quinta-feira, 1 de março de 2018

Efemérides tricolores - 1º de março


1565: o militar português Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que, séculos mais tarde, seria a cidade-sede do Fluminense Football Club.

1945: em amistoso interestadual disputado no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Vitória, graças aos gols de Magnones (três), Pascoal, Pinhegas e Pirombá.

1961: em sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 2, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Edmílson, Jaburu e Geraldo (contra).

1964: um time misto do Fluminense venceu amistoso contra o Recreio FC, em Minas Gerais, por 12 a 0, gols de Calazans, Manoel (cinco), Pipico (quatro), Escurinho e Nélio.

1975: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 0, no Maracanã, gols de Silveira (de pênalti), Rivellino e Manfrini. Foi o início da jornada da Máquina Tricolor em competições oficiais. Meses depois, o Fluminense conquistaria o Campeonato, após triangular com Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1986: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, gols de Romerito e Washington.

2003: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, o Fluminense venceu a Cabofriense por 2 a 0, gols de Alex Oliveira e Carlos Alberto (de pênalti). À noite, a escola de samba Acadêmicos da Rocinha, do Grupo de Acesso do Carnaval do Rio, desfilou na Marquês de Sapucaí com o enredo em homenagem ao Fluminense: "Nas asas da realização, entre glórias e tradições, a Rocinha faz a festa dos 100 anos de campeão... Sou tricolor de coração!".

2006: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, gols de Lenny e Cláudio Pitbull.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Cabofriense por 3 a 1, graças aos gols de Darío Conca, Washington "Coração Valente" e Dodô (de pênalti).

2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Resende, gol do lateral-direito Wellington Silva, aos 42 minutos do segundo tempo.

2017: no jogo único da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Gigante do Norte, em Sinop, no Mato Grosso, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Sinop, de virada, e classificou-se para a fase seguinte da competição. No primeiro tempo, os anfitriões abriram o placar com Alex Ricardo; na etapa final, o Fluminense empatou com Júnior Sornoza (de falta), virou com Henrique Dourado (de pênalti) e ampliou novamente com Júnior Sornoza.

****

Aniversariantes do dia:

Fernando Rubens Pasi Giudicelli, o Fernando Giudicelli (1906), centro-médio carioca, com 5 gols marcados em 94 partidas pelo Fluminense, entre os anos de 1927 e 1931. Com a Seleção Carioca, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1928. Fernando foi um dos cinco atletas do Fluminense na Seleção Brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930.
Fernando Giudicelli.

Valdemiro Teixeira, o Mirim (1925), centro-médio que atuou no Fluminense entre 1945 e 1948. Conquistou o Campeonato Carioca de 1946 (vide 22 de dezembro) e o Torneio Municipal de 1948 (vide 30 de junho), competição na qual marcou seu único gol com a camisa tricolor (Fluminense 5 x 3 America, vide 3 de junho). Já como atleta do Bangu, foi um dos jogadores da Seleção Carioca de Novos no famoso jogo de inauguração do Maracanã, em 1950 (vide 17 de junho).
Mirim.

José Romário Silva de Souza, o Romarinho (1994), atacante potiguar, integrante do atual elenco do Fluminense, desde 2017. Tem, por enquanto, 8 atuações com a camisa tricolor.
Romarinho.

PCFilho

PS: o dia 1º de março traz sorte para o Fluminense. Nas 12 partidas já disputadas pelo time profissional nesta data, foram 10 vitórias (listadas acima) e somente duas derrotas (em 1970, para a Seleção de Nova Friburgo, 4 a 2; e em 2018, para o Avaí, 2 a 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.