quarta-feira, 7 de março de 2018

Efemérides tricolores - 7 de março


1979: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Fluminense de Friburgo. Os gols foram de Nunes, Fumanchu e Mário Marques (dois) para o Fluminense, e de Helênio e Daflon para o xará da cidade serrana.

1990: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 3 a 0, gols de Carlos André, Edemílson e Sérgio Araújo.

1996: em sua estreia na Copa do Brasil, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do CRB, graças aos gols de Renato Gaúcho, Rogério Pinheiro (dois, ambos de cabeça) e Leonardo, classificando-se assim para a segunda fase da competição.

1999: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense derrotou o Americano por 5 a 1, graças aos gols de Jorge Luís, Alexandre Lopes, Túlio, Roni e Marcelinho Paulista.

2010: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Fred (de voleio) e Mariano.

2012: em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Fluminense derrotou o Boca Juniors por 2 a 1, diante de 35.592 pagantes no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires. Os gols do triunfo tricolor foram anotados por Fred e Deco. Esta partida provavelmente teve o maior deslocamento de torcedores do Fluminense para fora do país na história: mais de três mil tricolores viajaram à capital da Argentina para assistir ao duelo. O Fluminense liderava a chave, com duas vitórias em dois jogos.

****

Aniversariantes do dia:

Hilda Gomes do Amaral (não tenho a informação do ano), campeã de vôlei e atletismo, defendendo as cores do Fluminense a partir de 1952. Participou da equipe campeã carioca feminina de vôlei de 1953.

Nelson Roberto Vaz Moreira (1943), tenista que competiu pelo Fluminense na década de 1960. É filho de Nelson Vaz Moreira, presidente do Fluminense entre 1963 e 1966.

Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho (1964), atacante natural de Canoas, com 12 atuações pelo Fluminense, no segundo semestre de 1995. Marcou um gol com a camisa tricolor, contra o Vitória, durante a campanha do time semifinalista do Campeonato Brasileiro (vide 22 de outubro).

William Miguel Rosa, o Mano (1972), lateral-direito com seis partidas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1992 e 1993.

Vinícius Conceição da Silva, o Vinícius (1977), lateral-esquerdo gaúcho, natural de Porto Alegre, que integrou o plantel profissional do Fluminense na temporada de 2001, somando 7 atuações com a camisa tricolor.

Evando Spinassé Camillato, o Evando (1977), atacante mineiro, natural de Timóteo, com 7 gols marcados em 34 jogos pelo Fluminense, no ano de 2006.

Adriano Bezerra Melo, o Adriano Magrão (1981), centroavante goiano, com 14 gols marcados em 46 partidas pelo Fluminense, entre 2005 e 2007. Teve especial participação na conquista da Copa do Brasil de 2007, marcando gols decisivos contra Atlético Paranaense (vide 9 de maio), Brasiliense (vide 1623 de maio) e Figueirense (vide 30 de maio), e dando a assistência para o gol do título contra o Figueirense (vide 6 de junho).
Adriano Magrão, herói da Copa do Brasil de 2007.

Dorielton Gomes Nascimento, o Dori (1990), atacante natural de Duque de Caxias, revelado pelo Fluminense. Atuou somente duas vezes no time profissional tricolor, uma em 2008, outra em 2010.

Gilberto Moraes Júnior, o Gilberto (1993), lateral-direito do atual elenco do Fluminense, contratado em 2018. No dia de seu aniversário, fez sua 13ª partida com a camisa tricolor, um empate em 0 a 0 com o Vasco, no Engenhão.
Gilberto e Marcos Júnior, em jogo disputado nos Estados Unidos.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.