sexta-feira, 13 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 13 de abril


1952: na sequência do Campeonato Pan-Americano, no Chile, a Seleção Brasileira venceu o Panamá por 5 a 0, gols de Baltazar, Rodrigues Tatu (dois), Julinho e Pinga. Sob o comando técnico do treinador tricolor Zezé Moreira, a Seleção atuou com três atletas do Fluminense: o goleiro Castilho, o zagueiro Pinheiro e o meia-atacante Didi. Este torneio seria o primeiro conquistado pela Seleção Brasileira fora do território nacional.

1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Americano de Campos por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, graças a um gol do meio-campista Kléber.

1983: em partida amistosa, o Fluminense venceu o Colatina por 3 a 2, no Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Jason e Leomir (dois, o último decidindo o jogo, aos 44 do segundo tempo).

1986: diante de 71.042 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O melhor em campo foi o goleiro tricolor Ricardo Cruz, que garantiu o empate com grandes defesas, impedindo os gols do aniversariante Roberto Dinamite e de um jovem chamado Romário.

1991: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro. Os gols saíram no segundo tempo: Gérson abriu o placar para os anfitriões, e Bobô empatou para os tricolores. Com campanha de cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite (1954), o futebolista que mais marcou gols contra o time principal do Fluminense na história: 36 ao todo (35 pelo Vasco e 1 pela Portuguesa de São Paulo), entre 1973 e 1992. Curiosamente, o Fluminense venceu todas as decisões contra o Vasco no período, nos Campeonatos Cariocas de 1976 e 1980 e no Campeonato Brasileiro de 1984, as três com Roberto Dinamite passando em branco. Nada que diminua sua impressionante marca, vale dizer.
Roberto Dinamite contra Paulo Victor, um duelo que parava o país.

Rafael Ferreira Francisco, o Toró (1986), meio-campista carioca, revelado pelo Fluminense no início do século XXI. Tido como a maior promessa de sua geração, Toró disputou somente 12 partidas pelo time profissional tricolor. Participou do elenco campeão Carioca e vice-campeão da Copa do Brasil em 2005, ano em que decidiu se transferir para o Flamengo.
Toró.

Luciano Fabián Monzón, o Monzón (1987), lateral-esquerdo argentino, que jogou no Fluminense no primeiro semestre de 2013, tendo atuado em dez partidas com a camisa tricolor. Monzón fez parte da seleção da Argentina que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Monzón.

Vinícius Silva Soares, o Tartá (1989), meia-atacante carioca, revelado pelo Fluminense, com 12 gols marcados em 88 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2007 e 2011. Foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, marcando os gols das importantes vitórias sobre o Vasco (vide 7 de novembro) e o Palmeiras (vide 28 de novembro).
Tartá.

Marcos Felipe de Freitas Monteiro, o Marcos Felipe (1996), goleiro revelado pelo Fluminense, natural de Serra, no Espírito Santo. Desde 2016, integra o elenco profissional tricolor, já tendo atuado em quatro partidas. Na terceira, contra o Volta Redonda, defendeu um pênalti (vide 18 de fevereiro).
Marcos Felipe defendeu um pênalti em sua 3ª partida como profissional.

PCFilho

4 comentários:

  1. Se não me falha a memória, o Fluminense foi também o adversário contra o qual Roberto Dinamite mais perdeu: ele marcava e o Fluminense ganhava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem provável que seja mesmo. O Vasco sofria com o Fluminense na época dele. Os Cariocas de 1976 e 1980... Os Brasileiros de 1984 e 1988...

      Época boa. 😂

      Excluir
    2. Um jogo ilustra bem isso. Logo após o Vasco ganhar o Brasileiro de 1974, um Fluminense x Vasco com 70 mil cabeças no Maracanã.

      O Fluminense abriu 5 a 0, três gols do Gil. Roberto Dinamite fez o gol de honra do Vasco. Hehehe!

      Excluir
    3. 08/09/1974 - Fluminense 5 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)

      Vide 8 de setembro.

      :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.