sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 16 de fevereiro


1908: com treze votos, o presidente Francis Walter foi reeleito para mais um ano de mandato no cargo máximo do Fluminense. Neste último ano sob o comando de Francis Walter, o Tricolor conquistaria mais um Campeonato Carioca, consolidando a hegemonia nos primórdios do futebol do Rio de Janeiro.

1964: em partida disputada no Estádio El Campín, pelo Quadrangular de Bogotá, na Colômbia, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Millonarios, campeão colombiano. O Tricolor abriu o placar com Moraes "Chicletes", o Millonarios empatou com Marino Klinger, e o Fluminense voltou à dianteira com gols de UbiraciJoaquinzinho. Esta foi a primeira de muitas vitórias do Fluminense em um ano memorável, no qual o clube voltaria a conquistar o Campeonato Carioca.

1966: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu a Portuguesa de São Paulo por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu, na capital paulista. O Tricolor abriu dois a zero por intermédio de Lula (cobrando falta) e Joaquinzinho, e os anfitriões descontaram com Almir. No fim, a defesa tricolor conseguiu segurar a vitória, com boas atuações do lateral Altair e do goleiro Édson Borracha.

1968: em um jogo nada amistoso, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Alecrim. Os gols tricolores foram de SamaroneCláudio Garcia e Cabralzinho. Com o time local apelando para a violência, cinco atletas acabaram expulsos do jogo (do lado do Fluminense, Gílson Nunes e Bauer).

1975: diante de 69.867 pagantes no Maracanã, a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Paulista, ganhando a Taça Heleno Nunes ao vencer a disputa de pênaltis por 4 a 1. O time carioca atuou com: Andrada [Vasco]; Toninho Baiano [Fluminense], Miguel [Vasco], Moisés [Vasco] e Marco Antônio [Fluminense]; Zanata [Vasco] e Rivellino [Fluminense] (Geraldo [Flamengo]); Flecha [America] (Roberto Dinamite [Vasco]), Zico [Flamengo], Doval [Flamengo] e Mário Sérgio [Fluminense]. Os gols da partida foram de Leivinha para os paulistas e Zico (de pênalti) para os cariocas.

1978: em partida amistosa disputada no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Goianiense, graças aos gols de Rubens Galaxe e Marinho Chagas.

1997: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, graças aos gols de Barata, Paulo Roberto (de pênalti) e Roni.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos César Ramos Custódio (1949), treinador com algumas passagens no comando técnico das divisões de base do Fluminense.

Cícero Antônio Xavier Torteli (1967), nadador brasileiro revelado pelo Fluminense, medalhista de bronze nos 4 x 100 metros medley nos Jogos Pan-Americanos de 1987, e competidor em algumas provas nos Jogos Olímpicos de 1988.

Anderson Saturnino da Cruz (1976), lateral-esquerdo paraense, natural de Belém, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2001, tendo atuado em cinco partidas com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.