quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Como é definida a data do Carnaval?


Todo ano alguém me pergunta: como se calcula a data do Carnaval? Como todos sabemos, a data do Carnaval é variável ano a ano. Porém, não é uma escolha aleatória: a definição é precisa, dependendo de fenômenos astronômicos previsíveis.

No ano 325, no Concílio de Niceia, a Igreja Católica definiu a forma de cálculo das datas de Carnaval e Páscoa, que são dependentes entre si, sendo sempre separadas pelo mesmo intervalo de tempo (precisamente 47 dias: os 40 dias da Quaresma, entre a terça-feira de Carnaval e o domingo de Ramos; e os 7 dias da Semana Santa, entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa).

O ponto de partida do cálculo das datas é o equinócio de primavera do hemisfério norte (equinócio de outono do hemisfério sul). O equinócio é a data em que dia e noite possuem a mesma duração, marcando a transição das estações (do inverno para a primavera, ou do verão para o outono). O equinócio do primeiro semestre sempre ocorre no dia 20 ou no dia 21 de março (já escrevi detalhes sobre o equinócio aqui).

A Páscoa é simplesmente definida como o domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio. Em 2018, o equinócio será no dia 20 de março, e a primeira lua cheia após o equinócio será no sábado, dia 31 de março. Assim, o domingo de Páscoa está determinado como o dia 1º de abril (não é mentira!). E a terça-feira de Carnaval ocorre precisamente 47 dias antes da Páscoa: em 2018, será o dia 13 de fevereiro.

Os domingos de Páscoa sempre caem entre os dias 22 de março e 25 de abril. Desde 1753, caiu duas vezes em 22 de março (nos anos 1761 e 1818, com a próxima vez em 2285) e duas vezes em 25 de abril (nos anos 1886 e 1943, com a próxima vez em 2038). As terças-feiras de Carnaval, naturalmente, caem entre 3 de fevereiro e 9 de março.

Portanto, é isso: a terça-feira de Carnaval é a data que vem 47 dias antes do primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.