sábado, 24 de fevereiro de 2018

Atletas que ganharam ouro em esportes diferentes na mesma Olimpíada

Ester Ledecká, a Rainha da Neve.

A atleta tcheca Ester Ledecká entrou para a história nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018, ao conquistar medalhas de ouro em dois esportes diferentes: o Slalom Gigante Paralelo do Snowboard e o Super-G do Esqui Alpino. Trata-se de um feito impressionante, obtido por pouquíssimos atletas ao longo da história olímpica.

O primeiro a conseguir a façanha foi o alemão Carl Schuhmann, o atleta mais bem-sucedido dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896: ele conquistou uma medalha de ouro na Luta Greco-Romana e três medalhas de ouro na Ginástica Artística (uma individual e duas por equipe).

Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, o britânico John Arthur Jarvis conquistou duas medalhas de ouro na Natação (nas provas de 1000 metros e 4000 metros), e uma medalha de ouro com o time de Pólo Aquático da Grã-Bretanha.

Nos Jogos Olímpicos de St. Louis, em 1904, três atletas dos Estados Unidos conquistaram medalhas de ouro na Natação (revezamento 4 × 50 jardas) e no Pólo Aquático (com a seleção norte-americana): Leo Joseph GoodwinLouis de Breda HandleyJoseph Aloysius Ruddy.

O nadador Paolo Francesco Radmilovic também colocou seu nome nesta lista seleta, ao conquistar medalhas de ouro na Natação (revezamento 4 × 200 metros) e no Pólo Aquático (com o time da Grã-Bretanha), nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres.

Nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, o atleta Morris Marshall Kirksey, dos Estados Unidos, ganhou a medalha de ouro no Atletismo (4 × 100 metros) e no Rugby (com o time norte-americano). Ele também ganhou a medalha de prata nos 100 metros rasos do Atletismo.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, em Chamonix, o norueguês Thorleif Haug conquistou duas medalhas de ouro no Esqui Cross Country (18 km e 50 km), e também venceu o Combinado Nórdico.

O norueguês Johan Hagbart Pedersen Grøttumsbraaten ganhou as medalhas de ouro no Esqui Cross Country (18 km) e no Combinado Nórdico, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1928, em St. Moritz.

Depois de 1928, nenhum outro atleta conseguiu repetir a proeza, até esta semana. Aos 22 anos de idade, Ester Ledecká já é, portanto, uma lenda do esporte.

Duas observações finais:

- dos atletas listados acima, somente Ester Ledecká, Carl Schuhmann, Thorleif Haug e Johan Hagbart Pedersen Grøttumsbraaten realizaram o feito em dois esportes individuais.

- não estou considerando para essa postagem atletas que venceram modalidades diferentes de um mesmo esporte - assim, por exemplo, o lendário Carl Lewis fica de fora, pois conquistou suas medalhas em modalidades diferentes de um mesmo esporte, o Atletismo (corrida e salto em distância).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.