domingo, 22 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 22 de outubro



1905: no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Botafogo por 6 a 0, gols de Emile Etchegaray, Hargreaves, Albert Victor Buchan, Edwin Cox e Horácio da Costa Santos (dois). Este foi o primeiro duelo do clássico mais antigo do futebol brasileiro - que, por isso mesmo, é conhecido como Clássico Vovô. De acordo com a Gazeta de Notícias, as escalações foram as seguintes - Fluminense: Conrado Mutzembecker; Victor Etchegaray e Jack Robinson; Luiz Pederneiras, Albert Victor Buchan e Edgard Gulden; Hargreaves, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Félix Frias e Emile Etchegaray; Botafogo: Álvaro WerneckOctávio Werneck e João Leal; Adhemaro de Lamare, Raul Maranhão e Pullen; Flávio Ramos, Norman Hime, Ataliba Sampaio, Mendes Campos e Pereira da Silva.

1916: em partida disputada no campo da rua Guanabara, pelo Campeonato Carioca, o Flamengo vencia o Fluminense por 2 a 1, quando o árbitro anulou duas defesas seguidas de pênalti do goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça. Revoltada, a torcida tricolor invadiu o campo, e o jogo teve que ser cancelado. Um dos invasores do gramado foi o escritor Coelho Netto, torcedor fanático do Fluminense. No duelo remarcado, em 8 de dezembro, o Fluminense venceria por 3 a 1.

1922: diante de 25.000 pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 3 a 0, com um gol de Neco e dois de Formiga, e conquistou assim o segundo Campeonato Sul-Americano de sua história (o segundo no sagrado solo tricolor). Os tricolores Laís e Fortes foram titulares na partida decisiva (o goleiro Marcos também participou da campanha). A escalação da Seleção foi a seguinte: Kuntz [Flamengo]; Palamone [Botafogo] e Barthô [São Bento-SP]; Laís [Fluminense], Amílcar [Corinthians] e Fortes [Fluminense]; Formiga [Paulistano], Neco [Corinthians], Heitor [Palestra Itália-SP], Tatu [Corinthians] e Rodrigues [Corinthians]. No mesmo dia, a Seleção reserva conquistou a Copa Roca derrotando a Argentina por 2 a 1, de virada, no Parque Antártica - o tricolor Zezé estava na equipe que jogou em São Paulo.

1933: o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, em São Januário, em partida válida tanto pelo Torneio Rio-São Paulo quanto pelo returno do Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor no campo do adversário foi marcado pelo craque Preguinho, aos dez minutos do primeiro tempo.

1950: no primeiro Fla-Flu da história do Estádio do Maracanã, jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1. Carlyle fez 1 a 0 para os tricolores, Píndaro (contra) empatou para os rubro-negros, e Silas marcou o gol da vitória do Fluminense. O público foi de 37.278 pagantes - naturalmente, o maior da história do clássico até aquela data.

1955: em jogo válido pela décima rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, na comemoração do 50º aniversário do Clássico Vovô. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Waldo sofreu falta na entrada da área, e os presentes no Maracanã testemunharam um golaço. Quando o meia Didi chutou, o goleiro botafoguense Lugano adiantou-se alguns passos para a esquerda, mas a bola fez uma curva impressionante e entrou no ângulo direito. Foi uma pintura à altura do cinquentenário do clássico mais tradicional do futebol brasileiro.

1970: em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo, no Maracanã. Marco Antônio marcou o gol do Fluminense, e Gérson fez para o São Paulo. Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha daquele que seria seu primeiro título nacional.

1977: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Sergipe. Marinho Chagas (de pênalti) e Gílson Gênio marcaram para o Fluminense, e Perivaldo descontou para o Sergipe.

1980: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Campo Grande, gols de Mário Marques e Cláudio Adão (de pênalti). Com nove vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual do Rio de Janeiro.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Serrano de Petrópolis, no Estádio do Maracanã, graças aos gols de Deley, Edinho e Gilcimar.

1995: o Fluminense derrotou o Vitória por 2 a 1, no Kléber Andrade, em Cariacica, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Gaúcho abriu o placar para o Tricolor, Elias empatou para o Vitória, e Anderson Barbosa decidiu o jogo aos 47 do segundo tempo. O Fluminense já estava classificado para a semifinal do Brasileirão, por ter vencido o seu grupo na primeira fase.

1997: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Corinthians por 1 a 0, na rua Bariri. O gol da vitória tricolor foi de Nildo.

2000: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense derrotou o Corinthians por 3 a 1, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os tricolores abriram 3 a 0 com Roger Flores, Roni e Magno Alves, e os corinthianos marcaram seu gol de honra com Marcelinho Carioca. Os atletas do Fluminense dedicaram a vitória ao treinador Valdyr Espinosa, que não dirigiu o time devido ao falecimento de seu pai, tendo sido substituído pelo filho Rivelino Serpa.

2003: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Corinthians, no Estádio do Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi anotado pelo centroavante Romário, aos 41 minutos do segundo tempo.

2009: no jogo de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o Fluminense empatou em 2 a 2 com a Universidad de Chile, no Maracanã. Os dois gols tricolores foram do centroavante Fred. A partida de volta, no Chile, seria disputada em 5 de novembro.

2014: o Fluminense venceu o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A vitória tricolor foi dramática: o gol de Édson saiu somente aos 45 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariante do dia:

Alberto Soares de Araújo, o Tulica (1952), centroavante com 3 gols marcados em 14 partidas pelo Fluminense no primeiro semestre da temporada de 1980.

PCFilho

Um comentário:

  1. Ola amigo PC Filho, do grande jornaleiros, muito bom seu blog, eu mandei um email pedindo o preço de calculos prognosticos loteca, nao recebi resposta e ate a esta hora deste comentario 18:21 terça 24 de outubro 2017 nao foi publicado os prognosticos de calculos loteca 773 desta semana, abraço continue investindo no blogg ta muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.