segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 18 de dezembro


1938: em partida válida pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no campo do São Cristóvão, na rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 5 a 2 da equipe anfitriã, graças aos gols de Romeu Pellicciari, Hércules, Fogueira (dois) e Tim. Com campanha de dez vitórias, um empate e duas derrotas, o timaço do Fluminense não perderia mais nenhuma partida até garantir a conquista do tricampeonato do Rio de Janeiro (vide 30 de dezembro).

1955: diante de 71.539 presentes (64.428 pagantes) no Maracanã, o Fluminense sofreu uma de suas mais dolorosas derrotas: 6 a 1 para o Flamengo, em jogo do returno do Campeonato Carioca.  O meia Didi marcou o único gol do Fluminense no trágico domingo. Revoltados com o revés, torcedores tricolores queimaram uma bandeira do clube, na arquibancada, em episódio que ficou famoso na época. Vale a pena ler um trecho da crônica que Nelson Rodrigues escreveu sobre a bandeira queimada...

"Quando o Fluminense perdeu do Flamengo, por 6 a 1, a torcida tricolor não teve meias medidas: - queimou a bandeira do clube, em pleno Maracanã, numa cerimônia pública e horrenda. E, depois, não saciados, aqueles vândalos, aqueles Neros, aqueles Dráculas sapatearam em cima das cinzas! Lembro-me que o episódio provocou, na ocasião, indignações histéricas. Ninguém entendia que fizessem, com a bandeira Tricolor, naquela tarde, uma Noite de São Bartolomeu. E, no entanto, o incidente oferecia aspectos que escapavam à massa ululante. Eis a verdade: - com o fogaréu improvisado, o martírio invadia o futebol, incorporava-se à tradição do Fla-Flu, dramatizava o clássico, para sempre. Daqui a duzentos anos, quando se encontrarem o Flamengo e o Fluminense, todos hão de se lembrar daquela que, entre todas as bandeiras, foi queimada como uma Joana d’Arc. De resto, ensina a nossa experiência vital que nada se faz sem sofrimento. Até para se beber um copo d'água é preciso um pouco, um mínimo de martírio.

Por outro lado, devemos considerar o aspecto afetivo do fato. E aqui pergunto: - por que um torcedor rasga a carteirinha do clube ou incendeia a sua bandeira? Respondo: - por causa de uma nítida, taxativa, incontível dor de cotovelo. Sem querer e sem saber, a torcida dava uma feérica demonstração de muitíssimo amor. E nunca, como naquele momento, o Fluminense mereceu tanto a atra e negra inveja dos seus co-irmãos. De fato, ele podia bater no peito e clamar, para qualquer um: 'Eu fui queimado e tu, não!'."

1960: na última rodada do Campeonato Carioca, diante de mais de 100.000 pessoas (98.099 pagantes) no Maracanã, o Fluminense tinha a vantagem do empate, mas perdeu por 2 a 1 para o America, ficando com o vice-campeonato. Pinheiro abriu o placar para os tricolores, de pênalti; porém, os americanos empataram com Nilo e viraram com Jorge, o último gol aos 33 minutos do segundo tempo. O Fluminense terminou a competição com 16 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, somando um ponto a menos que o America, que tinha 16 vitórias, 5 empates e 1 derrota, e por isso se consagrou como primeiro campeão do estado da Guanabara.

1965: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol de Evaldo - resultado que garantiu matematicamente o título do Flamengo (que, já campeão, perderia para o Botafogo no dia seguinte). Com a campanha de 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 24 gols-pró e 15 gols-contra, o Fluminense terminou a competição em terceiro lugar. Curiosamente, dezoito anos depois, o Flamengo retribuiria o favor, vencendo o Bangu para dar o Campeonato ao Fluminense (vide 14 de dezembro).

1983: no amistoso festivo para a troca de faixas dos campeões estaduais, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Corinthians. Os gols tricolores foram marcados pelo casal 20: Washington e Assis. O Corinthians havia conquistado o Campeonato Paulista em decisão contra o São Paulo, e o Fluminense havia vencido o Campeonato Carioca em triangular com Bangu e Flamengo (vide 4, 11 e 14 de dezembro).

1985: o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, de virada, diante de 88.162 pagantes no Maracanã, e sagrou-se mais uma vez tricampeão Carioca! O Bangu, que tinha a vantagem do empate por ter vencido o Flamengo, abriu o placar com Marinho, no começo do jogo, em cabeçada certeira; empurrado pela torcida, o Fluminense conseguiu empatar com Romerito, já aos 18 minutos do segundo tempo. O gol do título tricolor foi marcado por Paulinho, em bela cobrança de falta, da entrada da área, aos 31. É tricampeão!

****

Aniversariantes do dia:

Waldemar Muniz Barbosa (1934), meia-atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1953 e 1956. Conquistou o Torneio Pentagonal de Aspirantes em 1955.

Jairo Augusto de Oliveira (1943), zagueiro que atuou no time profissional do Fluminense na temporada de 1967.

Leomir de Souza (1961), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense de 1983 a 1988, com 31 gols marcados em 259 jogos com a camisa tricolor. Conquistou o tricampeonato Carioca (1983, 1984 e 1985), o Campeonato Brasileiro de 1984, o Torneio de Seul de 1984, a Copa Kirin de 1987 e o Torneio de Paris de 1987. Posteriormente, trabalhou no clube como auxiliar técnico, entre 2011 e 2012 e desde 2017.
Leomir (à direita) comemorando gol com Assis.

Dirceu Xavier Francisco (1977), meio-campista que atuou no time profissional do Fluminense entre as temporadas de 1995 e 2000.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.