segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

E se o Brasileirão 2017 tivesse só os grandes?

Como exercício de curiosidade, computei a tabela final do Campeonato Brasileiro de 2017 contabilizando apenas os confrontos entre os chamados "grandes": Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio (o Internacional estava na Série B). Cada um dos times realizou 20 clássicos, e a classificação final contabilizando apenas estes jogos seria a seguinte:

Abaixo, faço algumas observações e deduções sobre os dados da tabela.

O Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro nestes jogos, conquistando 41 pontos dos 60 possíveis, um desempenho excepcional, ainda mais levando-se em conta a dificuldade das partidas. Seu desempenho nos clássicos foi até superior à performance nas demais partidas (31 pontos em 54 possíveis), dado que não deixa de ser surpreendente.

Para efeito de comparação, se o Flamengo, dono do pior desempenho nos clássicos, tivesse tido a mesma performance do Corinthians nestas partidas, teria somado 21 pontos extras, chegando aos 77 no total, e provavelmente teria sido o campeão.

Dos onze times grandes, somente três tiveram mais vitórias que derrotas nos clássicos: Corinthians, Santos e Palmeiras - exatamente os três primeiros colocados do Brasileirão, o que demonstra inequivocamente a importância de obter bons resultados nestas partidas.

Com 15 anos de pontos corridos, os clubes já deveriam ter aprendido a tratar todo jogo como decisão - porém, especialmente os "clássicos" precisam ser vistos de maneira especial. Para demonstrar a importância de cada duelo, compararei Fluminense e Vasco. Nos duelos contra os outros 9 grandes, os dois rivais cariocas tiveram desempenhos exatamente iguais: 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. O Vasco levou vantagem no confronto direto, vencendo as duas partidas contra o Fluminense. Se o Fluminense tivesse vencido os dois duelos, trocaria de posição com o Vasco na tabela acima: teria terminado com o 5º melhor desempenho em clássicos, e o Vasco é que teria terminado com o 10º. Na tabela completa de classificação, o Fluminense terminaria em 9º lugar, posição do Atlético Mineiro, podendo até sonhar com a vaga na Copa Libertadores; e o Vasco terminaria em 14º, posição do próprio Fluminense. Conclusão: nestes dois clássicos, o Vasco conquistou sua vaga na Copa Libertadores, e o Fluminense perdeu qualquer possibilidade de consegui-la.

Em 2018, com o retorno do Internacional à Série A, todos os doze clubes grandes disputarão o Campeonato Brasileiro, o que aumentará ainda mais a importância dos clássicos, que serão 22 dos 38 jogos de cada clube. Se eu fosse treinador, diria aos meus atletas, tal qual Gentil Cardoso: deem-me os clássicos, e eu lhes darei o Campeonato...

PCFilho

2 comentários:

  1. Essa é uma marca do Fluminense da Flusócio: o péssimo desempenho contra os outros grandes. Tirando 2012 e 2014, tivemos desvantagem nos clássicos em todos os anos desde 2011.

    Obrigado, Peter Siemsen.
    Obrigado, Pedro Abad.
    Obrigado, Flusócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. O retrospecto do Fluminense em quase todos os clássicos tem sido ruim ou no máximo mediano.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.