quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 7 de fevereiro


1946: em amistoso no Estádio Santa Izabel, em São Luís, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Maranhão, gols de Pinhegas e Geraldino. Foi a terceira vitória da equipe tricolor em três partidas disputadas em São Luís.

1953: em jogo válido pela Copa Montevideo, no Estádio Centenário, na capital do Uruguai, o Fluminense derrotou o Colo Colo, do Chile, por 3 a 0, gols de Marinho (dois) e Róbson. A campanha tricolor na competição internacional passou a ser de duas vitórias, um empate e duas derrotas.

1957: foi finalizada a partida válida pela segunda rodada do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, no Independência, em Belo Horizonte. A Seleção Carioca, que já vencia por 1 a 0, gol do tricolor Waldo na véspera, ampliou novamente com Waldo, mas cedeu o empate à Seleção Mineira, gols de Miguel e Gunga. Os cariocas atuaram com: Castilho [Fluminense]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Benedito [São Cristóvão], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Waldo [Fluminense], Dequinha [Flamengo] e Zagallo [Flamengo]. O goleiro tricolor Castilho teve uma lesão séria na cabeça, que o tirou por alguns minutos do jogo (Zagallo o substituiu até os 11 do segundo tempo), e acabaria não atuando mais no Campeonato.

1960: em sua quarta partida no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959, a Seleção Carioca venceu a Seleção Pernambucana por 3 a 1, no Maracanã, graças aos gols de Sabará e Dida (dois). A escalação carioca foi a seguinte: Ubirajara [Bangu]; Joel [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Décio Esteves [Bangu] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Henrique Frade [Flamengo], Dida [Flamengo], Moacir [Flamengo] e Babá [Flamengo]. O Fluminense, campeão carioca de 1959, excursionava pelas Américas, e por isso cedeu somente o lateral Altair para o escrete.

1979: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Cristóvão, gols de Edinho, Washington (contra) e Nunes (dois).

1991: em partida movimentada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Goiás por 3 a 2. Bobô fez 1 a 0 para o Flu, Lira empatou para o Goiás, Zanata (de falta) fez 2 a 1 para o Flu, Wallace igualou para o Goiás, e enfim Ézio marcou o gol do triunfo tricolor. Com duas vitórias, o Fluminense iniciava uma campanha que chegaria até a fase semifinal da competição.

1993: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 1 a 0 sobre o América de Três Rios, no Estádio de Laranjeiras, gol de Paulo Alexandre.

1997: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 2 a 1 sobre o Itaperuna, na rua Bariri. Os gols tricolores foram de César e Bruno Reis.

2004: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Fluminense venceu o Friburguense por 3 a 0, gols de Ramon Menezes, Antônio Carlos e Marcelo Macedo.

2012: o Fluminense estreou na Copa Libertadores com vitória: 1 a 0 sobre o Arsenal de Sarandí, da Argentina, diante de 28.928 presentes (25.213 pagantes) no Engenhão. O gol da vitória tricolor foi marcado pelo centroavante Fred, aos dois minutos do primeiro tempo. Esta foi a 28ª partida de invencibilidade do Fluminense com mando de campo em competições da Conmebol - o Tricolor não perdia um jogo internacional em casa desde 1985.

****

Aniversariantes do dia:

Ismael Mafra Cabral, o Ismael (1938), zagueiro com 27 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1965 e 1966. Marcou um gol com a camisa tricolor, numa partida contra o Bangu, em 1965.

Fernando Luiz Brederodes Pires, o Fernando (1951), zagueiro pernambucano que integrou o elenco do Fluminense em 1976, ano em que participou das conquistas do Torneio de Viña del Mar e do Campeonato Carioca.

Darcy Dolce Neto, o Neto (1981), lateral-direito que disputou seis partidas pelo Fluminense, no Campeonato Brasileiro de 2006.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.