sábado, 3 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 3 de fevereiro


1935: em jogo amistoso, no Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira), em Curitiba, o Fluminense ganhou por 3 a 2 da Seleção Paranaense. Os gols da vitória tricolor foram de Sobral, Tintas e Russo.

1946: o Fluminense ganhou por 6 a 4 do Moto Club, em amistoso no Estádio Santa Izabel, em São Luís. Os gols tricolores foram de Vicentini, Pinhegas (dois), Orlando Pingo de Ouro (dois) e Geraldino.

1952: em sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu a Portuguesa de São Paulo por 4 a 2, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os gols do triunfo tricolor foram anotados por Róbson, Carlyle (dois) e Quincas.

1957: em sua estreia no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, a Seleção Carioca empatou em 0 a 0 com a Seleção Pernambucana, na Ilha do Retiro, no Recife. Os cariocas atuaram com: Castilho [Fluminense]; Paulinho [Vasco], Édson [America], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Dequinha [Flamengo] e Rubens [America]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Vavá [Vasco] e Pinga [Vasco].

1959: em amistoso disputado na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense derrotou o Bahia por 4 a 1, graças aos gols de Telê e Waldo (três). Foi a décima-primeira partida sem derrota, numa sequência invicta que já tinha dez vitórias e um empate. O Bahia seria o campeão da Taça Brasil naquele ano. O Fluminense iniciava uma temporada espetacular, em que conquistaria o Campeonato Carioca numa campanha com apenas uma derrota.

1960: em amistoso internacional, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Deportivo Tampico, em Tampico, no México. Os gols tricolores na partida foram de Maurinho (dois) e Waldo. No mesmo dia, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 1 para a Seleção Paulista, no Pacaembu, pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959 (o lateral-esquerdo Altair foi o único atleta tricolor no escrete carioca).

1962: em amistoso interestadual no Canindé, o Fluminense venceu a Portuguesa por 2 a 1 no primeiro tempo, graças aos gols de Escurinho e Jaburu. A partida não teve segundo tempo, pois foi suspensa no intervalo pelo juiz João Etzel Filho, devido às fortes chuvas que caíram sobre São Paulo, deixando o campo completamente impraticável. Neste jogo, o goleiro da Portuguesa foi Félix, arqueiro que viria a ser ídolo do Fluminense anos mais tarde.

1965: em amistoso disputado no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Internacional, gol de Ubiraci, aos 33 minutos do segundo tempo.

1972: em amistoso internacional, no campo do Botafogo, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do River Plate, da Argentina, gols de Silveira e Mickey.

1991: em sua estreia no Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Palmeiras por 4 a 2, num jogo movimentado, no Estádio de Laranjeiras. O Tricolor saiu na frente com Ézio, o visitante empatou com Aguirregaray, o Fluminense obteve nova vantagem com Marcelo Gomes, o Palmeiras voltou a igualar com Betinho, e nos minutos finais Julinho e Bobô (de pênalti) marcaram os gols da bela vitória tricolor. O Fluminense iniciava uma campanha que chegaria até a fase semifinal da competição.

2011: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Duque de Caxias, com três gols do centroavante Fred.

2016: em partida do Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 4 a 0, gols de Fred (dois), Gustavo Scarpa e Cícero.

2018: na última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Macaé por 1 a 0, no Estádio de Los Larios, gol de Dudu, em passe de Pedro. Apesar da vitória, o Tricolor não obteve a classificação para a semifinal do turno.

****

Aniversariantes do dia:

Luiz Carlos Dufrayer, o Dufrayer (1957), meio-campista revelado pelo Fluminense, que conquistou o Campeonato Carioca Juvenil de 1975 e a Copa São Paulo de Juniores de 1977. Apesar de ter sido visto como uma joia da base, Dufrayer não chegou a atuar no time profissional tricolor.
Dufrayer, revelação tricolor.

Sídnei do Espírito Santo, o Sídnei (1970), volante que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1998. Marcou um gol em nove jogos com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.