quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 8 de fevereiro


1939: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, no Parque Antártica, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu para a Seleção Paulista por 4 a 2. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Aymoré Moreira [Botafogo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Og Moreira [America], Dodô [São Cristóvão] e Canalli [Botafogo]; [Flamengo], Carvalho Leite [Botafogo], Valdemar [Flamengo], Romeu Pellicciari [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Valdemar e Carreiro. A Seleção Carioca se recuperaria e conquistaria o título nas três partidas seguintes (vide 12 e 15 de fevereiro, e 10 de março).

1975: em um memorável sábado de Carnaval, com 40.547 pagantes no Maracanã, o Fluminense goleou o Corinthians  por 4 a 1 , na estreia do grande craque Rivellino com a camisa tricolor. O estreante, que se transferia do próprio Corinthians para o Fluminense, provou seu valor já no primeiro jogo, marcando três gols. Gil, cobrando pênalti, completou o placar. Em ritmo de samba, a Máquina Tricolor começava a encantar o Brasil e o mundo.

1984: em sua terceira partida no Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o ABC de Natal por 1 a 0, em Moça Bonita, graças ao gol de Assis, aos 18 minutos do segundo tempo. Foi a primeira vitória tricolor na competição, após os empates com Santos e Ferroviário. O Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista de seu segundo título nacional, em decisão contra o Vasco (vide 24 e 27 de maio).

1987: no jogo de ida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1986, diante de 50.669 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do São Paulo, gol de Washington, de cabeça, aos dois minutos do primeiro tempo. Três dias depois, os clubes disputariam a partida de volta, no Morumbi (vide 11 de fevereiro).

1995: na sequência da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Volta Redonda, no Estádio de Laranjeiras, com um gol de Leonardo, de pênalti, aos 38 minutos do segundo tempo. Com três vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria na conquista do título estadual, na última rodada do octogonal final, contra o Flamengo (vide 25 de junho).

2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 0, gols de Michael, Elivélton e Walter.

2015: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu, graças aos gols de Fred e Robert.

****

Aniversariantes do dia:
"Eu nem sabia falar direito e o Fluminense já  estava em minha alma, em meu coração e em meu corpo."
João Coelho Netto, o Preguinho, nasceu em 8 de fevereiro de 1905, na casa de sua família, em Laranjeiras.
Foi o décimo-segundo filho de Maria Gabriela Brandão e Henrique Maximiano Coelho Netto.

João Coelho Netto, o Preguinho (1905), herói e mito tricolor, o mais completo atleta da história do Brasil, campeão em diversas modalidades esportivas, defendendo as cores do clube, do Rio de Janeiro e do país. Sua carreira esportiva é recheada de episódios extraordinários, como o dia em que venceu uma prova de natação e ainda estreou no time principal de futebol do Fluminense, ajudando-o a conquistar o Torneio Início de 1925 (vide 19 de abril). Jogou futebol entre 1925 e 1939, e foi campeão também do Torneio Início de 1927 e dos Campeonatos Cariocas de 1937 e 1938. Anotou ao todo 128 gols pelo time principal tricolor, além dos marcados pelo time amador (como se recusava a ganhar dinheiro para defender o Fluminense, Preguinho passou a integrar o time amador em 1933, quando começou a era profissional). Preguinho foi o capitão da Seleção Brasileira na primeira Copa do Mundo, em 1930, tendo marcado também o primeiro gol da equipe nacional na competição (vide 14 de julho). Também integrou a Seleção Carioca campeã brasileira de 1931. Totalizou 387 medalhas e 55 títulos em 9 modalidades esportivas (futebol, basquete, vôlei, atletismo, natação, hóquei sobre patins, saltos ornamentais, remo e pólo aquático). Preguinho era filho de Henrique Maximiano Coelho Netto (torcedor e sócio do Fluminense, fundador da cadeira número dois da Academia Brasileira de Letras) e irmão de Mano (atleta do time tricampeão carioca entre 1917 e 1919, e mártir tricolor - vide 30 de setembro). 
Preguinho, em pose com a bola em Laranjeiras.
O time do Fluminense, campeão carioca de basquete de 1927.
Em pé: Moacir Röhe, Herman, Arno Frank e Nelson de Souza.
Agachados: Gerdal Gonzaga de Bôscoli, Silvio Hoffman, Preguinho e José Malta.

Ismael de Souza, o Ismael (1925), médio-esquerdo mineiro, que atuou no Fluminense entre 1944 e 1949. Participou da conquista do Torneio Municipal de 1948. Teve uma atuação antológica no Fla-Flu de 17 de março de 1946, pelo Torneio Relâmpago, marcando os três gols tricolores na vitória por 3 a 2, em São Januário.

Nilo Ventura Mendes, o Nilo (1934), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1958 e 1960.

Paulo Nani da Silva, o Paulo Nani (1950), ponta-esquerda paulista, que atuou no Fluminense na temporada de 1974, tendo marcado dois gols no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas (1952), lateral-esquerdo potiguar, com 39 gols marcados em 93 partidas pelo Fluminense, entre 1977 e 1978. Com a camisa tricolor, conquistou o Troféu Teresa Herrera, em 1977 - marcou um gol na decisão contra o Dukla (vide 7 de agosto). Foi um dos melhores batedores de pênalti da história do Fluminense, com 18 cobranças convertidas em 19 chutadas (17 durante jogos e 2 em disputas). Com a Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1974, competição em que foi eleito o melhor lateral-esquerdo.
Marinho Chagas.
Escultura gigante de Marinho Chagas, em Natal, inaugurada em 2014.
A obra de ferro, de Guaraci Gabriel, tem 7 metros de altura.
Está instalada na Praça da Árvore de Mirassol.

Robert Kenedy Nunes do Nascimento, o Kenedy (1996), atacante mineiro, revelado pelo Fluminense, com 5 gols marcados em 42 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2013 e 2015.
Kenedy, revelação tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.