sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 15 de dezembro


1903: com 13 votos, o inglês Francis Henry Walter foi eleito o segundo presidente do Fluminense, para suceder ao fundador Oscar Cox, o Pioneiro (que recebeu 2 votos). O vice-presidente eleito foi Guilherme Guinle. Sócio número 88 do Fluminense, o empreendedor Francis Walter comandou o clube durante os cinco anos seguintes, período em que o Fluminense se tornou tricolor, inaugurou seu campo na rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), conquistou seus primeiros Campeonatos Cariocas e dobrou seu número de sócios.

1935: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 1 da Seleção Paulista. Os gols do escrete carioca foram de Hércules (dois), Mamede e Plácido (dois). A escalação era baseada no Fluminense, contando com sete atletas tricolores: Batatais [Fluminense]; Marin [Flamengo] e Machado [Fluminense]; Marcial [Fluminense], Brant [Fluminense] e Orozimbo [Fluminense]; [Flamengo], Russo [Fluminense] (Caldeira [Flamengo]), Plácido [America], Mamede [America] e Hércules [Fluminense]. Uma semana depois, a Seleção Carioca confirmaria a conquista do Campeonato, em São Paulo (vide 22 de dezembro).

1937: em partida válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 7 a 0, gols de Tim, Romeu Pellicciari, Hércules (dois), Sandro (dois) e Sobral. Acumulando uma campanha de doze vitórias, um empate e uma derrota, o time do Fluminense seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1942: no terceiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 3 a 3 com a Seleção Paulista. Pirillo, Lelé e Zarzur marcaram os gols do Distrito Federal, que foi escalado assim, baseado no time do Flamengo: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Lelé [Madureira] e Vevé [Fla]. Até aqui na série decisiva, houve uma vitória para cada seleção e um empate. Os paulistas terminariam campeões na quarta partida (vide 20 de dezembro).

1943: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca perdeu para a Seleção Paulista por 3 a 2, de virada, no Pacaembu. O escrete do Distrito Federal abriu 2 a 0 logo no começo, com dois gols do vascaíno Ademir Menezes, em duas assistências do tricolor Pedro Amorim (uma dupla dinâmica que voltaria a se reunir em 1946, no Fluminense). Os paulistas viraram com gols de Servílio, Hércules (ex-Flu, agora atleta do Corinthians) e Luizinho. Com cinco atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal atuou com: Batatais [Fluminense]; Domingos da Guia [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Rui Campos [Fluminense] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Ademir Menezes [Vasco], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Vevé [Flamengo]. Após dois jogos em São Paulo, os paulistas tinham duas vitórias, mas nada estava decidido: a Seleção Carioca venceria os três jogos finais em casa, e se sagraria campeã brasileira (vide 19, 23 e 30 de dezembro).

1946: em jogo pela quinta e penúltima rodada do Supercampeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense goleou o America por 6 a 2, graças aos gols de Rodrigues Tatu (três, um de pênalti), Pedro Amorim, Gritta (contra) e Careca. O Fluminense liderava com 9 pontos ganhos (4 vitórias e 1 empate), seguido pelo Botafogo com 8 pontos ganhos (4 vitórias e 1 derrota). Na rodada final, Fluminense e Botafogo duelariam pelo título de supercampeão, em São Januário (vide 22 de dezembro).

1948: em jogo amistoso, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense derrotou o Ceará por 5 a 1, graças aos gols de Santo Cristo, Simões (dois), Orlando Pingo de Ouro e Emílio Ibrahim (este último gol é creditado a Ivson em algumas fontes). Este foi o primeiro duelo do Fluminense contra o Ceará Sporting Club na história.

1963: em jogo pela última rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, resultado que deu o título de campeão ao rival rubro-negro. Este Fla-Flu é o maior público de um jogo entre clubes na história do futebol: 194.603 presentes (177.656 pagantes) no Maracanã. Com a campanha de 16 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, 48 gols-pró e 10 gols-contra, o Fluminense terminou mesmo como vice-campeão, um ponto atrás do Flamengo. No dia seguinte, Nelson Rodrigues escreveria em sua crônica sobre o jogo: "Amigos, eu sei que os fatos não confirmaram a profecia. Ao que o profeta só pode responder: - 'Pior para os fatos!'. É só.".

1977: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro na segunda fase, com um empate em 0 a 0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Maracanã, terminando em quarto lugar na chave, com 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas.

1988: após cinco jogos seguidos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã, gol de Cacau. O Tricolor já estava classificado para as quartas-de-final, em que enfrentaria o Vasco, já em 1989 (vide 29 de janeiro e 1º de fevereiro).

1990: no último jogo do Torneio Adolpho Bloch, com portões abertos em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol de Renato Carioca.

1991: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, diante de 43.718 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Ézio (de pênalti) abriu o placar para os tricolores, e Paulo Nunes empatou para os rubro-negros. A segunda partida da decisão ocorreria quatro dias depois (vide 19 de dezembro).

1994: no segundo jogo da final da Copa Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Volta Redonda por 1 a 0 no tempo normal. Apesar de ter vencido o primeiro jogo por 4 a 1, o Fluminense não foi campeão - o regulamento da exótica competição previa prorrogação de trinta minutos, que terminou empatada em 0 a 0, e disputa de pênaltis, que o Volta Redonda venceu por 5 a 4, sagrando-se campeão (!).

1998: na segunda partida da semifinal da Copa Rio de Janeiro, na rua Bariri, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo de Macaé, gols de Bruno Reis e Roger Flores (de pênalti), e confirmou sua classificação para a final. Quatro dias depois, seria disputada a decisão, em jogo único, contra o São Cristóvão. No começo da reconstrução do elenco após a queda para a Série C, o jovem time tricolor conquistaria o título (vide 19 de dezembro).

1999: na terceira rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Serra, no Maracanã. O gol tricolor foi do meia Yan. Apesar do tropeço, o Fluminense seguia com ótimas chances de garantir a promoção e o título - que seria conquistado na última rodada (vide 23 de dezembro). Seria o primeiro passo para o retorno definitivo à elite do futebol nacional.

****

Aniversariantes do dia:

Wenceslau Malta (1931), campeão carioca de esgrima pelo Fluminense em 1957. Atleta do Pentatlo Moderno, Wenceslau conquistou a medalha de ouro individual e a medalha de prata por equipes, nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne (1956), alcançando a 31ª colocação, e nos Jogos Olímpicos de Roma (1960), obtendo a 32ª posição.

Vânder Aparecido Ferreira, o Vânder (1956), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1983, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.

César Diniz Pereira Roque, o César Diniz (1969), lateral-esquerdo que atuou no time profissional do Fluminense entre os anos de 1989 e 1990.

PCFilho

2 comentários:

  1. Nessa partida contra o Botafogo-SP em 1977 foi inacreditável o número de oportunidades criadas e desperdiçadas pelo Fluminense. Eu tinha 14 anos de idade e levei um surdão e bandeiras para a sala de aula, de lá saindo para o Maracanã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena. Bastava uma vitória para obter a classificação.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.