na nona e última rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, diante de 36.433 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, e confirmou sua classificação à semifinal da competição. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante argentino Narciso Doval. Uma semana depois, Fluminense e Corinthians disputariam uma semifinal dramática, perante uma multidão no Maracanã (vide 5 de dezembro).
2010: em partida válida pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Barueri, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 2 a 1, de virada, e manteve a liderança na tabela de classificação. Dinei abriu o placar para o clube paulista, e Carlinhos e Tartá viraram o jogo para o Tricolor. Com 68 pontos ganhos (campanha de 19 vitórias, 11 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava um ponto à frente do Corinthians e dois à frente do Cruzeiro. Na rodada final, o Tricolor venceria o Guarani no Engenhão, e conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história... (vide 5 de dezembro).
|
A classificação do Brasileirão 2010 após a 37ª rodada. |
****
Aniversariante do dia:
Juan Gregorio Arrillaga, o Arrillaga (1908), meia-direita argentino com 6 gols marcados em 25 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1934 e 1935, ano em que conquistou o Torneio Aberto do Rio de Janeiro.
PCFilho
2010, bons tempos em que o Fluminense jogava como Fluminense, respeitando sua história...
ResponderExcluirO Fluminense de 2010 me fazia sofrer, com essas vitórias de 2 a 1 e 1 a 0. Mas como eu era feliz...
ExcluirÉramos felizes.
ExcluirMesmo enfrentando problemas, como os goleiros instáveis, a ausência do Maracanã, as arbitragens dos jogos com Ceará e Corinthians... os onze de Muricy foram lá e pegaram a taça.
Como fomos felizes...
Para a minha geração, 2010 foi a confirmação de que ser tricolor valia a pena.
ExcluirEssa semana de 28 de novembro a 5 de dezembro foi de muita ansiedade. A espera de vinte e seis anos estava prestes a terminar...
Durante esses 26 anos, teve Série B, Série C, a Libertadores de 2008, o sofrimento de 2009...
ExcluirFoi uma longa jornada...
O goleiro Gerdal Gonzaga de Bôscoli, que defendeu esse pênalti no jogo de 1920, era sobrinho-neto da famosa compositora Chiquinha Gonzaga. :)
ResponderExcluirSim, isso mesmo.
Excluir