segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 19 de fevereiro


1946: em amistoso disputado no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Treze. Os gols da vitória tricolor foram de Pinhegas, Geraldino (dois) e Simões. Este foi o primeiro duelo entre os clubes na história - pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Treze x Fluminense, oferecida pelo tradicional clube paraibano.

1975: em amistoso, diante de 33.948 pagantes na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 0, gols de Zé Roberto e Kléber. Foi o segundo jogo do craque Rivellino com a camisa da Máquina Tricolor, o timaço do Fluminense que arrastaria multidões aos estádios brasileiros nos meses seguintes.

1976: em seu primeiro jogo no Torneio de Viña del Mar, no Estádio Sausalito, no Chile, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Unión Española, gol do centroavante argentino Doval. O Tricolor conquistaria o troféu dois dias depois, na partida contra o Everton (vide 21 de fevereiro).

1978: em partida amistosa disputada no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense derrotou o Internacional de Porto Alegre por 3 a 0, gols de Gildásio (dois) e Zezé.

1983: em jogo disputado no campo do Bangu, em Moça Bonita, válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Tiradentes, do Piauí. Os gols tricolores foram assinalados por Alexandre (de falta), Deley e Branco.

1984: na quinta rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Batistão, em Aracaju, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Confiança, gols de Washington e Assis. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do segundo Campeonato Brasileiro de sua história.

1986: em amistoso no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu a Seleção dos Emirados Árabes Unidos por 7 a 1, graças aos gols de Renê (três), Gallo, Édson Souza (dois) e Paulinho (de falta).

1998: em jogo da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio do Maracanã, o Fluminense perdeu para o Paraná Clube por 2 a 0, sendo assim eliminado da competição nacional.

2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Macaé, gol do centroavante Fred, de cabeça.

****

Aniversariantes do dia:

Ramiro Rodrigues Valente, o Ramiro (1934), meia-atacante natural de São Paulo, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1953 e 1955, nos times de juvenis e aspirantes. Disputou algumas partidas no time profissional tricolor, antes de se transferir para o Santos. Ele teria uma carreira bem-sucedida no futebol, jogando também no Atlético Madrid, da Espanha. 
Ramiro.

Rinaldo Luís Dias Amorim, o Rinaldo (1941), ponta-esquerda pernambucano, natural de Jurema, com 12 gols marcados em 23 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1967. Em sua melhor atuação com a camisa tricolor, anotou os dois gols da vitória sobre o America (vide 15 de outubro). Pela Seleção Brasileira, Rinaldo disputou 11 jogos e marcou 5 gols.
Rinaldo, ponta-esquerda pernambucano.

Amauri Vital da Silva, o Amauri (1953), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1974. Marcou um gol com a camisa tricolor, em jogo contra o ABC (vide 30 de janeiro).
Amauri, com a camisa do León, do México.

João Baratella Cavanha, o Deda (1968), meio-campista sul-mato-grossense, natural de Caarapó, que jogou no Fluminense entre 1988 e 1989, totalizando 11 atuações com a camisa tricolor.
Deda.

André Luiz Ladaga (1975), lateral-direito que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1997, somando 17 partidas com a camisa tricolor.

Rafael Estevam Mostaço da Fonseca (1980), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense em 2002, quando participou de uma partida da campanha do título do Campeonato Carioca.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.