quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 15 de fevereiro


1939: no terceiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, em São Januário, a Seleção Carioca empatou em 0 a 0 com a Seleção Paulista. Sem atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal jogou assim: Tadeu [America] (Walter [Flamengo]); Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Afonsinho [São Cristóvão], Og Moreira [America] e Canalli [Botafogo]; Adílson [Madureira], Carvalho Leite [Botafogo], Leônidas da Silva [Flamengo], Perácio [Botafogo] e Carreiro [São Cristóvão]. A quarta e decisiva partida da decisão aconteceria no mês seguinte, em São Paulo - com o craque tricolor Romeu Pellicciari de volta, os cariocas venceriam e se sagrariam campeões brasileiros (vide 10 de março).

1993: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado sob forte chuva no Estádio Odair Gama, em Três Rios, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Entrerriense, com dois gols no segundo tempo: Luís Eduardo (aos 4, de cabeça, em assistência de Sérgio Manoel) e Lira (aos 20, cobrando falta).

1995: no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, em partida válida pela fase inicial do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Friburguense por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de Leonardo e Márcio Costa. O Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título estadual, na rodada derradeira do octogonal final (vide 25 de junho).

1996: em jogo da Taça Cidade Maravilhosa, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Olaria, graças aos gols de Leonardo e Ronald (de pênalti).

2009: em São Januário, na última rodada da fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Tigres do Brasil, gols de Éverton Santos (dois), Maicon e Thiago Neves, classificando-se para a semifinal do turno (Taça Guanabara).

2012: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense venceu o Americano por 3 a 2. Os gols da vitória tricolor foram de Rafael Moura (de pênalti), Thiago Neves e Wellington Nem. O Fluminense conquistaria o primeiro turno em decisão contra o Vasco (vide 26 de fevereiro), e posteriormente o Campeonato em final contra o Botafogo (vide 6 e 13 de maio).

2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Boavista, graças aos gols de Darío Conca, Rafael Sobis e Walter (dois).

2017: em jogo pela primeira fase da Copa do Brasil, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, o Fluminense venceu o Globo por 5 a 2, classificando-se para a etapa seguinte da competição. Os gols tricolores foram de Lucas, Henrique Dourado (dois), Wellington Silva e Gustavo Scarpa (do meio-campo).

2018: no jogo único da segunda fase da Copa do Brasil, no Engenhão, o Fluminense derrotou o Salgueiro, de Pernambuco, por 5 a 0, classificando-se para a etapa seguinte da competição. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Gilberto (dois), Marcos Júnior, Robinho e Júnior Sornoza (que havia dado três assistências, sendo o grande destaque do jogo).

****

Aniversariantes do dia:

Manuel Lanzini (1993), meio-campista argentino, com 5 gols marcados em 42 partidas pelo Fluminense, entre 2011 e 2012. Participou das conquistas dos Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012.


Wellington Carvalho dos Santos (1993), zagueiro natural de Duque de Caxias, revelado pelo Fluminense, que integrou o elenco profissional tricolor entre 2012 e 2014, tendo atuado em três partidas - uma delas, na campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro de 2012.

PCFilho

2 comentários:

  1. Maiores goleadas no Engenhão:

    1- Fluminense 5–0 Salgueiro (PE), 15/2/2018, Copa do Brasil.
    2- Fluminense 6–2 Olaria (RJ), 23/01/2011, C. Carioca.
    3- Fluminense 5–1 Atlético (MG), 23/10/2010, C. Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três boas partidas. :)

      Curioso é que o jogo com mais gols foi outro (Fluminense 5 x 4 Grêmio, em 2011).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.