segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 12 de fevereiro


1936: o sócio Alaor Prata Soares foi eleito presidente do Fluminense, para concluir o mandato de seu antecessor Oscar da Costa, que renunciara ao cargo. Durante a presidência de Alaor Prata, o Fluminense conquistaria o tricampeonato do Rio de Janeiro, em 1936, 1937 e 1938. Na década anterior, entre 1922 e 1926, Alaor Prata fora prefeito do Rio de Janeiro.
Alaor Prata.

1939: na segunda partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, em São Januário, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 3 a 1, e igualou a decisão em uma vitória para cada lado. Carreiro abriu o placar para os cariocas, Araken empatou para os paulistas, o craque tricolor Romeu Pellicciari colocou os cariocas novamente à frente, e Carvalho Leite marcou o gol derradeiro. A escalação do escrete do Distrito Federal foi a seguinte: Aymoré Moreira [Botafogo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Afonsinho [São Cristóvão], Og Moreira [America] e Canalli [Botafogo]; Adílson [Madureira], Carvalho Leite [Botafogo], Valdemar [Flamengo], Romeu Pellicciari [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão].

1965: em amistoso interestadual, no Estádio Pedro Ludovico, em Goiânia, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Goiás, graças aos gols de Amoroso (dois), Joaquinzinho e Jorginho. Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Goiás na história.

1989: na partida de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Bahia, e foi eliminado da competição (na ida, houve empate em 0 a 0 - vide 9 de fevereiro). O Tricolor abriu o placar com o centroavante Washington, e o Bahia virou com Bobô e Gil. Esta partida detém o recorde de maior público da história da Fonte Nova: 110.438 pagantes. O Bahia se sagraria campeão brasileiro na semana seguinte, derrotando o Internacional de Porto Alegre na decisão.

1995: no primeiro Fla-Flu do Campeonato Carioca, diante de 110.000 presentes (98.907 pagantes) no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo. A partida marcou a estreia do centroavante Romário com a camisa do Flamengo. Os dois rivais ainda se enfrentariam mais três vezes naquele Campeonato Carioca - seriam três marcantes vitórias tricolores, culminando na conquista do título, no jogo final (vide 12 de março, 30 de abril e 25 de junho).

2003: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Madureira, graças aos gols de Fábio Bala, Romário (dois, um de pênalti) e Jancarlos.

2009: em partida do Campeonato Carioca, no Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Americano de Campos, mantendo-se com chances de classificação no primeiro turno. Thiago Neves abriu o placar para o Fluminense, cobrando falta. Éberson empatou para o Americano, convertendo um pênalti infantilmente cometido pelo goleiro Fernando Henrique. Nos minutos finais, com o Fluminense precisando da vitória, Fernando Henrique foi para a área adversária e sofreu pênalti, convertido pelo argentino Darío Conca.

2012: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco (o gol tricolor foi anotado por Thiago Neves). O encontro seguinte entre os rivais seria a decisão do turno, valendo a Taça Guanabara, e o resultado seria diferente (vide 26 de fevereiro). Naquele ano, o Fluminense terminaria campeão da Taça Guanabara e também do Campeonato Carioca.

2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Eucy Rezende de Mendonça, em Saquarema, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Boavista, gols de Lucas Gomes, Fred e Jean.

2017: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense venceu o Bangu por 4 a 0, gols de Henrique Dourado (dois), Gustavo Scarpa e Osvaldo (que perdera um pênalti minutos antes, defendido pelo goleiro Márcio).

****

Aniversariantes do dia:

José Geraldo, o Geraldino (1916), centroavante com 38 gols marcados em 57 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1944 e 1946. Geraldino participou da conquista do Campeonato Brasileiro de 1944 com a Seleção Carioca, ainda como atleta do Canto do Rio.
Geraldino.

Heleno de Freitas (1920), grande ídolo do Botafogo, que iniciou sua carreira de jogador de futebol no time de juvenis do Fluminense, na década de 1930. Heleno é o maior artilheiro do Botafogo contra o Fluminense, tendo marcado 16 gols na história do confronto, na década de 1940.
Heleno com o uniforme tricolor.

Íris Pereira de Souza, o Íris (1945), meio-campista baiano, natural de Itapetinga, que atuou no Fluminense entre 1962 e 1966. Marcou 6 gols em 78 jogos pelo time principal tricolor. Embora fosse visto como um jogador de grande potencial, não conseguiu se firmar na equipe.
Íris, meio-campista do Fluminense, em 1963 (foto: Revista do Esporte).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.