sábado, 5 de março de 2016

Sport Recife conquista Brasileiro de 1987 pela 9ª vez e dispara como maior campeão da história


Na última sexta-feira, 4, o Sport Recife sagrou-se campeão brasileiro de 1987 pela 9ª vez na história. O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello não acatou mais um pedido do Flamengo, que queria ganhar o título no tapetão, 29 anos depois. Leiam a sentença do renomado jurista:
"A coisa julgada possui envergadura maior, não assumindo a posição de instituto a envolver simples interpretação de normas ordinárias. Trata-se de garantia inerente a cláusula do Estado Democrático de Direito, a revelá-la ato perfeito por excelência, porquanto decorre de pronunciamento do Judiciário. Ocorre que o título executivo judicial implicou a proclamação do Sport Clube como campeão do torneio brasileiro de 1987. Resolução da Confederação Brasileira de Futebol não podia dispor em sentido diverso, sob pena de ganhar, nos campos administrativo, cível e desportivo, contornos de rescisória. O acórdão do Superior Tribunal de Justiça impugnado é nesse sentido. Ante o quadro, nego seguimento ao recurso."

Além da conquista em campo, na decisão contra o Guarani, o Sport Recife venceu o Campeonato Brasileiro de 1987 outras oito vezes, nos tribunais, após os diversos recursos do Flamengo, que tenta ser reconhecido como campeão mesmo sem ter disputado o quadrangular decisivo.

Com as 9 conquistas de 1987, o Sport Recife já é o maior campeão brasileiro de todos os tempos, superando todos os clubes chamados grandes, das regiões Sudeste e Sul. E pode ampliar a vantagem em breve, visto que o Flamengo pretende recorrer mais uma vez. Caso consiga novo triunfo nos tribunais, o Sport Recife será o primeiro decacampeão brasileiro da história.

Na condição de campeão brasileiro de 1987, o Sport Recife disputou a Copa Libertadores de 1988, tendo sido eliminado na fase de grupos. Porém, a diretoria do clube pernambucano quer vaga também nas próximas oito edições da competição continental, para fazer jus às 8 vezes em que se sagrou campeão nos tribunais. A CBF analisa a solicitação do clube do Recife.

O Flamengo tentou contratar o advogado do Fluminense para impetrar o próximo recurso no tribunal. O jurista tricolor, entretanto, não aceitou defender o rubro-negro: "Não entro em causa perdida", declarou.

Com os 8 vice-campeonatos em suas tentativas no tapetão, o Flamengo passou a ser o maior vice-campeão da história do futebol brasileiro, superando o Vasco, que agora é o vice na lista dos vices.

PCFilho

17 comentários:

  1. KKKK
    Muito boa.
    E veríssima!
    A urubuzada do tapetão fala da gente por dor de cotovelo.
    Desde moleque jogando pelada na rua a gente sabe o que é W.O.
    Vão ter que se contentar com o équiça mesmo...

    ST****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, ganhamos em campo e por culpa da CBF perdemos nos tribunais.
      Mas se fosse o Fluminense todos saberíamos quem seria o campeão. Que diga como o Fluw conseguiu escapar de vários rebaixamentos e inclusive como chegou na semi do brasileiro de 1991. Mas Parabéns Sport.

      Excluir
    2. O Fla não ganhou nada em campo. Ganhou apenas o direito de disputar o quadrangular, o que não quis fazer.

      Em janeiro de 88, antes do quadrangular, tentou modificar o regulamento do Campeonato, mas não conseguiu a unanimidade necessária (5 clubes votaram contra). A CBF então marcou as datas dos jogos do quadrangular decisivo, que Fla e Inter ignoraram, perdendo assim por WO.

      Já contei os detalhes dessa história aqui.

      Excluir
    3. Sobre o Brasileiro de 1991: o Fluminense chegou à semifinal após terminar a primeira fase entre os 4 primeiros. Qual é a dúvida?

      Sobre os "vários" rebaixamentos de que o Fluminense conseguiu "escapar", gostaria de saber quais foram. Porque, que eu saiba, o Fluminense foi rebaixado apenas duas vezes em sua história: em 1997 para a Série B, e em 1998 para a Série C, ambos devidamente cumpridos em campo.

      Excluir
    4. 1991 foi graças aos pontos do tapetao no jogo contra o botafogo nas laranjeira.
      Quanto a 87 o campeonato foi idealizado sem o tal cruzamento porém Eurico mudou tudo com a CBF.
      Se o Fluminense tivesse sido campeão vcs estariam contabilizando como brasileiro como faziam sobre 1970.
      Mas se a justiça deu pro Sport tudo bem. Mas se o Fluminense tivesse conquistado...

      Excluir
    5. No jogo do dia 01/05/1991, Fluminense e Botafogo empatavam em 0 a 0 quando a torcida do Botafogo, incentivada por dirigentes do Botafogo, com os ingressos comprados pelo Botafogo, invadiu o gramado e forçou a interrupção.

      Você realmente chama de "tapetão" o Fluminense ganhar os pontos do jogo? Sério?

      Excluir
  2. Muito bom Pc, brincadeira boa
    So que quem fica com os vices é o Guarani ni máximo seríamos 3 colocados. Segue a vida agora só faltam mais 4 para o Sport empatar conosco e mesmo sem esse título e o fluminense ganhando o de 70 continuamos com mais títulos que o Fluminense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "campeonato do campo", o Guarani foi o vice. Nos 8 "campeonatos do tribunal", o Mengão foi o vice. :)

      PS: o Fluminense sempre foi o campeão brasileiro de 1970. Precisamente desde 20 de dezembro de 1970. Se a CBF e a imprensa queriam apagar isso da história, o problema não é nosso. Felizmente, a internet está aí e não permite mais que a história seja reescrita de acordo com interesses.

      O Fla continua com mais Brasileiros que o Flu, mas a distância é de um títulozinho só... Estamos chegando... ;)

      Excluir
    2. Muito bom mesmo!!! Gostei das respostas!!! ST!!!

      Excluir
    3. Bom, nao era ate 2011. Mas se a CBF deu ta dito e pronto.
      Agora se era disputar um quadrangular pra que final?
      Ainda não chegaram. Estamos esperando. E nao adianta espernear ainda estamos na frente.
      Não fomos vices, ou fomos campeões ou 3°, vice não.



      Excluir
    4. Repito: o Fluminense não passou a ser campeão brasileiro de 1970 em 2011. O Fluminense passou a ser campeão brasileiro de 1970 em 20 de Dezembro de 1970, assim que o jogo final contra o Atlético Mineiro terminou, no Maracanã, diante de 112.403 pagantes. :)

      Excluir
  3. Parabéns Sport. Fica com ese título , desse temos mais 5. Se vc é o legítimo campeão de 87 somos os de 80, 82, 83,92 e 09.
    Parabéns ministro Marco Aurélio mostrou que mesmo Flamenguista fez o que achou justo ao contrário dos seus pares de Pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que os juízes de Pernambuco não fizeram o que acharam justo? Você nem mesmo sabe se são torcedores do Sport Recife. Podem ser torcedores do Náutico ou do Santa Cruz, por que não? Ou até, quem sabe, do Flamengo, esse clube famoso por ter torcida no Brasil inteiro...

      O ministro Marco Aurélio apenas cumpriu sua função: julgar com isenção, independentemente de seu time do coração. Ele não jogaria a carreira fora com uma decisão claramente equivocada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que vc PC nao é juiz se não seria mais um a fazer do Fluminense mais rei do tapetao.
    Ho, time de sorte nos tribunais, não perde uma, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fluminense "não perde uma" nos tribunais? Sério que você tem amnésia a esse ponto?

      Que tal se lembrar do Campeonato Carioca de 1986, quando tivemos meio elenco adoecido com dengue, pedimos o adiamento do jogo, e o tribunal decidiu tirar os pontos do Fluminense, acabando com a nossa chance de disputar o tetra?

      Ou que tal relembrar a suspensão a Felipe por agressão? Numa medida completamente desproporcional, nosso principal meia pegou seis meses inteirinhos de gancho. Não lembra?

      Ou ano passado, quando Fred foi suspenso da fase final do Campeonato Carioca por ter dado uma opinião na beira do campo, após ter sido (injustamente) expulso do Fla-Flu? Só pra te lembrar: os quatro expulsos do jogo Flamengo x Vasco, que aconteceu semanas antes do Fla-Flu, tiveram seus julgamentos adiados, sendo assim todos liberados para disputar a fase final, ao contrário de Fred. Justo, né?

      Essa coisa de que o Fluminense tem "sorte" nos tribunais só existe na cabeça de torcedores doentes dos rivais. Quem acompanha as coisas do futebol carioca e brasileiro sabe que o Fluminense só ganha no tribunal as causas que realmente são inquestionáveis. Se há uma nesga de chance de perder, o Fluminense perde. Somos o clube mais perseguido pelos tribunais, disparado.

      De "rei do tapetão", o Fluminense não tem nada...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.