sábado, 17 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 17 de fevereiro


1935: em jogo do Torneio Extra do Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do America, com gols de Sobral (dois, um de pênalti) e Russo.

1957: em partida do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, diante de 26.103 presentes (21.654 pagantes) no Maracanã, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Mineira. Com três atletas tricolores, a Seleção do Rio de Janeiro atuou assim: Pompéia [America]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Benedito [São Cristóvão], Clóvis [Fluminense] e Altair [Fluminense]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Waldo [Fluminense], Dequinha [Flamengo] e Pinga [Vasco]. Os gols do jogo foram de Gunga (1 a 0 para os mineiros), Pinga (1 a 1), Gunga (2 a 1 para os mineiros) e Joel (2 a 2).

1971: no Estádio Olímpico de Caracas, capital da Venezuela, o Fluminense derrotou o Deportivo Itália por 6 a 0, em partida válida pela primeira fase da Copa Libertadores. Os gols da vitória tricolor foram de Samarone, Mickey (dois), Lula (dois) e Cafuringa (de pênalti). O Tricolor liderava sua chave na competição continental, acumulando três vitórias em três jogos, todos fora de casa.

1979: em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do America, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Zezé, Carlos Alberto Pintinho, Russo (contra) e Nunes (três).

2000: no primeiro jogo da Taça Amizade Tricolor, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Grêmio por 4 a 3. Os gols do Fluminense foram de Agnaldo (três) e Roger Flores (de pênalti), e os do Grêmio de Ronaldinho Gaúcho (três, um de pênalti). Esta partida foi a estreia do treinador Valdyr Espinosa, em sua segunda passagem no comando técnico do Fluminense. O segundo jogo da taça seria na semana seguinte, em Porto Alegre (vide 23 de fevereiro).

2001: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Friburguense. Os gols tricolores foram de Roni (de pênalti), Jorginho (três) e Marco Brito (dois).

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Volta Redonda, graças aos gols de Samuel (dois) e Marcos Júnior.

2016: em partida válida pela Copa da Primeira Liga, perante 21.118 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 4 a 3. Os gols tricolores foram assinalados por Diego Souza (três, dois de pênalti) e Gustavo Scarpa. O Fluminense terminaria campeão da competição, em decisão contra o Atlético Paranaense (vide 20 de abril).

****

Aniversariantes do dia:

Luiz Bartholomeu de Souza e Silva Filho, o Barthô (1891), ponta-direita, autor do gol da vitória tricolor no primeiro Fla-Flu (vide 7 de julho). Marcou 23 gols em 58 jogos pelo Fluminense, entre 1912 e 1916. Foi um dos representantes do Fluminense nos dois primeiros jogos oficiais da Seleção Brasileira, contra a Argentina, em 1914. Barthô não jogou somente futebol: também defendeu o Fluminense em partidas de tênis. Em 19/11/1927, ele faleceu em um acidente automobilístico na Estrada de Santos. Sua família tem tradição na política brasileira, e seu sobrinho-neto Fernando Collor de Mello seria Presidente da República entre 1989 e 1992.
Barthô, o autor do gol da vitória no primeiro Fla-Flu
(fonte da imagem: Almanaque do Fluminense).

Edival Therezino da Costa, o Edival (1954), zagueiro com 49 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1976 e 1978. Participou das conquistas do Torneio de Paris em 1976 e das Copas Governador Faria Lima e Vale do Paraíba em 1977.

Francisco Chagas Eloia, o Elói (1955), meio-campista paulista, com 2 gols marcados em 11 jogos pelo Fluminense, na temporada de 1992.

PCFilho

Um comentário:

  1. Ligeira correção no evento de 2000:

    (...) Esta partida foi a estreia do treinador Valdyr Espinosa, em sua segunda passagem no comando técnico do Fluminense. (...)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.