sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Matemática - O Nhoque da Fortuna


Uma conhecida tradição dos restaurantes italianos é servir, todo dia 29, o Nhoque da Fortuna, junto com uma nota de um dólar, que deve permanecer sob o prato, enquanto durar a refeição. Meu padrinho, uma pessoa conhecida na cidade por ser mão-de-vaca, come o Nhoque da Fortuna todo dia 29 e, desde o dia em que eu nasci, guarda o dólar para dar a mim. Sabendo que eu nasci no dia 7 de dezembro de 1984, quantos dólares meu padrinho já me deu, contando o de hoje?

(A well-known tradition of Italian restaurants is to serve, every day 29, the Gnocchi of Fortune, along with a dollar bill, which should remain under the plate, while the meal lasts. My godfather, a person known in the city for being a scrooge, eats the Gnocchi of Fortune every day 29 and, since the day I was born, keeps the dollar to give to me. Knowing that I was born on December 7, 1984, how many dollars did my godfather give me, counting today's one?)

PCFilho

4 comentários:

  1. With or without the dollar bill, gnocchi is delicious. :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. All right. The first one would have been on 29 December 1984, the first day 29 since you were born. Today is 33 years after that, and in that time there have been eight leap years (1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, and 2016) so that would be 8*12+25*11=96+275=371 more day 29s, so he gave you a grand total of 372 dollars.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.