1951: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Olaria, de virada. Os gols da trabalhosa vitória tricolor foram marcados no segundo tempo, por Carlyle e Telê. Foi a quinta vitória consecutiva do Fluminense, que passou a somar doze vitórias, dois empates e uma derrota na competição. O Fluminense liderava, três pontos à frente do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras pelo título (vide 13 e 20 de janeiro).
1956: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, em grande atuação do jovem Francisco Santana, o Fifi, que marcou os dois gols tricolores.
1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 63.350 presentes (57.237 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, com gols de Paulinho Omena e Rodrigo.
1973: com grande atuação de Manfrini, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Manfrini foi o autor dos dois gols tricolores no clássico, um deles uma verdadeira pintura, em chute acrobático, meio bicicleta, meio voleio.
1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, em Ítalo del Cima, gol de Luiz Fumanchu.
1994: em jogo válido pela Copa Rio de Janeiro, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1 (empate em 1 a 1 no tempo normal e vitória por 1 a 0 na prorrogação), eliminando o rival da competição. Os gols tricolores foram de Leonardo e Welton.
2001: em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, o Fluminense, já classificado, derrotou o Corinthians por 2 a 1, de virada, graças aos gols de Fernando Diniz e Alex Fidelinho. Nas quartas-de-final, três dias depois, o Fluminense enfrentaria a Ponte Preta, numa partida dramática no Maracanã (vide 5 de dezembro).
2007: em jogo da última rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, em Santos, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Santos, após estar perdendo por 1 a 0, graças aos gols de Adriano Magrão, Luiz Alberto, Thiago Neves e Arouca. O Tricolor terminou a competição na quarta colocação, conquistando "a segunda vaga" na Copa Libertadores (já estava classificado por ter conquistado a Copa do Brasil).
2009: na finalíssima da Copa Sul-Americana, diante de 69.565 presentes (65.822 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou a LDU de Quito por 3 a 0, gols de Diguinho, Fred e Gum, mas ficou com o vice-campeonato, devido à derrota por 5 a 1 na partida de ida, na altitude (vide 25 de novembro). Ao fim da partida, a multidão, que fora ao Maracanã para tentar a improvável virada, aplaudiu o "time de guerreiros" pela luta. No domingo, em Curitiba, teríamos a última batalha do ano, pela permanência na Série A: seria a concretização da Arrancada Histórica, a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro (vide 6 de dezembro).
2012: na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, no Engenhão. Os gols vascaínos foram de Éder Luís, e o gol tricolor foi do lateral-esquerdo Thiago Carleto, de pênalti. A derrota não atrapalhava a festa: a torcida tricolor desceu as rampas repetindo o mesmo grito das últimas semanas: "tetracampeão! tetracampeão!". Os números finais da campanha do quarto título tricolor no Campeonato Brasileiro foram: 38 partidas, 22 vitórias, 11 empates e 5 derrotas, 61 gols-pró e 33 gols-contra. Mesmo com os três tropeços após garantir a conquista, o Fluminense ainda terminou cinco pontos à frente do Atlético Mineiro, vice-campeão.
A classificação final do Campeonato Brasileiro de 2012: é campeão!!! |
David Pimenta, zagueiro tricolor em 1930. |
Capa da revista Placar com Artime, reforço do Fluminense em 1972. |
Artime foi uma decepção no Fluminense. Chegou com fama de craque e artilheiro, foi embora poucos meses depois sem mostrar nada. E o Fluminense tinha um time forte. Se ele tivesse produzido o que podia, teríamos conquistado o bi.
ResponderExcluirUma pena, Artime poderia ter ajudado mais o Fluminense mesmo. Bom, vale dizer que, quando o contrato foi rescindido, o próprio devolveu parte das luvas recebidas na assinatura.
ExcluirTempos em que as relações, no futebol e na vida, eram regidas por honestidade e caráter.
ExcluirÉpoca em que nem mesmo os presidentes da República enriqueciam com negociatas (acreditem, havia políticos honestos!).
Você tem razão. Esses políticos atuais deveriam sentir vergonha de seus luxos sustentados pela sociedade.
ExcluirEsse David Pimenta eu não conhecia. Quanto ao ano do nascimento dele, certamente é do início do século XX, pela época em que jogou (1923-1930).
ResponderExcluirAté procurei aqui mas não achei nenhuma referência ao aniversário dele na Internet (exceto aqui, claro).
Uma das minhas fontes lista o aniversário dele em 31/05/1917, informação que eu descartei por motivos óbvios.
ExcluirProcurando informações sobre ele, achei uma notícia sobre a comemoração do aniversário dele em 2 de dezembro. No entanto, não dizia quantos anos ele estava completando. Então, não tenho o ano. Se alguém aí tiver ou conseguir achar, peço que me avise, por favor! :)
Essas pesquisas para descobrir os aniversários devem ser infernais. Imagino a quantidade de datas desencontradas por aí...
ExcluirHahaha, nem me fale. A data do próprio Artime aparece em várias fontes como 25/11/1941, erradamente.
ExcluirObrigado por tentar ajudar. Todo auxílio é válido!