sábado, 9 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 9 de dezembro


1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Bangu por 11 a 1. Os gols tricolores foram de Zezé (três, um de pênalti), Chico Netto (de falta), Welfare (seis, um de pênalti) e Fortes (de pênalti). A façanha de Welfare é o recorde da história do clube: somente Buchan (em 13/06/1909), Welfare (em 09/12/1917) e Rongo (em 20/07/1941) marcaram seis gols pelo Fluminense no mesmo jogo. A campanha do Fluminense passou a ser de treze vitórias, um empate e duas derrotas. Faltando duas rodadas para o fim da competição, o Fluminense era o líder, empatado com o America nos pontos perdidos. Em suas duas partidas finais, o Tricolor confirmaria o título de campeão da cidade (vide 23 e 30 de dezembro).

1918: um dia após confirmar a conquista do bicampeonato Carioca, o Fluminense homenageou seus sócios que faleceram devido à epidemia de gripe espanhola, com missa celebrada na Igreja Matriz da Candelária. Os sócios falecidos foram: M. J. Oliveira Rocha, Eurico Duarte Pinto, Mathias C. Costa, Alberto Dias Carneiro, dr. João de Araujo Campos, dr. Nelson de Azambuja, Antonio Lage, dr. Octavio de Siqueira Queiroz, Luiz de Castro Guimarães, Anelio Rocha, J. Carneiro da Silva, Emilio Simon, Romulo Castanheda, Leon Gouy, Archibald French, dr. Guilherme Rocha Filho, Annibal Costa Pereira, Raymundo Belfort, Antonio Ribeiro da Silva, Claud V. Nelliman, Aurelio Simonetti, Antonio Sevalho Junior, J. E. Barbosa e João Armindo dos Passos Macedo. Estima-se que entre outubro e dezembro de 1918, período oficialmente reconhecido como pandêmico, 65% da população carioca adoeceu, tendo sido registradas 14.348 mortes. No mundo, as estimativas são de 20 a 40 milhões de mortes.

1928: na decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 1 da Seleção Paranaense, e conquistou o quarto título para o Distrito Federal.  Os cariocas jogaram com: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hélcio [Flamengo]; Nascimento [Fluminense], Floriano [America] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Nilo [Botafogo], Rogério [Botafogo], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols da vitória do Distrito Federal foram de Rogério (três) e Nilo (dois). Também participaram da campanha do título nacional Fernando Giudicelli [Fluminense], Hermógenes [America], Pamplona [Botafogo], Russinho [Vasco] e Sant'Anna [Vasco].

1934: em jogo válido pelo Torneio Extra, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Bangu. Os gols tricolores foram de Caetano, Sá Pinto (contra), Pirica e Russo.

1951: em partida do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão. Com doze vitórias, três empates e uma derrota na competição, o Fluminense ainda liderava, mas agora somente dois pontos à frente do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras, nas quais o Tricolor conquistaria o título (vide 13 e 20 de janeiro).

1956: diante de 63.394 presentes (54.664 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, em jogo válido pela antepenúltima rodada do Campeonato Carioca. Com o tropeço, Fluminense caiu para a terceira posição, com 30 pontos, contra 33 do líder Vasco e 31 do vice-líder Flamengo. O Vasco terminaria mesmo com o título, e o Tricolor ultrapassaria o Flamengo para ser o vice-campeão.

1984: na primeira partida do triangular final do Campeonato Carioca, diante de 94.123 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, eliminando o rival da disputa do título. Os gols da vitória tricolor, obtida numa bela exibição de futebol, foram de Romerito e Paulinho. Flamengo e Vasco fariam a segunda partida do triangular em 12 de dezembro, e o Fla-Flu decidiria o título em 16 de dezembro.

1999: na primeira rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Náutico, no Maracanã, graças aos gols de Roni e Yan (de pênalti). O Tricolor conquistaria o título, iniciando com sucesso sua jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2001: no jogo único da semifinal do Campeonato Brasileiro, perante 30.458 pagantes na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense perdeu para o Atlético Paranaense por 3 a 2, e foi eliminado da competição. Magno Alves marcou os dois gols tricolores, e Alex Mineiro fez os três dos anfitriões (o último aos 44 minutos do segundo tempo, evitando a realização da prorrogação).

****

Aniversariante do dia:

Édson de Oliveira Galvão, o Galvão (1955), lateral-direito com 15 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1986 e 1987.

PCFilho

3 comentários:

  1. Em 9 de dezembro de 1917 o Fluminense aplicou a maior goleada deste confronto ao golear o Bangu por 11 a 1, goleada que seria repetida em 1946, exceto pelo detalhe de que em 1917 o tempo regulamentar era de apenas 80 minutos, 10 a menos do que já seria em 1946. Para mostrar como este jogo foi movimentado, além dos doze gols, houve outro tento anulado e o Bangu desperdiçou dois pênaltis, um defendido por Marcos Carneiro de Mendonça e outro chutado para fora. Henry Welfare marcou seis gols nesta partida.
    Ref.: Livro Fluminense, 110 jogos inesquecíveis - Guerreiros desde 1902, páginas 24 e 25, por Dhaniel Cohen, Carlos Santoro, Heitor D'Alincourt e João Bolthauser (2012).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações adicionais, Alexandre! :)

      Excluir
    2. Em 2000, Magno Alves chegou perto do recorde, fez 5 no Santa Cruz.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.