1931: o goleiro tricolor Velloso participou da vitória da Seleção Carioca sobre o Sud América, do Uruguai, por 3 a 2, em São Januário.
1950: a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Paulista, no terceiro e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu. Com o empate, os cariocas sagraram-se campeões. O escrete do Distrito Federal atuou sem atletas do Fluminense, devido à excursão tricolor pela América do Sul. Os ex-tricolores Bigode (recém-contratado pelo Flamengo) e Ademir Menezes (do Vasco) disputaram a partida.
1952: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Paulo, gols de Villalobos, Simões (dois) e Telê. Foi a terceira vitória seguida do Tricolor na competição.
1953: em partida válida pelo Torneio de Medellín, o Fluminense derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, na cidade colombiana. Os gols dos campeões mundiais foram anotados por Telê, Simões e Quincas (algumas fontes apontam o primeiro gol para Villalobos). Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Atlético Nacional na história.
1958: em jogo disputado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu a Portuguesa paulista por 1 a 0, graças ao gol do meia-atacante Paulo de Paula.
1959: em amistoso interestadual, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Botafogo de Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz, na cidade paulista, graças aos gols de Waldo, Telê e Breno.
1961: em amistoso interestadual disputado no Estádio Durival Britto, o Fluminense venceu o Ferroviário de Curitiba por 3 a 0, gols de Manoel (dois) e Telê.
1980: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Zezé, Mário Marques e Cristóvão.
1992: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 3.817 pagantes no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 1 a 0, graças a um gol de Renato Carioca, aos seis minutos do primeiro tempo.
2006: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Morenão, em Campo Grande, o Fluminense ganhou por 5 a 3 do CENE. Os gols tricolores foram de Marcão (dois), Tuta, Romeu e Petkovic. Com a vitória por dois gols de diferença, o Fluminense eliminou a necessidade da partida de volta, e se classificou à terceira fase da competição.
2018: na semifinal da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Engenhão, classificando-se à decisão do turno por ter melhor campanha que o rival. O gol tricolor foi do zagueiro Gum, de cabeça, completando escanteio cobrado por Júnior Sornoza. Gum ainda marcou outro gol, mal anulado pela arbitragem.
A imagem é clara: Gum, atrás da linha da bola, não está impedido. |
Aniversariantes do dia:
Mauro Torres Homem Rodrigues, o Mauro Torres (1932), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre 1951 e 1953. Foi um dos representantes tricolores na Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Helsinki, em 1952, junto com Bené, Larry e Milton Bororó (Mauro foi titular nos três jogos daquela Seleção, que terminou o torneio de futebol na quinta colocação).
Jorge Luís da Silva, o Jorginho (1965), meio-campista com 5 gols marcados em 81 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2000 e 2001, ano em que participou da campanha do time semifinalista do Campeonato Brasileiro.
Jorginho em ação, em Fla-Flu no ano 2000. |
Marcus Vinícius da Cruz Alves Nóbrega, o Marquinhos (1983), lateral-direito que disputou dois jogos com a camisa do Fluminense, entre 2010 e 2011. Participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010, tendo atuado em uma partida na campanha do título.
Aniversariante a acrescentar: treinador Carbone (1946).
ResponderExcluir