domingo, 11 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 11 de fevereiro


1958: em amistoso disputado na Fonte Nova quase totalmente lotada, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Corinthians, gols de Léo Briglia (dois) e Breno. Quando o placar era de 1 a 0, o goleiro tricolor Castilho defendeu um pênalti cobrado pelo zagueiro Olavo. A excursão do Fluminense pelas regiões Norte e Nordeste terminou assim com o memorável desempenho de onze vitórias, um empate e uma derrota.

1968: em amistoso disputado no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, o Fluminense venceu o América, campeão potiguar, por 3 a 0, gols de Oliveira (de pênalti), Amoroso e Samarone - este último, um golaço, em que o craque tricolor driblou vários adversários e entrou com bola e tudo, sendo aplaudido efusivamente pelo público.

1981: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), o Fluminense venceu o Campinense por 4 a 1, no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Cláudio Adão (dois), Zezé e Mário Marques.

1984: na sequência da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Confiança por 1 a 0, em São Januário, gol de Assis. Com duas vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista de seu segundo Campeonato Brasileiro.

1987: no jogo de volta das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1986, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, diante de 65.119 pagantes no Morumbi, sendo assim eliminado da competição (em 8 de fevereiro, vencera a ida, mas somente por 1 a 0). O São Paulo terminaria campeão.

1998: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, em um Maracanã com o gramado castigado pela chuva, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, de virada, graças aos gols de Flavinho e Roni (completando um chute espetacular de Paulo César).

2004: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 4 a 1, graças aos gols de Marcelo Macedo (dois) e Alessandro (dois).

2016: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Madureira, com três gols do centroavante Fred, que assim alcançou a marca de 167 gols com a camisa tricolor, ultrapassando Hércules e se tornando o terceiro maior artilheiro da história do clube. Fred encerraria sua passagem pelo Fluminense com 172 gols, atrás somente de Waldo, com 319, e Orlando Pingo de Ouro, com 184.
Fred em ação, no jogo em que se tornou o terceiro maior artilheiro do Fluminense
(foto de Wagner Meier, LANCE!Press).

****

Aniversariantes do dia:

Valmir Gritti (1958), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1979. Atuou seis vezes com a camisa tricolor.

Jorge Luís dos Santos Dias, o Jorge Luís (1976), lateral-esquerdo e meio-campista que atuou no Fluminense entre os anos de 1995 e 2000. Marcou 11 gols em 142 jogos pelo Fluminense, e participou das conquistas da Copa Rio de Janeiro de 1998 e da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.
Jorge Luís, lateral tricolor, em partida de 1999
(foto de Juha Tamminen).

Gilson Marcus dos Santos, o Gilson (1980), lateral-esquerdo mineiro, com 20 atuações pelo Fluminense, entre 1999 e 2000. Participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.

PCFilho

2 comentários:

  1. Saudades de Fred. O melhor centroavante brasileiro desde Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades mesmo. Quando a bola chegava na medida pra ele, era rede!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.