1923: por ideia de Dona Guilhermina Guinle e iniciativa de Mister Fred Brown, o Fluminense passou a organizar, anualmente, no gramado do Estádio de Laranjeiras, a Festa do Natal das Crianças Pobres. A mobilização, que envolvia todos os setores do clube, arrecadava fundos e donativos entre sócios, torcedores e atletas, para distribuir alimentos, bebidas e brinquedos a milhares de pequerruchos necessitados. A magnífica celebração do Natal tricolor era vista como um exemplo ímpar de solidariedade, e chegou a ser copiada por outras agremiações da cidade e do país. A tradição foi mantida ininterruptamente até o ano de 1960. A partir de 1961, passou a acontecer somente o Natal dos Funcionários, e depois a ideia foi infelizmente abandonada.
1938: na única partida que jogou no dia de Natal em sua história, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo, em General Severiano, pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca de 1938. Sandro e Tim marcaram os gols da vitória tricolor. O goleiro Batatais também teve excelente atuação, tendo inclusive defendido um pênalti. Com campanha de onze vitórias, um empate e duas derrotas, o timaço do Fluminense seguia firme rumo ao tricampeonato, que asseguraria já na rodada seguinte (vide 30 de dezembro).
****
Aniversariantes do dia:
Emmanuel Augusto Nery, o Nery (1892), zagueiro titular do time do Fluminense que conquistou o Campeonato Carioca de 1911, de maneira invicta. Nery foi um dos nove atletas que saíram do Fluminense para fundar o futebol do Flamengo, no fim daquele ano.
Marcos Cláudio Philippe Carneiro de Mendonça, o Marcos (1894), primeiro grande goleiro brasileiro. Estreou no Fluminense em 1914, oriundo do America. No mesmo ano, foi o primeiro goleiro da Seleção Brasileira, e conquistou a Copa Roca. Entre 1917 e 1919, foi titular do lendário time do Fluminense, tricampeão Carioca. Em 1919, conquistou o Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira - feito que repetiria em 1922. Entre 1941 e 1943, foi presidente do Fluminense, conquistando o Campeonato Carioca de 1941. Historiador respeitado, publicou diversos livros, dentre os quais "O Intendente Câmara" (1933) e "O Marquês de Pombal e o Brasil" (1960).
|
Marcos Carneiro de Mendonça, lendário goleiro do Fluminense. |
|
Marcos Carneiro de Mendonça, presidente do Fluminense (em 1941). |
Joel Natalino Santana, o Joel Santana (1948), treinador com três passagens no comando técnico do Fluminense. Na primeira passagem, em 1995, conquistou o Campeonato Carioca e chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro. Na terceira passagem, em 2007, iniciou a campanha que terminaria no título da Copa do Brasil.
Vladimir Djordjevic (1982), zagueiro sérvio, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2006.
PCFilho
Em que ano o goleiro Marcos faleceu?
ResponderExcluirMarcos Carneiro de Mendonça faleceu em 1988, aos 93 anos.
ExcluirFeliz Natal PC. E que vc continue por muitos anos com o seu Blog.
ResponderExcluirObrigado, xará! Feliz Natal para você também! :)
Excluir