quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 1º de fevereiro


1939: no jogo único da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, em Campos Sales, a Seleção Carioca goleou a Seleção Pernambucana por 9 a 2. A escalação do escrete do Distrito Federal foi a seguinte, com três jogadores tricolores: Aymoré Moreira [Botafogo]; Guimarães [Fluminense] e Machado [Fluminense]; Zezé Moreira [Botafogo], Og Moreira [America] e Canalli [Botafogo]; [Flamengo], Romeu Pellicciari [Fluminense], Valdemar [Flamengo], Perácio [Botafogo] e Jarbas [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Sá (três), Valdemar (cinco) e Romeu Pellicciari. A decisão, contra a Seleção Paulista, teria quatro partidas, nas semanas seguintes (vide 8, 12 e 15 de fevereiro, e 10 de março).

1941: no primeiro jogo fora do território brasileiro em sua história, o Fluminense estreou no Torneio de Buenos Aires com derrota: 4 a 1 para o Independiente, da Argentina, no Gasómetro de Boedo. O gol tricolor foi do ponta-esquerda Hércules.

1959: em amistoso disputado na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vitória, graças a dois gols marcados pelo meia-atacante Jair Francisco. Foi a décima partida sem derrota, numa sequência invicta que duraria doze jogos.

1967: em amistoso interestadual no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Náutico, gols de Roberto Pinto, Lula, Mário Tilico e Amoroso.

1970: em sua primeira partida na histórica temporada de 1970, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 1, em amistoso na avenida Teixeira de Castro. Os gols tricolores foram de Flávio (dois) e Lula. Naquele ano, a Seleção Brasileira conquistaria a Copa do Mundo no México, e o Fluminense venceria o Campeonato Brasileiro.

1973: em seu segundo jogo no Torneio Internacional de Verão, em São Januário, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Argentinos Juniors. O gol tricolor foi anotado pelo meio-campista Gérson.

1980: em sua estreia no Torneio de Córdoba, na Argentina, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Instituto Atlético Central Córdoba, no Chateau Carreras. Os gols da vitória tricolor foram de Zezé (de pênalti) e Mário Marques.

1981: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Mineiro. Os dois gols da vitória tricolor foram do centroavante Cláudio Adão.

1984: em sua segunda partida no Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Ferroviário, no Castelão, em Fortaleza. Com dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista de seu segundo título nacional, em decisão contra o Vasco (vide 24 e 27 de maio).

1989: na partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1988, diante de 75.157 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 2, classificando-se para a semifinal da competição. Após a derrota por 2 a 1 no tempo regulamentar, o Fluminense virou para 3 a 2 na prorrogação, e garantiu a vaga. Os gols tricolores foram de Donizete Oliveira, Zé Maria e Washington.

1995: o Fluminense venceu o Americano de Campos por 4 a 1, no Estádio de Laranjeiras, em partida da segunda rodada do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Leonardo, Lira e Ézio (dois). O Tricolor iniciava a campanha do título estadual, que seria conquistado na última rodada do octogonal final (vide 25 de junho).

2002: o time reserva do Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo, na Rua Bariri, em jogo da primeira fase do Campeonato Carioca (que o Tricolor terminaria conquistando). Os dois gols tricolores foram do centroavante Júlio César. Dois dias antes, no Maracanã, os times titulares dos dois clubes também haviam empatado, em 1 a 1, pelo Torneio Rio-São Paulo - o gol tricolor fora de Magno Alves.

2012: em partida válida pela terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Boavista por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O gol tricolor foi do meio-campista Deco. O Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do título estadual.

2014: o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, em Moça Bonita, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor foi do jovem centroavante Michael.

2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Friburguense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os gols tricolores foram assinalados por Vinícius e Fred (de pênalti).

2017: com um gol do meia Gustavo Scarpa, o Fluminense derrotou o Resende por 1 a 0, em Moça Bonita, em jogo válido pelo Campeonato Carioca.

****

Aniversariantes do dia:

Laffayette Costa, o Laffayette (1930), zagueiro mineiro, natural de Manhumirim, revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1949. Disputou 138 partidas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1950 e 1956. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 1951, e foi reserva na campanha vitoriosa da Copa Rio (Mundial de Clubes) de 1952.
Laffayette com a camisa do Canto do Rio.

José Mário de Almeida Barros, o Zé Mário (1949), meio-campista com 67 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1975. Foi integrante da primeira versão da Máquina Tricolor de Francisco Horta, que conquistou o Campeonato Carioca daquele ano.
Zé Mário, meia que atuou no Flu em 1975.

Carlos Alberto Dario de Oliveira, o Alfinete (1961), lateral-direito que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1994, tendo atuado oito vezes no Campeonato Carioca.

Marcelo Macedo Ferreira, o Marcelo Macedo (1983), centroavante revelado pelo Fluminense, com 21 gols marcados em 75 partidas no time profissional tricolor, entre as temporadas de 2002 e 2004. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.
Marcelo "Mariola", revelação de Xerém.

PCFilho

7 comentários:

  1. Salve, PC! Me chamo Tarcio Pinheiro, sou comunicador e muito em breve mais precisamente ao fim desse semestre (pelo menos é o que eu espero) concluo o curso de Jornalismo. Descobri seu Blog lendo sobre o Cartola FC e acabei tomando gosto pelos Efemérides Tricolores.

    Parabéns pelo seu Blog e pelo acervo informativo que possui. É de dar inveja. Obs: sou Flamenguista do Sul do Estado da Bahia, de um lugarzinho chamado Itamarati.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Tarcio,

      Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que mesmo torcedores de outros clubes apreciem um conteúdo tão tricolor. :)

      Boa sorte no seu fim de curso aí na boa terra baiana. Dos Estados brasileiros que já visitei, foi o povo mais hospitaleiro comigo.

      Grande abraço!!
      PC

      Excluir
  2. Marcelo "Mariola" era um bom centroavante. Houve um jogo dele pelo Madureira contra o Flamengo no qual, se não estou enganado, ele meteu três gols.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três não: foram quatro gols.

      17/02/2007 - Madureira 4 x 1 Flamengo - Moça Bonita (Rio de Janeiro)

      De acordo com meus arquivos, somente três jogadores já marcaram quatro gols num mesmo jogo contra o Flamengo: Puskas, Pelé e Marcelo "Mariola". :)

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento, PC. Minha memória me traiu.

      Puskas e Pelé fizeram os quatro gols contra o Flamengo em quais partidas?

      Excluir
    3. A minha memória também me traiu. Na verdade, Pelé nunca fez 4 gols no Flamengo. Fez 3, no jogo:
      11/03/1961 - Flamengo 1 x 7 Santos - Maracanã (Rio de Janeiro)

      Puskas, sim, fez 4 gols no Flamengo, na partida:
      27/01/1957 - Flamengo 4 x 6 Honved - Pacaembu (São Paulo)

      Além de Puskas e Marcelo, os seguintes jogadores já fizeram quatro gols no Flamengo no mesmo jogo:
      - Nilo (29/05/1927 - Flamengo 2 x 9 Botafogo - Rua Paysandu (Rio de Janeiro))
      - Carvalho Leite (12/04/1931 - Botafogo 5 x 1 Flamengo - General Severiano (Rio de Janeiro))
      - Russinho (26/04/1931 - Vasco 7 x 0 Flamengo - São Januário (Rio de Janeiro))
      - Heleno de Freitas (02/06/1946 - Botafogo 6 x 4 Flamengo - Laranjeiras (Rio de Janeiro))
      - Arturzinho (07/09/1983 - Bangu 6 x 2 Flamengo - Maracanã (Rio de Janeiro))

      Desculpe-me pelo equívoco acima . Agora sim, as informações corretas (de acordo com meus arquivos).

      Excluir
    4. Muito obrigado!! DataPC é demais! :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.