1935: em jogo do Torneio Extra do Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do America, com gols de Sobral (dois, um de pênalti) e Russo.
1957: em partida do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, diante de 26.103 presentes (21.654 pagantes) no Maracanã, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Mineira. Com três atletas tricolores, a Seleção do Rio de Janeiro atuou assim: Pompéia [America]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Benedito [São Cristóvão], Clóvis [Fluminense] e Altair [Fluminense]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Waldo [Fluminense], Dequinha [Flamengo] e Pinga [Vasco]. Os gols do jogo foram de Gunga (1 a 0 para os mineiros), Pinga (1 a 1), Gunga (2 a 1 para os mineiros) e Joel (2 a 2).
1971: no Estádio Olímpico de Caracas, capital da Venezuela, o Fluminense derrotou o Deportivo Itália por 6 a 0, em partida válida pela primeira fase da Copa Libertadores. Os gols da vitória tricolor foram de Samarone, Mickey (dois), Lula (dois) e Cafuringa (de pênalti). O Tricolor liderava sua chave na competição continental, acumulando três vitórias em três jogos, todos fora de casa.
1979: em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do America, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Zezé, Carlos Alberto Pintinho, Russo (contra) e Nunes (três).
2000: no primeiro jogo da Taça Amizade Tricolor, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Grêmio por 4 a 3. Os gols do Fluminense foram de Agnaldo (três) e Roger Flores (de pênalti), e os do Grêmio de Ronaldinho Gaúcho (três, um de pênalti). Esta partida foi a estreia do treinador Valdyr Espinosa, em sua segunda passagem no comando técnico do Fluminense. O segundo jogo da taça seria na semana seguinte, em Porto Alegre (vide 23 de fevereiro).
2001: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Friburguense. Os gols tricolores foram de Roni (de pênalti), Jorginho (três) e Marco Brito (dois).
2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Volta Redonda, graças aos gols de Samuel (dois) e Marcos Júnior.
2016: em partida válida pela Copa da Primeira Liga, perante 21.118 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 4 a 3. Os gols tricolores foram assinalados por Diego Souza (três, dois de pênalti) e Gustavo Scarpa. O Fluminense terminaria campeão da competição, em decisão contra o Atlético Paranaense (vide 20 de abril).
Barthô, o autor do gol da vitória no primeiro Fla-Flu (fonte da imagem: Almanaque do Fluminense). |
Ligeira correção no evento de 2000:
ResponderExcluir(...) Esta partida foi a estreia do treinador Valdyr Espinosa, em sua segunda passagem no comando técnico do Fluminense. (...)