sábado, 25 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 25 de novembro


1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo do Jardim Zoológico, o Fluminense venceu o Villa Isabel por 4 a 1, graças aos gols de Welfare (dois), Mano e Zezé (Othon marcou o gol dos anfitriões). O time tricolor atuou com Marcos; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Theóphilo; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Moraes. A campanha do Fluminense passou a ser de doze vitórias, um empate e duas derrotas. Faltando três rodadas para o fim da competição, o Fluminense era o líder, empatado com o America nos pontos perdidos. Nas semanas seguintes, o Tricolor confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1942: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 3 a 0 da Seleção Gaúcha, gols de Jair Rosa Pinto e Vevé (dois). Baseado no time do Flamengo, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Vevé [Fla]. A Seleção Carioca confirmaria a classificação quatro dias depois, no campo do Botafogo; porém, perderia a decisão do torneio para o escrete de São Paulo, terminando como vice-campeã.

1951: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 92.142 presentes (79.405 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol de Orlando Pingo de Ouro. Foi a quarta vitória consecutiva do Tricolor, que passou a somar onze vitórias, dois empates e uma derrota na competição. O Fluminense liderava, um ponto à frente do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras pelo título (vide 13 e 20 de janeiro).

1967: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Olaria, em grande atuação do meio-campista Suingue. Os gols da vitória do Fluminense foram anotados por Rinaldo (de falta) e Wilton, e o goleiro tricolor Márcio defendeu um pênalti cobrado por Mura.

1991: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Wagner abriu o placar para os tricolores, Arturzinho empatou para os alvirrubros, e Marcelo Gomes e Renato Carioca marcaram os gols da vitória do Fluminense.

2009: após uma impressionante sequência invicta de 13 partidas, sendo 8 vitórias consecutivas, o "time de guerreiros" sucumbiu à maldita altitude, no primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana: a LDU venceu o exausto time do Fluminense por 5 a 1, em Quito, e pôs as mãos na taça. O gol tricolor foi do meio-campista Marquinho. A dolorosa derrota não abateu os tricolores: cerca de 300 torcedores foram ao Aeroporto do Galeão recepcionar o time com aplausos e incentivos, numa impressionante demonstração de amor. Uma testemunha comentou, impressionada: "a torcida do Fluminense está de parabéns. O time perdeu de 5 a 1, e olha os caras aqui apoiando! Imagina se tivessem vencido!". A resposta do meu saudoso amigo Marco Aquino foi genial: "se tivéssemos vencido, não estaríamos aqui". Uma semana depois, 69.565 fanáticos iriam ao Maracanã, dispostos a tentar uma virada impossível (vide 2 de dezembro).

2012: em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 32.937 pagantes na Ilha do Retiro, o Fluminense, já campeão, empatou em 1 a 1 com o Sport Recife. Fred abriu o placar para os tricolores, e Felipe Azevedo empatou para os anfitriões. Os campeões brasileiros somavam 77 pontos ganhos, com 22 vitórias, 11 empates e 4 derrotas - um domínio tão grande que, mesmo com os dois tropeços após a conquista, o Fluminense ainda tinha 7 pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio.

2019: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o CSA por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, graças ao gol de Yony González, após assistência de Marcos Paulo.

****

Aniversariantes do dia:

Juan Carlos Bernárdez Martínez-Thedy, o Bernárdez (1895), ponta-esquerda uruguaio, que atuou no time campeão Carioca em 1917. Atuou em doze partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol na vitória sobre o Villa Isabel em 26 de agosto de 1917. Posteriormente, seguiu carreira diplomática, tendo sido embaixador do Uruguai na Venezuela e na Guatemala.
Bernárdez, em 1917.

Zoulo Rabelo (1912), treinador que trabalhou no Fluminense entre 1955 e 1960, nas equipes de vôlei e no time de futebol juvenil.
Zoulo Rabelo.

Jorge da Costa (1941), atacante que jogou no Fluminense entre 1966 e 1967, contratado do São Cristóvão. Jorge Costa marcou 4 gols em 25 partidas com a camisa tricolor - dois deles na vitória por 3 a 0 sobre o Santos de Pelé, em 30 de abril de 1967.

Fernando Henrique dos Anjos (1983), goleiro revelado pelo Fluminense, integrante do elenco profissional tricolor entre as temporadas de 2002 e 2010, tendo atuado em 264 partidas. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 2002 e 2005, a Copa do Brasil de 2007 e o Campeonato Brasileiro de 2010, e participou das campanhas vice-campeãs da Copa do Brasil de 2005, da Copa Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009.
Fernando Henrique.

PCFilho

8 comentários:

  1. Uma observação: muitas fontes divulgam a data de nascimento do argentino Luis Artime como 25/11/1941. Porém, na verdade, ele nasceu em 02/12/1938, e por isso sua biografia será publicada no post de 2 de dezembro.

    ResponderExcluir
  2. Nesse Fla-Flu de 1951 deu 'SÓ" 92.000 pessoas porque choveu forte nesse dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, para ver Castilho, Píndaro e Pinheiro, Vitor, Edson e Lafaiete, Telê, Didi, Carlyle, Orlando e Quincas, 92.000 pessoas era um público baixo. Tinha que ser a chuva... rsrs!

      Excluir
    2. Hoje em dia, públicos de 40.000 são festejados. Quando nosso futebol mudou tanto?

      Excluir
    3. Excesso de televisionamento de jogos.

      Excluir
  3. Acrescentado um aniversariante:

    Juan Carlos Bernárdez Martínez-Thedy, o Bernárdez (1895), ponta-esquerda uruguaio, que atuou no time campeão Carioca em 1917. Atuou em doze partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol na vitória sobre o Villa Isabel em 26 de agosto de 1917. Posteriormente, seguiu carreira diplomática, tendo sido embaixador do Uruguai na Venezuela e na Guatemala.

    ResponderExcluir
  4. 2019: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o CSA por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, graças ao gol de Yony González, após assistência de Marcos Paulo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.