segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 5 de fevereiro


1956: em partida válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca de 1955, o Fluminense fez uma grande exibição e ganhou por 3 a 1 do Vasco, diante de 44.240 presentes (39.227 pagantes) no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Róbson e Waldo (dois) - e o zagueiro Pinheiro ainda perdeu um pênalti. O resultado tirou do Vasco a liderança da competição, que caiu no colo do Flamengo.

1963: em amistoso disputado no Parque Artigas, em Paysandú, no Uruguai, o Fluminense venceu a Seleção de Paysandú por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Waldir Araújo (dois) e Quarentinha.

1994: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Ítalo Del Cima, o Fluminense derrotou o America por 1 a 0, gol do centroavante Ézio, de cabeça, aos 31 minutos do segundo tempo.

1995: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, em Moça Bonita, gol de Leonardo, aos 29 minutos do segundo tempo, em partida válida pela primeira fase do Campeonato Carioca. Com duas vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria na conquista do título estadual, na última rodada do octogonal final, contra o Flamengo (vide 25 de junho).

2005: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo. Tuta e Alex Fidelinho marcaram os gols tricolores no clássico. O Fluminense não tinha mais chances no turno - porém, se recuperaria no segundo turno, levantaria a Taça Rio, e terminaria campeão estadual, na decisão contra o Volta Redonda (vide 17 de abril).

2017: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Henrique Dourado, Léo Pelé e Gustavo Scarpa.

****

Aniversariantes do dia:

Miguel Ángel "Cholo" Converti, o Converti (1928), ponta-direita argentino, com 12 gols marcados em 36 partidas com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1955 e 1957. Iniciou sua carreira no Banfield e, após a passagem pelo Fluminense, jogou no Rosario Central e no Gimnasia y Esgrima de Mendoza.
Converti posando para a revista "El Gráfico", em 1951.

Manoel Martins de Souza, o Manoel (1941), atacante natural de Nova Friburgo, com 56 gols marcados em 68 jogos pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1961 e 1964. Jogou também no Serrano de Friburgo, no Bonsucesso, no Olaria e no Santa Cruz.
O atacante friburguense Manoel, no Estádio de Laranjeiras.

Guilherme Oliveira Santos, o Guilherme Santos (1988), lateral-esquerdo baiano, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2015, tendo disputado duas partidas com a camisa tricolor.

Dalton Moreira Neto, o Dalton (1990), zagueiro revelado pelo Fluminense, com 28 atuações no time profissional tricolor, entre 2009 e 2010. Com grande destaque no time da Arrancada Histórica de 2009, Dalton entrou na Justiça para sair do clube e transferiu-se para o Internacional no ano seguinte, e dali em diante sua promissora carreira desandou.
Dalton era uma promessa de craque.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.