quinta-feira, 22 de março de 2018

Efemérides tricolores - 22 de março


1931: o goleiro tricolor Velloso participou da vitória da Seleção Carioca sobre o Sud América, do Uruguai, por 3 a 2, em São Januário.

1950: a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Paulista, no terceiro e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu. Com o empate, os cariocas sagraram-se campeões. O escrete do Distrito Federal atuou sem atletas do Fluminense, devido à excursão tricolor pela América do Sul. Os ex-tricolores Bigode (recém-contratado pelo Flamengo) e Ademir Menezes (do Vasco) disputaram a partida.

1952: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Paulo, gols de Villalobos, Simões (dois) e Telê. Foi a terceira vitória seguida do Tricolor na competição.

1953: em partida válida pelo Torneio de Medellín, o Fluminense derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, na cidade colombiana. Os gols dos campeões mundiais foram anotados por Telê, Simões e Quincas (algumas fontes apontam o primeiro gol para Villalobos). Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Atlético Nacional na história.

1958: em jogo disputado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu a Portuguesa paulista por 1 a 0, graças ao gol do meia-atacante Paulo de Paula.

1959: em amistoso interestadual, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Botafogo de Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz, na cidade paulista, graças aos gols de Waldo, Telê e Breno.

1961: em amistoso interestadual disputado no Estádio Durival Britto, o Fluminense venceu o Ferroviário de Curitiba por 3 a 0, gols de Manoel (dois) e Telê.

1980: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Zezé, Mário Marques e Cristóvão.

1992: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 3.817 pagantes no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 1 a 0, graças a um gol de Renato Carioca, aos seis minutos do primeiro tempo.

2006: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Morenão, em Campo Grande, o Fluminense ganhou por 5 a 3 do CENE. Os gols tricolores foram de Marcão (dois), Tuta, Romeu e Petkovic. Com a vitória por dois gols de diferença, o Fluminense eliminou a necessidade da partida de volta, e se classificou à terceira fase da competição.

2018: na semifinal da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Engenhão, classificando-se à decisão do turno por ter melhor campanha que o rival. O gol tricolor foi do zagueiro Gum, de cabeça, completando escanteio cobrado por Júnior Sornoza. Gum ainda marcou outro gol, mal anulado pela arbitragem.
A imagem é clara: Gum, atrás da linha da bola, não está impedido.

****

Aniversariantes do dia:

Mauro Torres Homem Rodrigues, o Mauro Torres (1932), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre 1951 e 1953. Foi um dos representantes tricolores na Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Helsinki, em 1952, junto com Bené, Larry e Milton Bororó (Mauro foi titular nos três jogos daquela Seleção, que terminou o torneio de futebol na quinta colocação).

Jorge Luís da Silva, o Jorginho (1965), meio-campista com 5 gols marcados em 81 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2000 e 2001, ano em que participou da campanha do time semifinalista do Campeonato Brasileiro.
Jorginho em ação, em Fla-Flu no ano 2000.

Marcus Vinícius da Cruz Alves Nóbrega, o Marquinhos (1983), lateral-direito que disputou dois jogos com a camisa do Fluminense, entre 2010 e 2011. Participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010, tendo atuado em uma partida na campanha do título.
Marquinhos, lateral-direito.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.