quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 20 de dezembro



1925: o Fluminense encerrou sua campanha no Campeonato Carioca com vitória: 4 a 1 sobre o Hellênico, no Estádio de Laranjeiras, com dois gols de Preguinho e dois gols de Coelho. Com campanha de 13 vitórias (uma por W.O.), 4 empates e 1 derrota, 55 gols-pró e 21 gols-contra, o Fluminense terminou como vice-campeão, um ponto atrás do Flamengo. No mesmo dia, a Seleção Brasileira, com três atletas tricolores, empatou em 2 a 2 com o Newell's Old Boys, em Rosário. A escalação da Seleção foi: Batalha [Flamengo]; Pennaforte [Flamengo] e Hélcio [Flamengo]; Nascimento [Fluminense], Rueda [Corinthians] e Pamplona [Botafogo]; Filó [Paulistano], Lagarto [Fluminense], Russinho [Vasco], Nilo [Fluminense] e Oswaldinho [America]. Os gols da Seleção Brasileira foram marcados pelos tricolores Nilo e Lagarto.

1936: no primeiro jogo da melhor-de-três na decisão do Campeonato Carioca, com grande público no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo. Os gols tricolores foram de Russo e Hércules, e os rubro-negros ambos de Leônidas da Silva (um de pênalti). Em quatro Fla-Flus na competição até aqui, houve uma vitória de cada rival e dois empates. O Campeonato Carioca se definiria nas duas partidas seguintes, ambas no Estádio de Laranjeiras (vide 23 e 27 de dezembro).

1942: no quarto e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio São Januário lotado, a Seleção Carioca perdeu para a Seleção Paulista por 4 a 3, após estar vencendo por 3 a 1, terminando assim a competição como vice-campeã. O escrete do Rio de Janeiro tinha como base o time do Flamengo: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Lelé [Madureira] e Vevé [Fla]. O placar foi construído assim: os paulistas abriram o placar com Milani; os cariocas viraram com Vevé, Pedro Amorim e Vevé novamente (o ponta tricolor participou dos três gols); e os paulistas viraram com Lima, Cláudio e Lima novamente, levando para São Paulo o troféu.

1958: em jogo amistoso, o Fluminense goleou o Sírio Libanês de Goiânia por 8 a 1, no estádio do adversário, na capital de Goiás. Os gols tricolores foram de Waldo (dois), Telê (três), Léo Briglia (dois) e Romeu.

1959: na partida pela última rodada do Campeonato Carioca, um jogo para a celebração do título tricolor, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Botafogo, perante 39.487 presentes (35.142 pagantes) no Maracanã. Com a conquista já garantida desde a rodada anterior (vide 12 de dezembro), o Fluminense, com o veterano Jair Sant'Anna substituindo Edmilson, teve Paulinho Omena lesionado no primeiro minuto, e deixou o Botafogo abrir 3 a 1 no placar (gol de Maurinho para os tricolores, e dois gols de Quarentinha e um de Garrincha para os alvinegros). Nos minutos finais, quando a derrota parecia inevitável, Waldo marcou dois gols espetaculares e garantiu o empate para o Fluminense. A sensacional campanha do título tricolor não poderia mesmo terminar com uma derrota. Os números finais do Fluminense no Campeonato foram: 17 vitórias, 4 empates e 1 derrota, 45 gols-pró e 9 gols-contra.
O Fluminense campeão carioca de 1959.
Em pé: Zezé Moreira, Clóvis, Jair Marinho, Edmilson, Altair, Castilho e Pinheiro.
Agachados: Maurinho, Paulinho Omena, Waldo, Telê e Escurinho.

1964: na segunda partida da final do Campeonato Carioca, diante de 75.106 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bangu, e conquistou o título da cidade! Bianchini abriu o placar para o Bangu no primeiro tempo, mas Joaquinzinho, Jorginho e Gílson Nunes marcaram na etapa final, garantindo a vitória e o Campeonato para o Fluminense. Sob o comando técnico do ídolo Tim, o onze tricolor jogou assim a decisão: Castilho; Carlos Alberto Torres, Procópio, Valdez e Altair; Denílson e Oldair; Jorginho, Amoroso, Joaquinzinho e Gílson Nunes. Com a campanha total de 17 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, 48 gols-pró e 17 gols-contra, o Fluminense foi o campeão do Rio de Janeiro pela 18ª vez em sua história.
Fluminense, campeão carioca de 1964.
Em pé: Carlos Alberto Torres, Altair, Oldair, Valdez, Castilho e Procópio.
Agachados: Santana (massagista), Jorginho, Denílson, Amoroso, Joaquinzinho e Gílson Nunes.

1970: o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, diante de 112.403 pagantes no Maracanã! Sob o comando técnico de Paulo Amaral, o onze tricolor, desfalcado de Samarone e Flávio, jogou assim: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho Baiano); Denílson e Didi; Cafuringa, Cláudio Garcia, Mickey e Lula. Aos trinta minutos do primeiro tempo, após centro preciso de Didi, Mickey abriu o placar para o Tricolor, com cabeçada certeira. No início do segundo tempo, Vaguinho ainda igualou para os visitantes, mas o empate bastava para o Fluminense, que vencera Palmeiras e Cruzeiro nos dois primeiros jogos do quadrangular. Pela primeira vez, um clube carioca conquistava o Campeonato Brasileiro: quando o capitão Denílson, o Rei Zulu, ergueu a Taça de Prata aos céus do Rio de Janeiro, começou a festa do Fluminense - o Brasil é tricolor!
Volta olímpica no Maracanã: é campeão!
Capa da Revista do Fluminense, homenagem aos Campeões Brasileiros de 1970!

1999: na penúltima rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o São Raimundo por 2 a 0, no Maracanã, gols de Roger Flores e Magno Alves. Com o resultado, o Tricolor garantiu matematicamente a promoção - na rodada derradeira, contra o Náutico, nos Aflitos, conquistaria o título (vide 23 de dezembro), cumprindo com sucesso a primeira etapa do retorno definitivo à elite do futebol nacional.

****

Aniversariantes do dia:

Othon Valentim Filho (1944), treinador do time profissional do Fluminense entre março e maio de 1989.

Anthoni Santoro (1969), treinador do time sub-20 do Fluminense entre as temporadas de 2006 e 2007.

Vinícius de Abreu (1973), atacante que integrou o plantel do Fluminense em 1999, ano em que participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.