quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 29 de fevereiro



1908: Fluminense, Botafogo, America, Paysandu, Rio Cricket e Riachuelo refundaram a Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA), em substituição à entidade anterior, que fora extinta na polêmica do Campeonato Carioca de 1907. Francis Henry Walter, presidente do Fluminense, foi escolhido o primeiro mandatário da LMSA. O Fluminense conquistaria os dois primeiros Campeonatos organizados pela nova Liga, em 1908 e 1909, ambos de maneira invicta.

1924: Fluminense, Flamengo, Botafogo, Bangu e America fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA), escolhendo o presidente tricolor Arnaldo Guinle como mandatário da nova entidade. Os fundadores da AMEA haviam se desfiliado da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), por divergências na questão do chamado "amadorismo marrom", praticado por alguns clubes. (Apesar de a ata da fundação estar datada de 1º de março, a reunião de fato ocorreu em 29 de fevereiro, naquele ano bissexto.) O Fluminense seria o primeiro campeão da nova entidade.

1956: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca de 1955, diante de 94.816 presentes (87.510 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2, graças aos gols de Paulinho (dois) e Escurinho. A vitória tricolor foi bastante celebrada, porque era uma questão de honra, após o trágico revés por 6 a 1 no duelo do segundo turno (vide 18 de dezembro).

1984: em partida válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, em São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ferroviário de Fortaleza, com dois gols de Wilsinho. Com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha da conquista do segundo Brasileirão da sua história.

2012: no primeiro jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Resende (Rafael Sobis marcou o gol tricolor). O árbitro Rodrigo Nunes de Sá ignorou pênalti claro para o Fluminense. O Tricolor, campeão do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, e terminaria campeão (vide 6 e 13 de maio).

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.