terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 6 de fevereiro


1957: pela segunda rodada do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, no Independência, em Belo Horizonte, a Seleção Carioca vencia a Seleção Mineira por 1 a 0, gol do centroavante tricolor Waldo, quando a partida foi interrompida, devido às fortes chuvas e à queda de energia. O jogo seria continuado no dia seguinte (vide 7 de fevereiro).

1960: em novo amistoso em Tampico, no México, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Deportivo Tampico. Os gols tricolores foram de Wilson Bauru (dois) e Telê, além de um gol-contra.

1965: em amistoso interestadual, o Fluminense venceu o Brasil de Pelotas por 5 a 1, no Estádio Bento Freitas, na cidade gaúcha. Ubiraci, Amoroso, Joaquinzinho (dois) e Jorginho marcaram os gols do Tricolor na partida.

1985: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 37.437 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Internacional. Kita abriu o placar para os colorados, e Deley igualou para os tricolores, num resultado que manteve a invencibilidade de ambos os clubes. No mesmo dia, em Angola, o time misto do Fluminense venceu a Seleção de Huambo por 2 a 1, no Estádio dos Kurikutelas, em Huambo, graças aos gols de Roberto Bertucço e Getúlio.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do America, no Maracanã, graças aos gols de Roger Machado, Washington "Coração Valente" (dois), Dodô e Leandro Amaral (dois).

****

Aniversariantes do dia:

João Mancio da Costa Santos, o João da Costa Santos (1889), meia-atacante com 4 gols marcados em 5 jogos pelo time principal do Fluminense, na temporada de 1909, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca. João, também conhecido por seu apelido Jack, era irmão do fundador Horácio da Costa Santos.

Carlos Alberto de Macedo Ramalho, o Beto (1937), atacante que atuou 5 vezes pelo Fluminense, no primeiro semestre de 1964. Seu único gol com a camisa tricolor foi na derrota por 2 a 1 para a Seleção Olímpica, em amistoso em Laranjeiras.

Marco Antônio Feliciano, o Marco Antônio (1951), lateral-esquerdo com 28 gols marcados em 330 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1969 e 1976. Com a camisa tricolor, conquistou os Campeonatos Cariocas de 1969, 1971, 1973 e 1975, a Taça Guanabara de 1969, o Campeonato Brasileiro de 1970 e o Torneio Internacional de Verão de 1973. Foi o craque mais jovem da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970.
Marco Antônio, integrante da Seleção tricampeã no México.

Valdecir Aparecido Ranucci, o Dago (1968), meio-campista paranaense, com 3 gols marcados em 60 jogos pelo Fluminense, entre os anos de 1987 e 1991.
Dago.

Leandro Colimério Vicente, o Leandro Caju (1974), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1999, tendo atuado em três partidas.

Juan Maldonado Jaimez Júnior, o Juan (1982), lateral-esquerdo que atuou no Fluminense entre as temporadas de 2004 e 2005, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca. Marcou 3 gols em 74 jogos com a camisa tricolor.
O lateral-esquerdo Juan, com a camisa tricolor.

Wellington Silva Sanches Aguiar, o Wellington Nem (1992), atacante revelado pelo Fluminense, com 16 gols marcados em 67 partidas pelo time profissional tricolor, entre 2012 e 2013. Foi titular do time que conquistou os Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012.
Wellington Nem em jogo contra o Internacional (foto: Fluminense FC).

PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado um aniversariante:

    João Mancio da Costa Santos, o João da Costa Santos (1889), meia-atacante com 4 gols marcados em 5 jogos pelo time principal do Fluminense, na temporada de 1909, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca. João, também conhecido por seu apelido Jack, era irmão do fundador Horácio da Costa Santos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.