1922: com assistência estimada em 30.000 pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira derrotou a Argentina por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Sul-Americano (atual Copa América), gols de Neco e Amílcar (de pênalti). Com dois tricolores na escalação, a Seleção Brasileira atuou com: Kuntz [Flamengo]; Palamone [Botafogo] e Barthô [São Bento-SP]; Laís [Fluminense], Amílcar [Corinthians] e Fortes [Fluminense]; Formiga [Paulistano], Neco [Corinthians], Heitor [Palestra Itália-SP], Tatu [Corinthians] e Rodrigues [Corinthians].
Os capitães de Argentina e Brasil (Tesorieri e Fortes) trocaram cestas de flores antes do início da partida. |
1939: no Estádio do Flamengo, na Gávea, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 2, em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca. Os gols foram de Romeu Pellicciari (dois) e Pedro Amorim para os tricolores, e de Alfredo e Zarzur para os vascaínos.
1944: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Pedro Amorim, Pirombá, Baztarrica, Magnones (dois) e Jambo (de pênalti).
1950: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou do São Cristóvão por 6 a 0, gols de José Brígido Camaño, Carlyle, Tite, Didi (dois, ambos de pênalti) e Silas.
1961: após estar perdendo por 2 a 0, o Fluminense reagiu e conseguiu empatar em 2 a 2 com o Botafogo, no Maracanã. Os alvinegros abriram vantagem com os gols de Amarildo (aos 32) e Ayrton (aos 39, com desvio no pé de Pinheiro), e o Fluminense empatou com Jaburu (aos 32 do segundo tempo) e Humberto Tozzi (aos 36). O gol do empate com gosto de vitória foi espetacular: após cobrança de escanteio de Calazans, Humberto Tozzi acertou "uma sensacional meia-bicicleta, que deixou Manga estatelado em baixo dos paus" (aspas do Jornal dos Sports). A partida, válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, levou 48.880 pagantes ao Maracanã.
1966: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bonsucesso. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Amoroso, Oliveira, Denílson e Mário Tilico.
1967: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 1, graças a dois gols de Rinaldo, ambos cobrando pênalti (Edu marcou para os rubros). O público foi de 30.627 presentes (23.737 pagantes).
1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, diante de 83.676 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Flamengo, com dois gols no finalzinho do segundo tempo: Fumanchu aos 40 (de pênalti) e Nunes aos 45 (de cabeça). No mesmo dia, João Baptista de Oliveira Figueiredo foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, com 355 votos contra 266 de Euler Bentes Monteiro - tricolor apaixonado, João Figueiredo assumiria o cargo em 15 de março de 1979, e receberia também o título de Presidente de Honra do Fluminense em 15 de novembro de 1979.
1980: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense derrotou o Olaria por 4 a 0, gols de Cláudio Adão (dois) e Mário Jorge (dois). Com sete vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual do Rio de Janeiro.
2000: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Cruzeiro, com dois gols do lateral Paulo César (o centroavante Oséas descontou para os mineiros).
2005: em jogo disputado no Raulino de Oliveira, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 2, de virada. Reinaldo abriu o placar para os alvinegros, Gabriel Santos empatou para os tricolores, e Reinaldo voltou a colocar o Botafogo à frente. Quando Radamés foi expulso, o Fluminense parecia irremediavelmente derrotado, mas Gabriel (aos 29 do segundo tempo, de pênalti) e Tuta (aos 34) marcaram os gols da vitória tricolor, ignorando a inferioridade numérica. O gol de Gabriel foi o 16º dele no Brasileirão - um recorde para um lateral na história da competição. Sob o comando técnico de Abel Braga, o Fluminense é "o time que se recusa a perder".
****
Aniversariantes do dia:
Luiz Tadeu da Silva, o Tadeu (1957), zagueiro formado no Fluminense, campeão carioca juvenil em 1975, ano em que se profissionalizou. De 1975 a 1983, disputou 253 partidas pelo time principal do Fluminense. Marcou um gol, no empate com o Bonsucesso em 29 de outubro de 1978. Participou das conquistas das Copas Governador Faria Lima e Vale do Paraíba e do Troféu Teresa Herrera em 1977, e do Campeonato Carioca em 1980. Abaixo, entrevista do amigo Valterson Botelho com Tadeu, realizada em 2012:
Patricio Javier Urrutia Espinoza (1978), meio-campista equatoriano que participou de 5 partidas do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.