sexta-feira, 15 de maio de 2015

Neymar pode se tornar 7º jogador a conquistar a Copa Libertadores e a Champions' League


No próximo dia 6 de junho, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, Barcelona e Juventus decidirão a Champions' League 2014-2015. Um dos destaques do clube espanhol na competição, Neymar poderá entrar para uma seleta lista: a de jogadores que conquistaram tanto a Copa Libertadores quanto a Champions' League.

A galeria de campeões dos dois torneios tem apenas seis nomes até hoje, quatro brasileiros e dois argentinos. Os dois primeiros a atingir o feito foram o goleiro Dida e o zagueiro Roque Júnior, quando foram campeões europeus pelo Milan, em 2003. Dida havia vencido a Copa Libertadores de 1997, jogando pelo Cruzeiro, e Roque Júnior a de 1999, atuando pelo Palmeiras.

Em 2007, foi a vez de o lateral-direito Cafu atingir a façanha. Campeão da Copa Libertadores pelo São Paulo em 1992 e 1993, Cafu estava no Milan campeão europeu de 2007. No ano seguinte, foi a vez do atacante argentino Tévez, jogando pelo Manchester United, conquistar a Liga dos Campeões da Europa (ele havia vencido a Copa Libertadores em 2003 atuando pelo Boca Juniors - e pode voltar a ser campeão europeu este ano, como um dos destaques da Juventus).

Em 2010, o zagueiro argentino Walter Samuel juntou-se ao seleto grupo: havia vencido a Copa Libertadores pelo Boca Juniors em 2000, e conquistou a Liga dos Campeões pela Internazionale em 2010.

Em 2013, o meia brasileiro Ronaldinho também conseguiu concluir a façanha, mas percorrendo o caminho inverso: primeiro foi campeão europeu, com o Barcelona, em 2006; sete anos depois, conquistou a Copa Libertadores com o Atlético Mineiro.

Neymar foi campeão da Copa Libertadores em 2011, jogando pelo Santos. O craque brasileiro conseguirá erguer a taça da Champions' League também? Saberemos no dia 6 de junho, após a grande final, no Olympiastadion, em Berlim.

PCFilho

Observações:
- o argentino Juan Pablo Sorín participou de uma partida da primeira fase da vitoriosa campanha da Juventus na Liga dos Campeões 1995-96, entrando no segundo tempo (Juventus 1 x 2 Borussia Dortmund). Antes de a competição europeia terminar, transferiu-se para o River Plate, e participou do elenco campeão da Copa Libertadores de 1996. Preferi não considerá-lo um dos "campeões lá e cá", porque sua participação na campanha da Juventus foi muito discreta, e porque ele saiu antes da conclusão do torneio europeu.
- algumas fontes citam o argentino Santiago Solari, campeão europeu pelo Real Madrid em 2002, como campeão da Copa Libertadores pelo River Plate em 1996. No entanto, Solari não disputou nenhuma partida na campanha vitoriosa do River Plate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.