Como exercício de curiosidade, computei a tabela final do Campeonato Brasileiro de 2017 contabilizando apenas os confrontos entre os chamados "grandes": Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio (o Internacional estava na Série B). Cada um dos times realizou 20 clássicos, e a classificação final contabilizando apenas estes jogos seria a seguinte:
Abaixo, faço algumas observações e deduções sobre os dados da tabela.
O Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro nestes jogos, conquistando 41 pontos dos 60 possíveis, um desempenho excepcional, ainda mais levando-se em conta a dificuldade das partidas. Seu desempenho nos clássicos foi até superior à performance nas demais partidas (31 pontos em 54 possíveis), dado que não deixa de ser surpreendente.
Para efeito de comparação, se o Flamengo, dono do pior desempenho nos clássicos, tivesse tido a mesma performance do Corinthians nestas partidas, teria somado 21 pontos extras, chegando aos 77 no total, e provavelmente teria sido o campeão.
Dos onze times grandes, somente três tiveram mais vitórias que derrotas nos clássicos: Corinthians, Santos e Palmeiras - exatamente os três primeiros colocados do Brasileirão, o que demonstra inequivocamente a importância de obter bons resultados nestas partidas.
Com 15 anos de pontos corridos, os clubes já deveriam ter aprendido a tratar todo jogo como decisão - porém, especialmente os "clássicos" precisam ser vistos de maneira especial. Para demonstrar a importância de cada duelo, compararei Fluminense e Vasco. Nos duelos contra os outros 9 grandes, os dois rivais cariocas tiveram desempenhos exatamente iguais: 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. O Vasco levou vantagem no confronto direto, vencendo as duas partidas contra o Fluminense. Se o Fluminense tivesse vencido os dois duelos, trocaria de posição com o Vasco na tabela acima: teria terminado com o 5º melhor desempenho em clássicos, e o Vasco é que teria terminado com o 10º. Na
tabela completa de classificação, o Fluminense terminaria em 9º lugar, posição do Atlético Mineiro, podendo até sonhar com a vaga na Copa Libertadores; e o Vasco terminaria em 14º, posição do próprio Fluminense. Conclusão: nestes dois clássicos, o Vasco conquistou sua vaga na Copa Libertadores, e o Fluminense perdeu qualquer possibilidade de consegui-la.
Em 2018, com o retorno do Internacional à Série A, todos os doze clubes grandes disputarão o Campeonato Brasileiro, o que aumentará ainda mais a importância dos clássicos, que serão 22 dos 38 jogos de cada clube. Se eu fosse treinador, diria aos meus atletas, tal qual Gentil Cardoso: deem-me os clássicos, e eu lhes darei o Campeonato...
PCFilho
Essa é uma marca do Fluminense da Flusócio: o péssimo desempenho contra os outros grandes. Tirando 2012 e 2014, tivemos desvantagem nos clássicos em todos os anos desde 2011.
ResponderExcluirObrigado, Peter Siemsen.
Obrigado, Pedro Abad.
Obrigado, Flusócio.
De fato. O retrospecto do Fluminense em quase todos os clássicos tem sido ruim ou no máximo mediano.
Excluir