terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 27 de fevereiro


1926: o presidente Arnaldo Guinle foi reeleito para mais um mandato no cargo máximo do Fluminense, agora com o poder de escolher seus diretores. O vice-presidente Mário Pollo também foi reeleito.

1946: em amistoso interestadual, disputado no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Vitória, com dois gols de Pinhegas e dois gols de Geraldino, além de um gol-contra.

1960: em partida disputada no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, o Fluminense empatou em 0 a 0 com a Seleção do Chile - que, dois anos depois, seria anfitriã e semifinalista da Copa do Mundo. Esta foi a última partida da excursão tricolor pelas Américas, que terminou com o retrospecto de sete vitórias, um empate e três derrotas

1966: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Botafogo, graças aos gols de Gílson Nunes (dois, um de pênalti) e Amoroso.

1980: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Fluminense venceu o Guarani por 2 a 1, com dois gols de Robertinho.

2002: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Leônidas de Castro, em Belém, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Paysandu. Os gols da vitória tricolor foram de Régis e Paulo Isidoro - o último aos 49 minutos do segundo tempo.

2005: na segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca (Taça Rio), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, diante de 44.214 presentes (18.892 pagantes) no Maracanã. Tuta marcou o gol tricolor na partida. Os rivais voltariam a se enfrentar na semifinal do turno, e o resultado seria diferente (vide 26 de março).

2013: na sequência da fase de grupos da Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Huachipato por 2 a 1, de virada, no Estádio CAP, em Talcahuano, no Chile. Os gols da vitória tricolor foram assinalados no segundo tempo, por Wellington Nem (aos 21) e Wagner (aos 30). O Huachipato era o campeão chileno, vencedor do Torneo Clausura 2012. O Fluminense somava agora duas vitórias e uma derrota - o Tricolor se classificaria às oitavas-de-final da competição, como primeiro lugar do grupo.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Irineu Venâncio Machado, o Irineu (1940), atacante que integrou o elenco do Fluminense entre 1960 e 1961.

Carlos Alberto Gomes Parreira (1943), treinador histórico do Fluminense, com cinco passagens no comando técnico do time profissional. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1975, do Campeonato Brasileiro de 1984 e da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999 (sendo um dos responsáveis pelo retorno do Tricolor à elite do futebol brasileiro). Na Seleção Brasileira, foi o treinador campeão da Copa do Mundo de 1994. Classificou cinco seleções diferentes para Copas do Mundo - é o recordista desse quesito, ao lado de Bora Milutinovic.

José Odail Patrício Júnior, o Daíco (1962), atacante que atuou em três partidas pelo time principal do Fluminense, todas na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 1984.

César Salustiano de Jesus, o César (1973), zagueiro com 7 gols marcados em 75 jogos pelo Fluminense, entre 1996 e 1998. Participou da conquista da Copa Rio de Janeiro de 1998.

Thiago Neves Augusto, o Thiago Neves (1985), meia-atacante paranaense, com três passagens pelo Fluminense. Na primeira, entre 2007 e 2008, conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi o grande craque da memorável campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008. A segunda passagem, em 2009, foi curta. Na terceira passagem, entre 2012 e 2013, conquistou os Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012. Thiago Neves tem ao todo 50 gols em 174 jogos com a camisa tricolor.


Jonathan Cícero Moreira, o Jonathan (1986), lateral-direito mineiro, natural de Conselheiro Lafaiete, que atuou no Fluminense entre 2015 e 2016. Fez 28 jogos com a camisa tricolor, e participou da conquista da Copa da Primeira Liga de 2016.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.