sábado, 3 de março de 2018

Efemérides tricolores - 3 de março


1968: em jogo amistoso, disputado diante de 26.731 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Atlético Mineiro, com um golaço de Samarone, que driblou toda a defesa dos anfitriões antes de finalizar com precisão.

1971: na maior zebra da história da Copa Libertadores, o Fluminense perdeu incrivelmente para o Deportivo Itália, da Venezuela, por 1 a 0, diante de 26.425 pagantes no Maracanã. O gol da vitória dos visitantes foi do zagueiro Manuel Tenório, de pênalti. O Fluminense, que havia goleado o mesmo Deportivo Itália por 6 a 0 na Venezuela, parou na excelente atuação do goleiro Vito Fassano, e perdeu em casa a chance de se garantir na fase semifinal da competição.

1974: em amistoso diante de 61.164 pagantes no Morumbi, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Paulista. Os tricolores Félix, Toninho Baiano, Marco Antônio, Manfrini, Kléber e Lula atuaram pelo time do Rio de Janeiro, cuja escalação foi: Félix (Wendell); Toninho Baiano, Miguel (Alex), Moisés e Marco Antônio (Marinho Chagas); Carbone e Carlos Roberto; Zequinha (Nílson Dias), Manfrini (Kléber), Roberto Dinamite e Dirceu (Lula). Os gols cariocas foram de Roberto Dinamite e Manfrini (de pênalti).

1990: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, graças ao gol de Donizete Oliveira, nos instantes finais do jogo.

1991: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Grêmio de Porto Alegre por 2 a 0, com dois gols do centroavante Ézio (o primeiro de cabeça, e o segundo driblando o goleiro).

1999: na partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil, no Estádio Barretão, em Lagarto, em Sergipe, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Lagartense, gol de Marcelinho Paulista. O jogo de volta aconteceria uma semana depois, no Rio de Janeiro (vide 10 de março).

2001: na final do primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), diante de 66.191 presentes (39.628 pagantes) no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo (o gol tricolor foi de Marco Brito). Na disputa de pênaltis, o Flamengo venceu por 5 a 3 (foi nesta disputa que o lateral rubro-negro Cássio marcou um gol inacreditável, em que a bola caiu dentro do gol após o goleiro tricolor Murilo espalmá-la).

2012: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Nova Iguaçu, gols de Rafael Sobis (dois) e Matheus Carvalho. O Tricolor, vencedor do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, e terminaria campeão (vide 6 e 13 de maio).

****

Aniversariantes do dia:

Valtair Elias Costa, o Valtair (1957), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1981.

Sidney Moraes de Almeida Júnior, o Sidney (1977), meio-campista mineiro, natural de Ituiutaba, com 2 gols marcados em 79 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2001 e 2003. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.

Edimar Teodoro da Silva, o Edimar (1979), zagueiro paranaense, natural de Jardim Alegre, que integrou o elenco do Fluminense em 1999, tendo atuado uma única vez com a camisa tricolor, na campanha do título da Série C do Campeonato Brasileiro.

Jean Carlos da Silva Ferreira, o Jean (1982), atacante que integrou o plantel do Fluminense no segundo semestre de 2007, tendo atuado 11 vezes com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.