domingo, 31 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 31 de dezembro


O time principal do Fluminense nunca atuou no dia 31 de dezembro. Em 31/12/1933, o craque tricolor Preguinho esteve em campo pela Seleção Carioca, conforme descrito abaixo.

1933: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Parque Antártica, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 2 a 1 para a Seleção Paulista. A equipe carioca atuou com a seguinte formação: Rey [Vasco]; Moisés [Flamengo] e Itália [Vasco]; Gringo [Vasco], Fausto [Vasco] e Molla [Vasco]; Roberto [Flamengo], Russinho [Vasco] (Tião [Bangu]), Gradim [Bonsucesso], Preguinho [Fluminense] e Jarbas [Flamengo]. O gol carioca foi de Gradim, e os gols paulistas foram de Waldemar de Brito e Luizinho. Na Seleção Paulista, estavam Romeu Pellicciari e Hércules, dois craques que fariam sucesso no Fluminense a partir de 1935. A segunda partida da final ocorreria uma semana depois, em São Januário (vide 7 de janeiro).

****

Aniversariantes do dia:

Joaquim Gilberto da Silva, o Joaquinzinho (1934), meia-atacante gaúcho, com 44 gols marcados em 123 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1963 e 1966. Foi titular do time tricolor na conquista do Campeonato Carioca de 1964, anotando o primeiro gol do Fluminense no jogo final da competição (vide 20 de dezembro). Em 1957, quando atuava no Brasil de Pelotas, Joaquinzinho quase foi trocado pelo jovem Pelé, do Santos, mas o negócio não foi à frente. Joaquinzinho posteriormente atuou no Corinthians e no Juventus da Mooca, antes de vir para as Laranjeiras, onde viveu a melhor fase de sua carreira.
Joaquinzinho treinando em Laranjeiras (Revista do Esporte).

Valdeir Celso Moreira, o Valdeir (1967), atacante com 18 gols marcados em 75 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1995 e 1996.


Vágner Dantas, o Vaguinho (1976), lateral-direito que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1995 e 1996.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.