1958: em amistoso disputado na Fonte Nova quase totalmente lotada, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Corinthians, gols de Léo Briglia (dois) e Breno. Quando o placar era de 1 a 0, o goleiro tricolor Castilho defendeu um pênalti cobrado pelo zagueiro Olavo. A excursão do Fluminense pelas regiões Norte e Nordeste terminou assim com o memorável desempenho de onze vitórias, um empate e uma derrota.
1968: em amistoso disputado no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, o Fluminense venceu o América, campeão potiguar, por 3 a 0, gols de Oliveira (de pênalti), Amoroso e Samarone - este último, um golaço, em que o craque tricolor driblou vários adversários e entrou com bola e tudo, sendo aplaudido efusivamente pelo público.
1981: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), o Fluminense venceu o Campinense por 4 a 1, no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Cláudio Adão (dois), Zezé e Mário Marques.
1984: na sequência da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Confiança por 1 a 0, em São Januário, gol de Assis. Com duas vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista de seu segundo Campeonato Brasileiro.
1987: no jogo de volta das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1986, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, diante de 65.119 pagantes no Morumbi, sendo assim eliminado da competição (em
8 de fevereiro, vencera a ida, mas somente por 1 a 0). O São Paulo terminaria campeão.
1998: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, em um Maracanã com o gramado castigado pela chuva, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, de virada, graças aos gols de Flavinho e Roni (completando um chute espetacular de Paulo César).
2004: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 4 a 1, graças aos gols de Marcelo Macedo (dois) e Alessandro (dois).
2016: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Madureira, com três gols do centroavante Fred, que assim alcançou a marca de 167 gols com a camisa tricolor, ultrapassando Hércules e se tornando o terceiro maior artilheiro da história do clube. Fred encerraria sua passagem pelo Fluminense com 172 gols, atrás somente de Waldo, com 319, e Orlando Pingo de Ouro, com 184.
|
Fred em ação, no jogo em que se tornou o terceiro maior artilheiro do Fluminense (foto de Wagner Meier, LANCE!Press). |
****
Aniversariantes do dia:
Valmir Gritti (1958), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1979. Atuou seis vezes com a camisa tricolor.
Jorge Luís dos Santos Dias, o Jorge Luís (1976), lateral-esquerdo e meio-campista que atuou no Fluminense entre os anos de 1995 e 2000. Marcou 11 gols em 142 jogos pelo Fluminense, e participou das conquistas da Copa Rio de Janeiro de 1998 e da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.
|
Jorge Luís, lateral tricolor, em partida de 1999 (foto de Juha Tamminen). |
Gilson Marcus dos Santos, o Gilson (1980), lateral-esquerdo mineiro, com 20 atuações pelo Fluminense, entre 1999 e 2000. Participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.
PCFilho
Saudades de Fred. O melhor centroavante brasileiro desde Ronaldo.
ResponderExcluirSaudades mesmo. Quando a bola chegava na medida pra ele, era rede!
Excluir