1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo do Jardim Zoológico, o Fluminense venceu o Villa Isabel por 4 a 1, graças aos gols de Welfare (dois), Mano e Zezé (Othon marcou o gol dos anfitriões). O time tricolor atuou com Marcos; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Theóphilo; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Moraes. A campanha do Fluminense passou a ser de doze vitórias, um empate e duas derrotas. Faltando três rodadas para o fim da competição, o Fluminense era o líder, empatado com o America nos pontos perdidos. Nas semanas seguintes, o Tricolor confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1942: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 3 a 0 da Seleção Gaúcha, gols de Jair Rosa Pinto e Vevé (dois). Baseado no time do Flamengo, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Vevé [Fla]. A Seleção Carioca confirmaria a classificação quatro dias depois, no campo do Botafogo; porém, perderia a decisão do torneio para o escrete de São Paulo, terminando como vice-campeã.
1951: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 92.142 presentes (79.405 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol de Orlando Pingo de Ouro. Foi a quarta vitória consecutiva do Tricolor, que passou a somar onze vitórias, dois empates e uma derrota na competição. O Fluminense liderava, um ponto à frente do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras pelo título (vide 13 e 20 de janeiro).
1967: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Olaria, em grande atuação do meio-campista Suingue. Os gols da vitória do Fluminense foram anotados por Rinaldo (de falta) e Wilton, e o goleiro tricolor Márcio defendeu um pênalti cobrado por Mura.
1991: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Wagner abriu o placar para os tricolores, Arturzinho empatou para os alvirrubros, e Marcelo Gomes e Renato Carioca marcaram os gols da vitória do Fluminense.
2009: após uma impressionante sequência invicta de 13 partidas, sendo 8 vitórias consecutivas, o "time de guerreiros" sucumbiu à maldita altitude, no primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana: a LDU venceu o exausto time do Fluminense por 5 a 1, em Quito, e pôs as mãos na taça. O gol tricolor foi do meio-campista Marquinho. A dolorosa derrota não abateu os tricolores: cerca de 300 torcedores foram ao Aeroporto do Galeão recepcionar o time com aplausos e incentivos, numa impressionante demonstração de amor. Uma testemunha comentou, impressionada: "a torcida do Fluminense está de parabéns. O time perdeu de 5 a 1, e olha os caras aqui apoiando! Imagina se tivessem vencido!". A resposta do meu saudoso amigo Marco Aquino foi genial: "se tivéssemos vencido, não estaríamos aqui". Uma semana depois, 69.565 fanáticos iriam ao Maracanã, dispostos a tentar uma virada impossível (vide 2 de dezembro).
2012: em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 32.937 pagantes na Ilha do Retiro, o Fluminense, já campeão, empatou em 1 a 1 com o Sport Recife. Fred abriu o placar para os tricolores, e Felipe Azevedo empatou para os anfitriões. Os campeões brasileiros somavam 77 pontos ganhos, com 22 vitórias, 11 empates e 4 derrotas - um domínio tão grande que, mesmo com os dois tropeços após a conquista, o Fluminense ainda tinha 7 pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio.
2019: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o CSA por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, graças ao gol de Yony González, após assistência de Marcos Paulo.
****
Aniversariantes do dia:
Juan Carlos Bernárdez Martínez-Thedy, o
Bernárdez (1895), ponta-esquerda uruguaio, que atuou no time campeão Carioca em 1917. Atuou em doze partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol na vitória sobre o Villa Isabel em
26 de agosto de 1917. Posteriormente, seguiu carreira diplomática, tendo sido embaixador do Uruguai na Venezuela e na Guatemala.
|
Bernárdez, em 1917. |
Zoulo Rabelo (1912), treinador que trabalhou no Fluminense entre 1955 e 1960, nas equipes de vôlei e no time de futebol juvenil.
|
Zoulo Rabelo. |
Fernando Henrique dos Anjos (1983), goleiro revelado pelo Fluminense, integrante do elenco profissional tricolor entre as temporadas de 2002 e 2010, tendo atuado em 264 partidas. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 2002 e 2005, a Copa do Brasil de 2007 e o Campeonato Brasileiro de 2010, e participou das campanhas vice-campeãs da Copa do Brasil de 2005, da Copa Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009.
|
Fernando Henrique. |
PCFilho
Uma observação: muitas fontes divulgam a data de nascimento do argentino Luis Artime como 25/11/1941. Porém, na verdade, ele nasceu em 02/12/1938, e por isso sua biografia será publicada no post de 2 de dezembro.
ResponderExcluirEfemérides tricolores - 2 de dezembro
ExcluirNesse Fla-Flu de 1951 deu 'SÓ" 92.000 pessoas porque choveu forte nesse dia...
ResponderExcluirRealmente, para ver Castilho, Píndaro e Pinheiro, Vitor, Edson e Lafaiete, Telê, Didi, Carlyle, Orlando e Quincas, 92.000 pessoas era um público baixo. Tinha que ser a chuva... rsrs!
ExcluirHoje em dia, públicos de 40.000 são festejados. Quando nosso futebol mudou tanto?
ExcluirExcesso de televisionamento de jogos.
ExcluirAcrescentado um aniversariante:
ResponderExcluirJuan Carlos Bernárdez Martínez-Thedy, o Bernárdez (1895), ponta-esquerda uruguaio, que atuou no time campeão Carioca em 1917. Atuou em doze partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol na vitória sobre o Villa Isabel em 26 de agosto de 1917. Posteriormente, seguiu carreira diplomática, tendo sido embaixador do Uruguai na Venezuela e na Guatemala.
2019: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o CSA por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, graças ao gol de Yony González, após assistência de Marcos Paulo.
ResponderExcluir