segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 11 de dezembro


1917: em jogo amistoso, disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Andarahy, com três gols do centroavante inglês Welfare. O time tricolor se preparava para as duas partidas finais do Campeonato Carioca, nas quais confirmaria a conquista do título (vide 23 e 30 de dezembro).

1932: a Seleção Brasileira derrotou o Nacional do Uruguai por 2 a 1, em amistoso disputado no Estádio Centenário, em Montevideo. Ivan Mariz era o representante tricolor no escrete, que jogou assim: Victor [Botafogo]; Domingos da Guia [Vasco] e Itália [Vasco]; Canalli [Botafogo], Martim Silveira [Botafogo] e Ivan Mariz [Fluminense]; Walter [Sport Club Brasil], Paulinho [Botafogo], Gradim [Bonsucesso], Nélson [Flamengo] (Oscarino [America]) e Jarbas [Carioca]. Os gols brasileiros foram de Walter e Gradim.

1941: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Combinado Fluminense-Botafogo ganhou por 5 a 4 da Seleção Gaúcha, graças aos gols de Rongo, Hércules (três, um de pênalti) e Heleno de Freitas. O combinado carioca jogou com os seguintes atletas: Capuano [Flu]; Caieira [Bota] e Renganeschi [Flu]; Zezé Procópio [Bota], Carlos Santamaría [Bota] e Zarcy [Bota]; Rongo [Flu], Heleno de Freitas [Bota] (Pedro Nunes [Flu]), Russo [Flu], Romeu Pellicciari [Flu] e Hércules [Flu]. O "combinado vovô" atuou com camisas do Botafogo, por iniciativa do Fluminense em homenagem ao co-irmão.

1970: o Flamengo foi derrotado por 3 votos a 2 no tribunal especial da CBD, na sua tentativa de entrar no lugar do Fluminense no quadrangular final do Campeonato Brasileiro. Alegando que o Corinthians escalara Zé Maria irregularmente, o Flamengo tentava ganhar no tapetão os pontos de sua derrota por 1 a 0, na última rodada. Se o pleito rubro-negro fosse bem-sucedido, o clube se classificaria no lugar do Fluminense. Assim, foi confirmada a realização do primeiro jogo do quadrangular, entre Fluminense e Palmeiras, no Maracanã. O centroavante Flávio voltou a sentir a perna, e dificilmente teria condições de jogo - mas o Fluminense já preparava seu herói improvável (vide 13 de dezembro).
Jornal dos Sports noticia a derrota rubro-negra no tapetão.

1983: na segunda partida do triangular final do Campeonato Carioca, diante de 83.713 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças a um gol salvador de Assis, com assistência de Deley, aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado alçou o Fluminense à liderança, e eliminou as chances de título do rival rubro-negro. Três dias depois, Flamengo e Bangu fariam o terceiro e último jogo do triangular: se o Bangu vencesse, forçaria uma partida extra contra o Fluminense; caso contrário, a torcida tricolor enfim soltaria o grito de "é campeão!" (vide 14 de dezembro).

1985: na primeira partida do triangular final do Campeonato Carioca, perante 95.049 pagantes no Maracanã, Fluminense e Flamengo empataram em 1 a 1, num Fla-Flu eletrizante. Washington abriu o placar para os tricolores, aos 38 minutos do primeiro tempo, de cabeça, completando cruzamento de Branco; e Leandro empatou para os rubro-negros, aos 44 da etapa final, em chute de fora da área. Quatro dias depois, Flamengo e Bangu se enfrentariam na segunda partida, e os alvirrubros venceriam (vide 15 de dezembro). E então Fluminense e Bangu partiriam para a grande decisão, em que o Fluminense conquistaria o tri (vide 18 de dezembro).

2004: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no Pinheirão, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Paraná Clube, gol do atacante Rodrigo Tiuí, aos 44 minutos do segundo tempo.

2016: em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Internacional, resultado que selou o rebaixamento do clube gaúcho para a Série B. O gol tricolor foi do meio-campista Douglas, e o colorado de Gustavo Ferrareis.

****

Aniversariantes do dia:

Gilberto Nicolau de Faria (1930), centro-médio que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1954.

Vágner de Araújo Antunes (1954), zagueiro que fez parte do elenco do Fluminense na temporada de 1989.

Amauri Vieira (1955), meia-atacante gaúcho com 19 gols marcados em 70 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1982 e 1983.

Carlos Alberto Gomes de Jesus, o Carlos Alberto (1984), talentoso meio-campista revelado pelo Fluminense. No time profissional tricolor, marcou 18 gols em 102 jogos, em duas passagens (a primeira entre as temporadas de 2002 e 2003, e depois em 2007). Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 2002 e da Copa do Brasil de 2007.
Carlos Alberto, revelação do Fluminense.

Luiz Felipe Outerelo (1991), atleta da equipe de Saltos Ornamentais do Fluminense, um dos representantes do clube nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

PCFilho

7 comentários:

  1. Então o Flamengo tentou tirar o Fluminense no tapetão em 1970!!

    Hahahaha e acham que têm moral pra falar do Fluminense...

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá, em pé, encostado na grande, em cima da fixa da Young Flu, debaixo de chuva, e vi tudo meio que de perto. Falei para um amigo, já desencarnado: Estou com pressentimento que vamos fazer um gol. Ele disse: Eu também! Descemos a arquibancada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1983, né?

      Eu daria um dedo, à moda Castilho, para poder estar no Maracanã nessa noite gloriosa!

      Excluir
    2. Grade, e não grande, naturalmente....

      Excluir
    3. Um dos grandes momentos da história do Fluminense!

      Excluir
    4. Após o gol. quando dei por mim estava ajoelhado em uma poça d'água formada entre a grade e o primeiro lance de arquibancada....totalmente em êxtase!!!!!

      Excluir
    5. Posso imaginar a cena, Alexandre!

      Queria poder ter compartilhado esse momento contigo, mas eu ainda não havia chegado por aqui... :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.