sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 2 de fevereiro


1954: em sua segunda partida na Copa Montevideo, o Fluminense venceu o Rapid Wien, da Áustria, por 3 a 1, no Estádio Centenário, na capital uruguaia. Os gols tricolores foram de Villalobos, Telê e Paraguaio. O Rapid Wien seria o campeão austríaco naquela temporada.

1958: em amistoso disputado na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Bahia, bicampeão baiano. Os gols tricolores foram anotados por Osvaldo Russo, Léo Briglia e Ivan (de pênalti). O goleiro tricolor Castilho defendeu um pênalti, cobrado por Maneca. Após dez partidas, o Fluminense permanecia invicto em sua viagem pelas regiões Norte e Nordeste, com nove vitórias e um empate.

1992: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Paysandu de Belém por 1 a 0, gol do centroavante Ézio, em bola disputada pelo alto na área, aos 26 minutos do segundo tempo.
Vídeo: o gol da vitória tricolor.

2003: em jogo do Campeonato Carioca, no Maracanã, Fluminense e Vasco empataram em 2 a 2. Petkovic abriu o placar para o Vasco, Fábio Bala marcou dois gols para o Fluminense, e Petkovic igualou o marcador, em cobrança de pênalti. Os dois rivais fariam a decisão da competição, em março.
Vídeo: os gols de Fluminense 2 x 2 Vasco.

2005: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para a Cabofriense. Os gols tricolores foram de Marquinho e Tuta. O resultado eliminou as chances de conquista do primeiro turno - porém, no segundo turno, o Fluminense se recuperaria, levantaria a Taça Rio, e acabaria campeão estadual, na decisão contra o Volta Redonda (vide 17 de abril).

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Quissamã, gols de Jean (de falta), Wagner e Fred (de pênalti).

****

Aniversariantes do dia:

Ángel Oscar Bruñel Sosa, o Bruñel (1945), zagueiro uruguaio que integrou o elenco do Fluminense entre 1973 e 1975. Disputou 70 partidas com a camisa tricolor, e participou da conquista do Campeonato Carioca de 1973.
Bruñel, com a camisa do Nacional de Montevideo.

José Maria Bernardo da Silva, o Zé Maria (1954), lateral-esquerdo natural de Volta Redonda, que atuou no Fluminense entre 1973 e 1975, em 1977 e em 1979, com 2 gols marcados em 83 jogos pelo Tricolor. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1973 e 1975.

Ernesto Paulo Ferreira Calainho (1954), treinador que trabalhou nas categorias de base do Fluminense, entre 1986 e 1987.

Rodrigo Batista da Cruz, o Rodriguinho (1983), atacante paulista, natural de Santos, com 7 gols em 40 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2010 e 2011. Rodriguinho participou da conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, marcando 5 gols em 28 partidas da competição.
Rodriguinho celebra gol contra o Flamengo (foto: Wallace Teixeira, Photocamera).

PCFilho

6 comentários:

  1. Léo Briglia acabaria depois negociado para o EC Bahia e seria o artilheiro do time na conquista baiana da Taça Brasil de 1959, com 8 gols!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Alexandre. Em 1958, Léo Briglia marcou contra o Bahia... em 1959, se transferiria exatamente para o Bahia, e acabaria sendo um dos heróis da conquista da Taça Brasil.

      Excluir
    2. Léo Briglia deve ter se transferido pro Bahia porque a concorrência no ataque do Fluminense era barra pesada. Waldo, Jair Francisco, Paulinho Omena, Telê, Escurinho, Romeu...

      Excluir
    3. Léo Briglia atuou no Fluminense entre 1956 e 1959. Pelos meus arquivos, tem 57 gols em 105 jogos.

      Uma curiosidade sobre Léo Briglia: ele foi pré-convocado por Vicente Feola para a Copa do Mundo de 1958. Porém, uma lesão no joelho causou seu corte. Na sua posição, foram à Suécia o flamenguista Dida e o santista Pelé...

      Excluir
    4. E um ano depois, em 59, na final da Taça Brasil, o Bahia do Léo venceu o Santos do Pelé...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.