sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 9 de fevereiro


1947: em jogo amistoso interestadual, disputado no campo da avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense venceu o Bahia por 3 a 1, graças aos gols de Ademir Menezes (dois) e Pedro Amorim.

1958: em amistoso, o Fluminense ganhou por 5 a 0 de seu homônimo de Feira de Santana, no Estádio Joia da Princesa, na cidade baiana. Os gols da vitória foram assinalados por Telê (três) e Jair Francisco (dois). Esta foi a primeira partida do Fluminense de Feira de Santana contra o clube que o inspirou.

1963: em amistoso, no Estádio de Puerto Sajonia (atual Defensores del Chaco), em Asunción, o Fluminense deu um show de bola e venceu a Seleção do Paraguai por 4 a 2. Os gols da vitória tricolor foram de Rodrigo, Quarentinha (dois) e Calazans, com Pelayo Ayala e Oppe Quiñónez descontando para os paraguaios. Comandada pelo histórico treinador tricolor Ondino Viera, a Seleção do Paraguai se preparava para a Copa América, na Bolívia, competição em que seria vice-campeã.

1983: o Fluminense venceu o Fortaleza por 5 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram de Jason (dois), Cristóvão (dois, um de pênalti) e Aldo.

1989: na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, diante de 34.421 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bahia. O jogo de volta ocorreria três dias depois, na Fonte Nova, em Salvador (vide 12 de fevereiro).

1994: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Campo Grande, em Ítalo del Cima, gols de Ézio, Mário Tilico (dois), Branco (de pênalti) e Luís Antônio.

2002: em partida do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no Estádio Caio Martins, em Niterói. Os gols tricolores foram anotados por César e Marcão.

2003: o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 0, diante de 72.018 presentes (63.854 pagantes) no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols do triunfo tricolor foram de Fábio Bala, Carlos Alberto (de falta) e Ademílson, todos nos primeiros onze minutos da partida, o que faz este jogo ser lembrado como "o Fla-Flu dos onze minutos".

2011: em sua estreia na Copa Libertadores, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Argentinos Juniors, no Engenhão. Os dois gols tricolores na partida foram marcados pelo centroavante Rafael Moura.

****

Aniversariantes do dia:

Guido Baztarrica (1915), meia-direita argentino, com 4 gols marcados em 19 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1944 e 1945.
Guido Baztarrica.

Laurício Apolônio Pinto Brandão, o Laurício (1943), lateral-direito natural de Campos dos Goytacazes, com 25 atuações pelo time principal do Fluminense, entre 1962 e 1966.
Laurício marcando Pelé, em um Fluminense x Santos, em 1965.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.