1939: no terceiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, em São Januário, a Seleção Carioca empatou em 0 a 0 com a Seleção Paulista. Sem atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal jogou assim: Tadeu [America] (Walter [Flamengo]); Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Afonsinho [São Cristóvão], Og Moreira [America] e Canalli [Botafogo]; Adílson [Madureira], Carvalho Leite [Botafogo], Leônidas da Silva [Flamengo], Perácio [Botafogo] e Carreiro [São Cristóvão]. A quarta e decisiva partida da decisão aconteceria no mês seguinte, em São Paulo - com o craque tricolor Romeu Pellicciari de volta, os cariocas venceriam e se sagrariam campeões brasileiros (vide 10 de março).
1993: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado sob forte chuva no Estádio Odair Gama, em Três Rios, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Entrerriense, com dois gols no segundo tempo: Luís Eduardo (aos 4, de cabeça, em assistência de Sérgio Manoel) e Lira (aos 20, cobrando falta).
1995: no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, em partida válida pela fase inicial do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Friburguense por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de
Leonardo e
Márcio Costa. O Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título estadual, na rodada derradeira do octogonal final (vide
25 de junho).
1996: em jogo da Taça Cidade Maravilhosa, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Olaria, graças aos gols de Leonardo e Ronald (de pênalti).
2009: em São Januário, na última rodada da fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Tigres do Brasil, gols de Éverton Santos (dois), Maicon e Thiago Neves, classificando-se para a semifinal do turno (Taça Guanabara).
2012: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense venceu o Americano por 3 a 2. Os gols da vitória tricolor foram de
Rafael Moura (de pênalti), Thiago Neves e
Wellington Nem. O Fluminense conquistaria o primeiro turno em decisão contra o Vasco (vide 26 de fevereiro), e posteriormente o Campeonato em final contra o Botafogo (vide
6 e
13 de maio).
2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Boavista, graças aos gols de Darío Conca, Rafael Sobis e Walter (dois).
2017: em jogo pela primeira fase da Copa do Brasil, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, o Fluminense venceu o Globo por 5 a 2, classificando-se para a etapa seguinte da competição. Os gols tricolores foram de Lucas, Henrique Dourado (dois), Wellington Silva e Gustavo Scarpa (do meio-campo).
2018: no jogo único da segunda fase da Copa do Brasil, no Engenhão, o Fluminense derrotou o Salgueiro, de Pernambuco, por 5 a 0, classificando-se para a etapa seguinte da competição. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Gilberto (dois), Marcos Júnior, Robinho e Júnior Sornoza (que havia dado três assistências, sendo o grande destaque do jogo).
****
Aniversariantes do dia:
Manuel Lanzini (1993), meio-campista argentino, com 5 gols marcados em 42 partidas pelo Fluminense, entre 2011 e 2012. Participou das conquistas dos Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012.
Wellington Carvalho dos Santos (1993), zagueiro natural de Duque de Caxias, revelado pelo Fluminense, que integrou o elenco profissional tricolor entre 2012 e 2014, tendo atuado em três partidas - uma delas, na campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro de 2012.
PCFilho
Maiores goleadas no Engenhão:
ResponderExcluir1- Fluminense 5–0 Salgueiro (PE), 15/2/2018, Copa do Brasil.
2- Fluminense 6–2 Olaria (RJ), 23/01/2011, C. Carioca.
3- Fluminense 5–1 Atlético (MG), 23/10/2010, C. Brasileiro.
Três boas partidas. :)
ExcluirCurioso é que o jogo com mais gols foi outro (Fluminense 5 x 4 Grêmio, em 2011).